Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para gases: aprenda 10 receitas infalíveis

Legenda: 
Chá para gases

Aprendemos desde a infância que soltar pum e arrotar na frente das pessoas é falta de educação. E é! Só que não dá para ignorar que os gases intestinais e estomacais são um ato comum a todos os seres humanos. Um dos melhores remédios para quem está com o problema de excesso de gases é o chá: os chás para soltar gases são naturais e vão ajudar e melhorar o desconforto.

O chá para gases é capaz de dar aquele empurrãozinho para fazer cocô com mais facilidade e melhora o funcionamento intestinal e estomacal. Isso ajuda a eliminar os gases e nos tira do constrangimento de soltar puns e arrotos na frente das pessoas. É que as ervas utilizadas para preparar a bebida têm propriedades capazes de agir nesses dois órgãos – intestino e estômago –, deixando-os saudáveis.

Até porque não é apenas uma questão de não se constranger, mas também de manter o bem-estar. As dores na barriga, cólicas, prisão de ventre, inchaço, azia e sensação de peso no estômago, provocados pelos gases, podem prejudicar muito nossa qualidade de vida. Mas, isso agora é passado! Com as receitas de chá para eliminar gases que o Que bem que faz elencou, vai ficar tudo mais fácil.

LEIA TAMBÉM:

 

Por que temos gases?

Existem dois tipos de gases, os estomacais e os intestinais. No caso do excesso de gases no estômago, eles são provocados pelo ar que engolimos enquanto nos alimentamos. As bebidas com gás também podem intensificar a formação de gases. A partir daí começam os arrotos.

Os gases intestinais são um pouco diferentes. Existem bilhões de bactérias vivendo no nosso trato digestivo. Os gases são produzidos por essas bactérias.

Alguns alimentos facilitam o excesso de gases. Entre elas estão feijão, ovos, leite, batata, cebolas, milho e repolho. Mas você não precisa deixar de inseri-los nas refeições. De jeito nenhum! Basta ter cuidado e evitar os excessos e também tomar chá para gases sempre depois de se alimentar.

 

Receitas de chá para gases

Chá de alfavaca

A alfavaca é muito usada para sanar problemas estomacais. O chá para soltar gases intestinais preparado com essa planta medicinal é muito eficaz, pois ela tem ação digestiva e antiespasmódica – que evitam os espasmos no estômago e intestino.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e quando começar a borbulhar adicione as folhas de alfavaca. Desligue o fogo e deixe a infusão repousar por cerca de 5 minutos. Coe e sirva.

Chá de funcho

Sabe aquele estufamento que fica no estômago? O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite.

Ingredientes

Modo de preparo

Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

Chá de quitoco

Essa é mais uma planta medicinal muito utilizada para tratar problemas digestivos. O quitoco resulta em um chá bom para gases e acaba com as flatulências, podendo, inclusive, ser usado para tratar diarreias.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva a água e, em seguida, adicione as folhas de quitoco. Tampe o recipiente e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Depois, basta coar e beber.

Chá de erva-doce

O chá para gases feito com erva-doce, além de ajudar a combater o problema, é muito saboroso. A planta é ótima para tratar os intestinos e aliviar o acúmulo de gases que podem ficar neles, provocando as flatulências.

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro ferva a água. Coloque a erva-doce na xícara ou caneca e despeje a água fervente. Tampe a infusão e deixe descansar por 5 minutos. Antes de beber, coe o chá.

Chá de espinheira-santa

Ficou constipado? Use a espinheira-santa e prepare um chá bom para gases. A erva tem o poder de tratar problemas estomacais, intestinos constipados, cólicas intestinais, azia e as dores no estômago provocadas pelos gases.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água junto com a espinheira santa para ferver por 5 minutos. Depois de ferver, tampe o recipiente e deixe o chá descansar por 5 minutos. Quando estiver morno, coe e sirva.

Chá de poejo

Quando bebemos chá para eliminar gases estamos ajudando o organismo e acabar também com os espasmos estomacais e abdominais que eles provocam. Uma boa xícara de chá de poejo antes das refeições vai fazer uma grande diferença na digestão.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o poejo em uma xícara ou caneca e despeje a água fervente. Abafe por cerca de 10 minutos, depois coe e beba.

Chá de alecrim

A má digestão vai embora com um chá para aliviar gases preparado com alecrim. Os gases estomacais são eliminados com a bebida porque ela tem ação digestiva, acaba com a queimação no estômago e o excesso de gases. A melhor forma de tomar esse chá é sem colocar açúcar.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione o alecrim à água fervente e deixe descansar por 10 minutos com o recipiente fechado. Coe e beba ao menos 3 vezes por dia.

Chá de camomila

Tomava chá de camomila para ficar calmo e nem imaginava que estava ajudando também todo o seu sistema gástrico e intestinal, não é? Pois era isso que você estava fazendo. A camomila, apesar de ser muito famosa por sua ação calmante, resulta em um chá caseiro para gases infalível. A planta facilita, e muito, a eliminação de gases.

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe a água ferver e depois adicione a camomila. Tampe o recipiente e deixe a infusão repousar durante 10 minutos. Antes de beber, coe o chá. Adoce com mel.

Chá de boldo

Para responder qual o melhor chá para gases trazemos o boldo. Essa planta é uma das mais conhecidas, extremamente poderosa no tratamento gastrointestinal. Dor no estômago, dor de barriga e gases não resistem ao poder do boldo. É indicado beber sem açúcar, após as refeições.

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione o boldo à água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

Chá de macela

Chá para gases feito com macela, azia, má digestão e problemas intestinais é ótimo. As flatulências serão facilmente eliminadas com o chá de macela, que também combate as cólicas intestinais.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois adicione a macela. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Coe o chá e sirva.

 

Cuidados para eliminar gases

Além de beber chá para eliminar gases, existem algumas maneiras de evitar esse desconforto. Alguns exemplos práticos são:

- Faça uma caminhada diária de 30 minutos;

- Evite comer alimentos muito gordurosos;

- Beba bastante água;

- Evite ingerir líquidos durante as refeições.


Perguntas frequentes

  • 1. Por que beber chá para gases?

    O chá para gases é capaz de dar aquele empurrãozinho para fazer cocô com mais facilidade e melhora o funcionamento intestinal e estomacal.

  • 2. Por que o chá ajuda a eliminar gases?

    As ervas utilizadas para preparar chás para gases têm propriedades capazes de agir no intestino e estômago deixando-os saudáveis.

  • 3. Quais os melhores chás para gases?

    Os melhores chás para gases são macela, boldo, camomila, alecrim, poejo, espinheira-santa, erva-doce, quitoco, funcho e alfavaca.

  • 4. Por que temos gases?

    Existem dois tipos de gases, os estomacais e os intestinais. No caso do excesso de gases no estômago, eles são provocados pelo ar que engolimos enquanto nos alimentamos. As bebidas com gás também podem intensificar a formação de gases. A partir daí começam os arrotos.

    Fontes:

    http://interdisciplinaremsaude.com.br/Volume_3/Trabalho_06.pdf

    https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

    https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564

    https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

    https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf

    http://www.sbmdn.org.br/gases-intestinais/

    https://www.scielo.br/j/ag/a/LhMSwYJJzhxfptPMdRz5fqB/?lang=pt

    https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/como-eliminar-gases

    https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/gases-intestinais/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas