Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para gastrite: opções saborosas de chá caseiro para gastrite

Legenda: 
Chá para gastrite

Sabe aquela dor de estômago chata, que não te abandona de jeito nenhum? Ela pode ser a tal de gastrite, uma inflamação dolorosa da mucosa gástrica, que pode ser causada por diversos fatores, desde proliferação de bactérias no sistema gastrointestinal até estresse.

Para descobrir a causa dessas dores inconvenientes, você deve consultar um médico especialista, que irá indicar o tratamento mais adequado, de acordo com o agente causador de todo esse problema. Para deixar o tratamento mais completo – e saboroso –, o profissional pode recomendar mudanças alimentares importantes, como a inclusão de chás caseiros para gastrite e alimentos anti-inflamatórios no dia a dia.

Neste artigo, a gente vai te explicar as causas da gastrite e apresentar algumas opções deliciosas de chás para gastrite.

 

Causas da gastrite

A principal causa da gastrite é uma infecção pela bactéria H. pylori. Por mais que esse microrganismo possa ser encontrado no estômago de várias pessoas, sem consequências negativas, sua proliferação descontrolada pode provocar um quadro de gastrite sério, uma vez que essas bactérias produzem uma enzima, a urease, que enfraquece a mucosa gástrica e torna o revestimento do estômago mais suscetível a danos causados pelo próprio suco gástrico, que é muito ácido.

Além dessa causa, existem outras condições que podem desencadear quadros de gastrite, como:

Para indicar o melhor chá para gastrite, o médico deve saber a causa exata da doença. Assim, antes de fazer mudanças na alimentação, você deve descobrir o que está por trás do seu quadro de gastrite.

 

Chá caseiro para gastrite

Entre os diversos benefícios do chá, está sua capacidade de aliviar dores e inflamações estomacais. Assim, essa bebida pode fazer parte do tratamento da gastrite, o qual deve ser sempre estabelecido por um médico e pode contar ainda com antibióticos, antiácidos e mudanças alimentares e comportamentais.

Abaixo, você descobre alguns chás para gastrite que podem ser indicados pelo médico.

Chá verde

Com vários tipos e sabores, o chá verde é um dos chás mais conhecidos e consumidos no mundo. Existe até um estudo indicando que beber chá verde ou preto regularmente pode diminuir os riscos de desenvolver gastrite crônica causada pela bactéria H. pylori.

Esse estudo ainda indica que os benefícios desses chás para gastrite são potencializados quando combinados com o mel manuka, uma variedade de mel que dificulta a proliferação de microrganismos causadores da gastrite, e podem ser observados com o consumo desses tipos de chá ao menos uma vez por semana.

Chá preto

Tal como o chá verde, estudos também associam o consumo de chá preto com menores riscos de desenvolver gastrite causada pela bactéria H. pylori, uma vez que certos compostos presentes nas folhas da planta Camellia sinensis – a partir da qual são preparados esses chás –, principalmente polifenóis e flavonoides, protegem a mucosa do estômago e previnem inflamações.

Outros benefícios desse chá para gastrite saboroso, você confere no artigo “Chá preto: dê adeus ao cansaço”.

Chá de aroeira

O chá de aroeira pode auxiliar na prevenção da gastrite e no alívio dos sintomas dessa condição. Isso ocorre porque a planta utilizada no preparo dessa bebida possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiulcerogênicas, antimicrobianas, analgésicas e cicatrizantes. Muita propriedade boa, hein?

Além desses chás para gastrite, descubra outros chás saudáveis no site da Que Bem Que Faz, como estes abaixo:

No site da Que Bem Que Faz, você também encontra artigos importantes sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida Equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Qual é o melhor chá para gastrite?

    Os melhores chás para combater essa doença são aqueles que possuem propriedades anti-inflamatórias, uma vez que a gastrite é uma inflamação na mucosa gástrica. Alguns dos principais são: chá verde, preto e de aroeira.

  • Como fazer chá caseiro para gastrite?

    Na hora de preparar um chá para tratar gastrite, você deve priorizar opções com propriedades anti-inflamatórias e que combatem a bactéria H. pylori, principal causadora da gastrite. Assim, algumas opções são: chá verde, preto e de aroeira.

  • Chá de aroeira é bom para gastrite?

    Sim! Esse tipo de chá, além de ser delicioso, também ajuda a combater as dores estomacais provocadas pela gastrite.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-gastritis

    https://www.livestrong.com/article/529776-tea-for-gastritis/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/321138

    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijc.1231

    https://www.healthline.com/health/gastritis-duodenitis

    http://files.bvs.br/upload/S/0101-7772/2010/v29n4/a2135.pdf

    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0732889315000668

Fontes

https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-gastritis https://www.livestrong.com/article/529776-tea-for-gastritis/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/321138 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijc.1231 https://www.healthline.com/health/gastritis-duodenitis http://files.bvs.br/upload/S/0101-7772/2010/v29n4/a2135.pdf https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0732889315000668

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas