Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para enjoo: as 6 melhores opções de chá caseiro para enjoo

Legenda: 
Chá para enjoo

Acordar enjoado ou nauseado atrapalha o dia de qualquer um. Seja por causa de algum medicamento que a gente esteja tomando, seja por causa da gravidez, ou pelo motivo que for, a náusea acaba com a disposição e torna qualquer atividade cotidiana mais complicada.

Neste artigo, você confere 6 chás para enjoo saudáveis e saborosos, que auxiliam no tratamento da náusea. As propriedades antieméticas, ou seja, “antienjoo”, dessas bebidas foram comprovadas cientificamente, por meio de diversos estudos e pesquisas. Assim, converse com seu médico sobre os chás para náusea e verifique se eles são liberados e indicados para você.

 

Chás para enjoo

Além de tomar os medicamentos recomendados pelo médico, você pode preparar chás saborosos para combater o enjoo e a náusea, de acordo com as orientações médicas. Abaixo, veja 6 opções de chá caseiro para enjoo:

Chá de gengibre

O gengibre é um alimento utilizado para combater enjoos e aliviar irritações estomacais há milhares de anos, devido a seus compostos bioativos, que interagem com o sistema nervoso central e diminuem os sintomas da náusea. Assim, essa raiz pode ser usada para fazer um ótimo chá para enjoo.

Um artigo de 2015 comparou o resultado de nove estudos sobre as propriedades antieméticas do gengibre e concluiu que essa planta auxilia na diminuição do enjoo causado por diversos fatores, como cirurgia, gravidez e quimioterapia.

Seja com a raiz fresca ou com um saquinho de chá, o importante é fazer um chá de gengibre caprichado para aliviar a sua náusea de uma maneira rápida, eficaz e deliciosa.

Chá de camomila

O chá de camomila, além de ser saboroso, traz diversos benefícios para a saúde geral, como proporcionar relaxamento, melhorar a qualidade do sono e diminuir o enjoo e a náusea.

Segundo um estudo de 2016, com 65 mulheres que estavam fazendo quimioterapia, tanto o gengibre como a camomila são eficazes na diminuição da náusea. Outro estudo, realizado em 2018 com gestantes, concluiu que essa erva também reduz o enjoo matinal causado pela gravidez.

Com todas essas evidências científicas, você nem precisa ser médico para compreender as propriedades antieméticas dessa erva. Então, usar camomila para fazer chá para enjoo torna o tratamento da náusea muito mais agradável, pois, além de eficaz, essa bebida também é saborosa e aromática.

Chá de limão com mel

Enquanto o próprio aroma cítrico do limão ajuda a diminuir a náusea, segundo um estudo de aromaterapia com mulheres grávidas, as propriedades antibacterianas do mel evitam a proliferação de bactérias no estômago que poderiam causar ou agravar enjoos.

Assim, o chá de limão com mel combina esses dois ingredientes saudáveis e deliciosos que combatem a náusea. Para fazer esse chá para enjoo diferente, você só precisa colocar duas colheres de chá de suco de limão e de mel em um copo com água quente e misturar.

Chá de erva-doce

A erva-doce ajuda a combater diversos problemas de saúde, como diarreia, constipação, dor de estômago e enjoo. Segundo um estudo publicado no International Journal of Aromatherapy, o aroma da erva-doce pode complementar tratamentos contra enjoo e náusea.

Segundo outro estudo realizado na China em 2015, beber uma xícara de chá de erva-doce por dia após uma cirurgia ajuda a promover uma recuperação mais rápida e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.

Para aproveitar todos os benefícios desse chá para enjoo, prepare uma xícara dessa bebida aromática todos os dias e mantenha-se hidratado.

Chá de menta

Além do aroma delicioso, que combate a náusea segundo um estudo de 2016, o chá de menta também tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que, respectivamente, diminuem a inflamação do intestino e evitam a proliferação de bactérias que poderiam causar ou agravar enjoo e náusea.

De acordo com outro estudo, publicado, o óleo de menta e, consequentemente, seu chá, diminuem a náusea e a frequência de vômitos em mulheres grávidas. Gestantes que quiserem incluir esse chá para enjoo na alimentação cotidiana devem verificar com o médico se a bebida é liberada e indicada para o caso delas.

Chá de alcaçuz

O alcaçuz é uma planta agridoce muito utilizada para fazer chás e balas. Um estudo de 2011 associou o consumo de chá de alcaçuz com a redução dos sintomas da indigestão, como inchaço, vômito, dor de estômago e náusea.

Outros estudos realizados ao longo da década de 2010 relacionam o consumo regular de chá de alcaçuz com menores riscos de desenvolver úlceras, que podem causar náuseas. Isso está ligado às propriedades antivirais e antibacterianas desse chá para enjoo.

No site da Que Bem que Faz, você encontra mais informações sobre os diversos benefícios e tipos de chá, como nestes artigos:

No site, existem também artigos completos sobre Vida Equilibrada, Alimentação, Bem-estar e Saúde, então acesse-o e descubra como transformar a sua vida.


Perguntas frequentes

  • Qual chá é bom para enjoo?

    Existem diversas opções de chá para enjoo saudáveis e saborosas, que ajudam a tratar a náusea de uma forma natural. Algumas opções são: chá de gengibre, de camomila, de limão com mel, de erva-doce, de menta e de alcaçuz.

  • Como fazer chá para enjoo?

    Preparar chás para enjoo é como preparar outros tipos de chá. Não há segredo: é só misturar os ingredientes em água quente. Você pode usar folhas, cascas e até saquinhos de chá com ingredientes que combatem o enjoo e a náusea, como gengibre, camomila, erva-doce e menta.

  • Chá de camomila é bom para enjoo?

    Sim! Esse tipo de chá possui propriedades antieméticas e relaxantes, que, além de aliviar a náusea, também melhoram a qualidade do sono. É uma boa opção de chá de enjoo.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/tea-for-nausea

    https://senchateabar.com/blogs/blog/tea-for-nausea

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/tea-for-nausea https://senchateabar.com/blogs/blog/tea-for-nausea

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas