Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

8 tipos de chá para fortalecer o pulmão e fazer você respirar ar puro à vontade

Legenda: 
Chá para fortalecer o pulmão

Algumas ações do nosso corpo às vezes passam despercebidas, embora sejam extremamente importantes para a nossa sobrevivência. Quer um exemplo? Respira fundo. Sinta o ar puro entrar nos pulmões. Tem algo mais especial? Ter os pulmões saudáveis é essencial para viver bem, e manter esse órgão com saúde é mais fácil do que você imagina.

O chá para fortalecer o pulmão é um grande aliado para garantir uma rotina salutar que te ajude a respirar bem – mesmo se estiver passando por condições como resfriados, gripes, alergias e até asma. Há várias plantas medicinais que são ótimas opções para preparar um bom chá caseiro para fortalecer os pulmões.

Limão e alho também são itens que ajudam no processo de prevenção e tratamento de doenças que afetam a respiração, e por isso os dois resultam em um bom chá caseiro para fortalecer os pulmões. Afinal, ninguém merece viver congestionado e sem conseguir respirar.

Vem conhecer as dicas que separamos para fazer um chá bom para o pulmão!

LEIA TAMBÉM

 

Plantas medicinais no uso de chá para os pulmões

Estudos revelam que as plantas medicinais são ótimas aliadas na prevenção e tratamento de vários problemas de saúde, e um bom chá caseiro para fortalecer o pulmão ajuda muito a melhorar a respiração. Ervas como equinácea, hortelã, eucalipto, alecrim, alfavaca, macela e até boldo, agem como antioxidantes, antivirais e antiinflamatórios, além de ajudarem a aumentar a imunidade e proteger contra doenças que podem levar a problemas respiratórios.

As plantas com uso medicinal fazem parte da história da humanidade, e o uso de chá para os pulmões também pode estar no nosso cotidiano. Mas, fique atento: se o problema respiratório que você tem é crônico, ou se a gripe está durando mais tempo do que o esperado, é melhor procurar um médico.

Sintomas de problemas respiratórios

Antes de irmos às receitas, é importante que você conheça os principais sintomas de doenças respiratórias, para te ajudar a identificar o problema:

 

Chá caseiro para fortalecer o pulmão

Agora que você já sabe que existe chá bom para fortalecer o pulmão, vamos aprender um pouco mais sobre as propriedades das plantas e outros ingredientes que ajudam a prevenir e tratar problemas respiratórios, e também saber como preparar os chás que usam esses ingredientes.

1. Chá de Hortelã

A hortelã é uma planta muito utilizada para fazer chá para os pulmões, porque alivia a tosse. E, além de chá, existem algumas receitas populares com hortelã de xaropes que servem como expectorantes. Essa planta age como antibiótico e antisséptico, previnindo e tratando congestão nasal, sinusite e rinites.

Modo de preparo do chá de hortelã

Para preparar o chá de hortelã é preciso apenas que você adicione de 5 a 10 folhas frescas de hortelã a 2 xícaras de água quente. Deixe a infusão agir em um recipiente fechado – chaleira ou bule –, aguarde entre 5 a 10 minutos e sirva com açúcar ou adoçante.

2. Chá de Equinácea

A equinácea é uma planta medicinal menos conhecida, mas extremamente eficaz no tratamento de problemas respiratórios. O chá caseiro para fortalecer os pulmões feito com essa erva paralisa a ação de bactérias respiratórias, causadoras de infecções, inflamações e dor de garganta e tosse. Além disso, ela atua como antialérgico.

Como fazer chá de equinácea

Preparar chá de equinácea é simples. Basta adicionar 1 colher de chá da raiz ou folhas da planta em 1 xícara de água fervente. Deixe a infusão repousar por cerca de 15 minutos, depois coe e sirva.

3. Chá Verde

Muito famoso pelo seu poder emagrecedor, o chá verde tem mais utilidades do que você imagina. Pois é! Ele entra na lista dos chás para os pulmões por sua ação antioxidante, e atua muito bem como auxiliar no tratamento da asma. O chá verde é rico em teofilina, uma substância que tem ação broncodilatadora. Essa palavrinha difícil é o que faz com que as vias aéreas tenham suas funções melhoradas e daí vem o alívio dos problemas respiratórios.

Como fazer chá verde

Comece fazendo o chá verde colocando 1 xícara de água para aquecer até levantar fervura. Depois, adicione 1 colher de chá da erva e tampe. Deixe a infusão repousar por 5 a 10 minutos, coe e sirva.

4. Chá de Eucalipto

O eucalipto é mais uma planta medicinal altamente indicada na prevenção e tratamento de problemas respiratórios. Uma boa xícara de chá para fortalecer o pulmão preparado com eucalipto age no organismo como expectorante, atuando no combate a infecções respiratórias protegendo seu pulmão e te fazendo respirar muito melhor.

Como fazer chá de eucalipto

Primeiro, pique folhas de eucalipto até completarem 1 colher de sopa. Adicione as folhas a 150 ml de água e deixe no fogo até ferver. Depois é só coar e servir.

5. Chá de limão com alho

O limão, com toda a sua vitamina C, ajuda a aumentar a imunidade e previne contra doenças – como a gripe, que deixa a gente todo congestionado e sem conseguir respirar. A ação antiinflamatória do limão também faz dele uma ótima opção para preparar chá caseiro para fortalecer os pulmões e mandar a tosse para bem longe. O alho também tem ação antiinflamatória e antiviral, o que faz essa combinação ser perfeita para combater doenças pulmonares.

Como fazer chá de limão com alho

Coloque o alho em uma panela junto com 1 xícara de água e ferva por 5 minutos. Após a fervura, adicione meio limão espremido e 1 colher de mel e sirva.

6. Chá de Alecrim

É mais uma planta que gera um chá bom para fortalecer os pulmões. O alecrim é um ótimo antibiótico natural, é antiinflamatório, tem ação antimicrobiana e é antioxidante. Todos esses componentes ajudam o organismo a lutar contra infecções das vias respiratórias, que congestionam o pulmão e atrapalham nossa respiração.

Como fazer chá de alecrim

É bem simples preparar chá para fortalecer os pulmões com alecrim. Basta adicionar 5 gramas de folhas frescas de alecrim e 250 ml de água quente. Deixe a infusão descansar por cerca de 10 minutos, coe e sirva sem açúcar.

7. Chá de Alfavaca

Dê adeus à gripe com o chá de alfavaca! O chá caseiro para fortalecer o pulmão preparado com essa erva vai evitar e tratar gripes, resfriados e infecções respiratórias.

Como fazer chá de alfavaca

O preparo do chá bom para os pulmões feito com alfavaca começa ao colocar 300 ml de água para ferver. Em seguida, adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de alfavaca. Coloque a infusão para repousar por cerca de 5 minutos, coe e beba.

8. Chá de Anador

Os mais antigos conhecem bem o Anador e, se você ainda é jovem, agora também tem a chance de saber os benefícios dessa planta. Uma delas é a possibilidade de preparar um chá bom para fortalecer os pulmões. O Anador é muito usado contra tosse, como expectorante e broncodilatador, ajudando a melhorar muito a respiração.

Como fazer chá de Anador

Para preparar o chá de Anador, você vai ferver 2 xícaras de água; em seguida, adicionar 2 colheres de sopa de folhas secas e trituradas de Anador e deixar no fogo por mais 10 minutos. Quando estiver morno, coe e sirva.

Aproveite todas essas opções de chá para fortalecer os pulmões! Use as bebidas para prevenir e tratar doenças respiratórias, garantindo dias muito melhores, com saúde e bem-estar. É um verdadeiro up nas defesas do corpo!


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para fortalecer os pulmões?

    Para fazer um chá bom para fortalecer os pulmões você pode usar ervas como alfavaca, alecrim, equinácea, hortelã e eucalipto. Também dá para optar pelo chá verde e o chá de limão com alho.

  • 2. Como preparar um chá bom para os pulmões?

    Siga os passos indicados nas receitas, podendo deixar a água ferver ou somente levantar fervura. Deixe sempre a infusão agir por um tempo antes de beber, para que o chá fique bem apurado.

  • 3. Por que chá caseiro é bom para os pulmões?

    A maioria das ervas usadas para preparar chá para os pulmões tem ação antibiótica, antiinflamatória e antiviral. Isso faz delas uma ótima opção para preparar chá caseiro para os pulmões.

  • 4. Quais os sintomas de problemas respiratórios?

    Entre os principais sintomas de problemas respiratórios estão tosse persistente, expectoração, hemoptise (expectoração com sangue), sibilância (chiado, chieira, piado), dor torácica, taquipneia (aumento da frequência respiratória) e dispneia (falta de ar ou respiração difícil).

    Fontes

    https://www.scielo.br/j/rbfar/a/cTZZv73cbMXtTsFLNgSXQHz/?format=pdf&lang=pt

    https://static.scielo.org/scielobooks/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162.pdf

    https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8519/7992

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf

    http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/fitoquimica_dos_chas_-_menta_fepeg.pdf

    https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/11776/1/TESE%20__%20Cristiana%20Pires%202014_Echinacea%20purpurea.pdf

    file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/882-4598-1-PB%20(1).pdf

    https://www.scielo.br/j/rbcf/a/QhGgt4dCKnnYz3d6BS5TkQc/?lang=pt&format=pdf

    https://www.scielo.br/j/reben/a/ns7sGYtXg3kjCWB4jMcJKDC/?format=pdf&lang=pt

    https://anapa.com.br/alho-com-limao-um-milagre-para-a-nossa-saude-nao-gaste-mais-dinheiro-em-medicamentos/

    https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

Fontes

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/cTZZv73cbMXtTsFLNgSXQHz/?format=pdf&lang=pt https://static.scielo.org/scielobooks/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162.pdf https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8519/7992 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/fitoquimica_dos_chas_-_menta_fepeg.pdf https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/11776/1/TESE%20__%20Cristiana%20Pires%202014_Echinacea%20purpurea.pdf

file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/882-4598-1-PB%20(1).pdf

https://www.scielo.br/j/rbcf/a/QhGgt4dCKnnYz3d6BS5TkQc/?lang=pt&format=pdf https://www.scielo.br/j/reben/a/ns7sGYtXg3kjCWB4jMcJKDC/?format=pdf&lang=pt https://anapa.com.br/alho-com-limao-um-milagre-para-a-nossa-saude-nao-gaste-mais-dinheiro-em-medicamentos/ https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas