Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Chá para estimular o cérebro

Chá para estimular o cérebro: 6 chás incríveis

Compartilhar
Legenda: 
Chá para estimular o cérebro
Atualizado em  dezembro 2023

Os chás são bebidas milenares, saudáveis e variadas, que oferecem benefícios a diferentes partes do corpo. Assim, existem chás para a tireoide, para o pâncreas, para a pele e muito mais.

Também existem chás para o cérebro, que melhoram a memória, concentração, aprendizagem e outras funções cognitivas. A seguir, descubra 6 opções deliciosas de chá para estimular o cérebro e aumentar sua capacidade cerebral de forma natural:

 

Chá para estimular o cérebro

Além de serem deliciosos, os seguintes chás beneficiam o cérebro:

Chá-verde

O chá-verde possui diversos compostos que estimulam os neurotransmissores do cérebro, potencializando, principalmente, a memória. Entre esses compostos, estão a L-teanina e a catequina, antioxidantes que protegem as células da ação danosa dos radicais livres e melhoram a concentração, o foco e a qualidade do sono. Outros chás feitos com a planta Camellia sinensis também possuem L-teanina e oferecem benefícios ao cérebro, como chá-preto e chá oolong.

Chá de ginseng

Além de fornecer energia às células, tratar a fadiga e fortalecer o sistema imunológico, o chá de ginseng é um bom chá para estimular o cérebro, pois pode também desacelerar o declínio das funções cognitivas, reduzir o risco de demência em idosos e melhorar o foco e a concentração.

Chá de alecrim

O alecrim é uma erva aromática que pode melhorar as funções cognitivas – principalmente a memória – a longo prazo. O chá de alecrim também contém terpenos, compostos que estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro; por isso, é um ótimo chá para estimular o cérebro.

Chá de cúrcuma

A cúrcuma oferece diversos benefícios ao organismo – especialmente ao cérebro, pois possui propriedades neuroprotetoras, ou seja, que protegem os neurônios. Assim, o chá de cúrcuma pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças neurológicas ou neurodegenerativas, como Parkinson, epilepsia e Alzheimer.

Chá de sálvia

Especialmente rico em flavonoides – compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias –, o chá de sálvia melhora diferentes funções cognitivas, como memória, concentração e aprendizagem. Além disso, esse chá bom para o cérebro previne doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Chá de hortelã-pimenta

A hortelã, em suas diferentes variações, oferece vários benefícios ao organismo. A hortelã-pimenta, em especial, beneficia a memória, melhora o humor e reduz o estresse. Por esses e outros motivos, o chá de hortelã-pimenta é um bom chá para estimular o cérebro.

No site Que Bem Que Faz, descubra os benefícios de diferentes chás para o organismo, como:

Lá você também encontra centenas de artigos completos sobre saúde, bem-estar, alimentação e vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Como preparar um chá para estimular o cérebro?

    Os chás são muito fáceis de fazer, pois levam apenas água fervente e alguma planta. Para fazer um chá para estimular o cérebro, basta utilizar ingredientes que beneficiam as funções cognitivas, como alecrim, cúrcuma e sálvia.

  • O que torna um chá bom para o cérebro?

    Um chá bom para o cérebro possui nutrientes e compostos que estimulam esse órgão, como flavonoides e antioxidantes.

  • Quais são os melhores chás para o cérebro?

    Diversos chás são benéficos para o cérebro, uma vez que essas bebidas são ricas em nutrientes que estimulam as funções cognitivas. Alguns dos principais são: chá-verde, chá de ginseng, chá de cúrcuma, chá de hortelã-pimenta, chá de sálvia e chá de alecrim.

     

Fontes

https://www.healthcanal.com/health/tea-memory https://senchateabar.com/blogs/blog/best-tea-for-memory

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.