Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para engravidar funciona?

Legenda: 
Chá para engravidar: chá verde

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres. Contudo, esse desejo, muitas vezes, acaba sendo adiado por conta da agitação do mundo moderno. A mulher atual tem muitas responsabilidades, dentro do lar e fora dele. Ela tem que se dividir entre casa, trabalho, estudos e um milhão de outras atividades. Com isso, o sonho de ter um filho acaba sendo adiado para dar lugar a necessidades imediatas. Desse modo, quando chega o momento ideal para engravidar, o corpo pode já não ter a mesma disposição e fertilidade de tempos anteriores. Na tentativa de realizar o sonho de ter um filho, muitas mulheres acabam optando por remédios naturais e chás para engravidar. Mas será que essas receitas caseiras realmente funcionam? Vem descobrir com a gente!

 

Chá para engravidar: mito ou verdade?

As receitas das vovós têm sido utilizadas por gerações de filhos e netos para tratar gripes, resfriados e outros problemas de saúde. Para cada necessidade, elas tinham uma receita que era “tiro e queda”, e com a gravidez não poderia ser diferente – vide os chás para engravidar. Mas você já parou para pensar se esses remédios caseiros realmente eram eficazes ou se era o carinho e a intenção das vovós que contribuia para que nos sentíssemos melhor? Algumas dessas recomendações, como tomar leite para fortalecer os ossos, comer feijão para ficar forte e não comer muito antes de dormir para não ter uma noite difícil, já foram parcialmente atestadas pela ciência. Mas será que acontece o mesmo com os chás para engravidar? Antes de responder a essa questão, vamos conhecer os chás para engravidar mais utilizados na medicina popular:

Chá de agnocasto: ele é recomendado para regular os hormônios e o período menstrual. Ele é chamado de chá para engravidar porque a ele são atribuídas propriedades que podem ajudar a combater alguns tipos de infertilidade.

Chá de urtiga: muito conhecida por provocar coceira na pele, a urtiga também entra na lista de chás para engravidar. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, acredita-se que ela ajude a desintoxicar e aumentar a fertilidade.

Chá de folha de framboesa: segundo a crença popular, as folhas de framboesa podem ser usadas para preparar chá para engravidar e para acelerar o processo de trabalho de parto.

Chá de pé-de-leão: por ajudar a regularizar o período menstrual, o pé-de-leão é utilizado como chá para engravidar e a ele são atribuídos poderes para aumentar a fertilidade.

Chá-verde: possui uma variedade de antioxidantes, cafeína e vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde. De acordo com o conhecimento popular, o chá-verde também pode ser utilizado como chá para engravidar porque facilita a ovulação.

É verdade que esses chás possuem propriedades que fazem bem para a saúde. Contudo, não se pode afirmar que eles aumentam a fertilidade e facilitam a gravidez, pois não há estudos científicos suficientes para embasar essa afirmação. Como são produtos naturais, os chás para engravidar podem apresentar diversos benefícios para outras áreas da saúde, a maioria, inclusive, não faz mal para a fertilidade, mas também não é possível garantir que os efeitos serão os esperados.

 

“Não consigo engravidar. Vale a pena tentar algum chá para engravidar?”

Se você já está tentando engravidar há algum tempo, mas não consegue, saiba que está tudo bem! O primeiro passo para resolver essa situação, é descobrir qual é a causa da infertilidade. Para isso, você e seu parceiro devem procurar um médico para uma avaliação.

- Para os homens, é recomendado fazer um espermograma. Nesse exame, o sêmen é coletado para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos, e, assim, descartar possíveis problemas de infertilidade.

- Já para as mulheres, o exame recomendado é uma ultrassonografia transvaginal. Com essa avaliação, o médico busca descartar a possibilidade de haver problemas no aparelho reprodutivo, assim como verificar a saúde dos órgãos que o compõem.

 

“Não tenho problemas de fertilidade e mesmo assim não consigo engravidar. Devo tentar os chás para engravidar?”

Depois de ir ao médico e se certificar de que não há nenhuma questão de saúde dificultando as suas tentativas, se quiser tomar algum chá para engravidar, como dissemos anteriormente, ele não vai fazer mal para a sua saúde. Mas observar algumas coisas na sua rotina e na do seu parceiro podem ajudar ainda mais:

- Frequência das relações: a probabilidade de engravidar aumenta de acordo com a frequência com que você e seu parceiro têm relações sexuais. Mas fazer sexo no período fértil multiplica ainda mais as chances de vocês! Por isso, no dia da ovulação e nos cinco dias anteriores, capriche no perfume e separe um tempo para ficar com seu amor;

- Uso de medicamentos: alguns medicamentos, como remédios para o coração e para tratar a úlcera, podem prejudicar a ovulação nas mulheres e a produção de espermatozoides nos homens. Mas não abandone o uso de seus medicamentos para dar lugar ao sonho da maternidade ou paternidade! Procure um médico para que ele analise todas as particularidades do seu caso;

- Tabagismo: o hábito de fumar é prejudicial para a saúde e também pode atrapalhar as suas tentativas de engravidar. Isso acontece porque o tabaco faz mal para os óvulos, o que aumenta o risco de aborto e de gravidez fora do útero;

- Alimentação: é essencial que os futuros papais cuidem bem da alimentação, pois estar abaixo do peso ou obeso pode diminuir o grau de testosterona nos homens e prejudicar a ovulação nas mulheres;

- Estresse: com a agitação do dia-a-dia, é um desafio e tanto manter-se calmo o tempo todo. Contudo, para os futuros papais e mamães, é indispensável evitar o estresse, pois ele prejudica a produção dos hormônios reprodutivos, além de diminuir a disposição sexual;

- Ansiedade: para os pais de primeira viagem, é inevitável sentir-se ansioso pela chegada de um filho. Contudo, é preciso estar atento a esse sentimento, pois a ansiedade pode levar a consequências psicológicas e físicas, como a culpa, angústia e até alterações na ovulação e no ciclo menstrual.

Manter o corpo e a mente saudáveis é indispensável antes, durante e depois da gravidez. Por isso, lembre-se de ter uma alimentação equilibrada e de praticar exercícios físicos com frequência. Isso vai te ajudar a aumentar a sua disposição sexual e a favorecer uma gravidez tranquila e saudável! E se você conhecer um pouco mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de visitar as outras publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Os chás para engravidar aumentam as chances de ter filhos?

    Apesar de não fazerem mal, não há indícios científicos suficientes para afirmar que os chás para engravidar aumentam as chances de ter filhos.

    O que tomar para engravidar rápido?

    Não existe receita secreta nem chá para engravidar que seja tiro e queda. O ideal é procurar ajuda médica e avaliar o que pode ser feito para aumentar as chances de engravidar.

    Existe uma posição sexual para engravidar?

    Assim como não há evidências científicas suficientes para embasar a eficácia dos chás para engravidar, também não se pode afirmar que existe uma posição ideal para favorecer a gravidez – todas oferecem a mesma possibilidade de fecundação. Por isso, na hora da intimidade, o melhor é escolher a posição que te deixa mais confortável.

     

Fontes

https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/9ZNrvhBh4bPTcmVcZkD4tBN/?lang=pt#:~:text=A%20presen%C3%A7a%20do%20estresse%20tem,infertilidade%20transit%C3%B3ria%20para%20as%20mulheres. https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2018/01/stress_reprod.pdf https://www.babycentre.co.uk/x1011738/can-green-tea-and-herbal-teas-help-me-get-pregnant https://www.scielo.br/j/jped/a/wqzG3SxfsdjY9GdLzCHg9Dj/?lang=pt https://ipgo.com.br/fumo-e-a-infertilidade/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas