Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para gripe: um santo remédio caseiro

Legenda: 
Chá para gripe

Desde criancinha a gente ouve a mãe, a avó ou a tia falarem: chá para gripe é um santo remédio. Só que nem sempre a gente dá ouvidos aos conselhos dos mais velhos, e deixamos passar batido receitas poderosas de chá caseiro para gripe. Aí, perdemos a oportunidade de acabar com os sintomas horríveis das gripes e dos resfriados, que às vezes nos derrubam.

Mas agora, com a ajuda do Que bem que faz, você vai ter mais uma chance de aprender a preparar um bom chá caseiro para a gripe! E se de cara a intenção é saber qual o melhor chá para gripe, vamos te ajudar a conhecer todas as receitas mais eficazes e escolher aquela que mais agrada ou é mais acessível. Sabemos que certas plantas medicinais podem não ser fáceis de encontrar em determinadas regiões do Brasil e, por este motivo, preparamos uma lista variada que vai do Oiapoque ao Chuí.

LEIA TAMBÉM

 

É gripe ou resfriado?

Se tem uma coisa que confunde nossa cabeça é essa pergunta. Geralmente, quando começam os primeiros sintomas, a palavra mais usada é gripe – mas é preciso saber diferenciar um problema do outro, porque o diagnóstico preciso é o que vai levar ao tratamento adequado. Por isso, o Que bem que faz sempre reforça a importância de procurar um médico para identificar a doença com precisão. Enquanto isso, vamos te mostrar as principais diferenças entre gripe e resfriado e te indicar receitinhas de chá caseiro para gripe.

Vamos começar pelo resfriado: é ele quem mais invade nosso organismo, principalmente no inverno e após mudanças bruscas de clima. O resfriado é quando há uma infecção no nariz e garganta causada por vírus, provocando sintomas como: coriza, tosse aguda, o famoso nariz entupido, garganta inflamada, dor de cabeça, espirros, olhos lacrimejantes e febre (geralmente baixa). Esse momento é aquele em que nossas avós correriam para preparar um chá bom para gripe para nos dar.

A gripe propriamente dita tem praticamente os mesmos sintomas do resfriado, por isso os dois são tão confundidos. No caso da gripe é possível sentir febre alta, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça e coriza, com o acréscimo de fraqueza, dor muscular e até diarreia e vômitos. É que a gripe é causada pelo vírus influenza e, apesar de poder nos atingir o ano todo, é mais comum no outono e inverno; e pode se complicar, caso infecte alguém que já tenha sinusite e otite, provocando dor forte na cabeça e no ouvido. Por isso, nesses casos, além de tomar chá para gripe forte, procure um médico.

 

Plantas medicinais para fazer o melhor chá para gripe

As plantas medicinais são utilizadas há muito tempo no tratamento de vários males. E algumas delas especificamente são listadas como as melhores para preparar chá para gripe. É que essas ervas têm propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, antivirais e antissépticas, que atuam diretamente nos sintomas das gripes e dos resfriados, espantando todos eles.

Melhores chás caseiros para gripe

- Hortelã

- Manjericão

- Alfavaca

- Alecrim

- Eucalipto

- Laranja

- Limão

- Alho

- Cebola Branca

- Malva-Branca

- Capim-Santo

- Erva-Cidreira

- Pau-d’árco-roxo

- Muçambê

- Imburana-de-cheiro

- Angico

 

Aprenda a fazer chás caseiros para gripe

Hortelã

Vai combater a febre, fraqueza, gripe, dor de cabeça e garganta inflamada. Para o chá caseiro para gripe use de 15 a 20 folhas bem lavadas. Aqueça 500 ml de água filtrada até levantar fervura, adicione a hortelã, tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos. Depois, é só servir adoçado com mel.

Manjericão

Essa planta medicinal vai resultar em um chá bom para gripe que atuará no resfriado contra a dor de ouvido, que muitas vezes é causada por conta da infecção. A receita só precisa de um litro de água, que vai ao fogo com 10 folhas de manjericão fresco. Após a fervura, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe o chá para gripe repousar por 10 minutos. Coe e sirva.

Eucalipto

Chá para gripe forte é com o eucalipto. A bebida é expectorante, age na febre, garganta inflamada e congestão nasal; além disso, se você tem asma, esse é o melhor chá para gripe que você pode escolher. Se você quer apenas a quantidade de uma xícara para beber individualmente, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas de eucalipto e adicione 150 ml de água fervente, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Depois, é só coar e servir.

Alfavaca

Para responder a pergunta sobre qual chá é bom para gripe, aí vai mais uma opção. A alfavaca combate coriza e inflamação – então, se a garganta e o ouvido inflamarem por conta da gripe ou do resfriado, é só fazer um chá caseiro para gripe com a alfavaca. Ferva 300 ml de água e adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de alfavaca. Se quiser, pode acrescentar um pedacinho de gengibre. Espere amornar e sirva.

Alecrim

A dor de cabeça e a febre, sintomas frequentes quando estamos resfriados, serão combatidos com chá para gripe caseiro feito com alecrim, que é um ótimo antibiótico e anti-inflamatório natural. É bem simples: adicione 5 gramas de folhas de alecrim em 250 ml de água fervente. Deixe repousar por 5 a 10 minutos, coe e sirva morno.

Cebola-branca

O chá para gripe preparado com cebola-branca vai espantar a gripe e ainda atuar contra bronquite e sinusite. Ferva 1 xícara de água, adicione 1 colher de cebola descascada e picada, e deixe agir no fogo por cerca de 5 minutos. Sirva adoçado com mel, para ficar com um sabor melhor.

Alho

Esse é um velho aliado. Os chás para gripes fortes feitos com alho são famosos e muito eficazes: eles combatem a gripe, a garganta inflamada, a dor de cabeça e a febre. Para preparar, ferva 250 ml de água, amasse 2 dentes de alho, adicione na água fervente e abafe com um pano. Deixe a infusão repousar por cerca de 10 minutos e, depois de morno, beba sem açúcar.

Malva Branca

A malva branca é um ótimo anti-inflamatório natural e, por isso, resulta em um chá caseiro para gripe maravilhoso. Combate inflamação, gripe, tosse e garganta inflamada. Coloque 1 colher de chá da erva em 1 xícara e cubra com 180 ml de água fervente. Tampe a xícara e espere 3 minutos antes de servir.

Capim-Santo

Essa é mais uma erva que responde à questão: que chá é bom para gripe? O capim-santo age em todos os sintomas do resfriado. Prepare o chá de capim-santo adicionando de 4 a 6 folhas picadas em uma xícara de chá. Adicione água fervendo, tampe a xícara e espere a infusão repousar por 10 minutos. Coe e sirva.

Limão

É mais um chá para gripe muito conhecido, agindo contra gripe, garganta inflamada e febre. Coloque 1 xícara de água para ferver; após a fervura, adicione 2 limões espremidos em uma xícara, com 3 colheres de chá de mel, e despeje a água.

Laranja

As frutas cítricas são famosas nessa questão por conta da sua vitamina C. No caso do chá caseiro para gripe feito com casca de laranja, você terá um ótimo remédio para gripe, garganta inflamada e febre. Coloque a casca de uma laranja em 1 copo de água filtrada e fervida por 5 minutos. Se preferir, adicione um pedaço pequeno de canela em pau. Espere amornar, coe e sirva.

Erva-Cidreira

A falta de apetite e a gastura provocadas pelos resfriados e gripes vão embora com uma boa xícara de chá para gripe caseiro. O remédio natural também combate a enxaqueca. Adicione 1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira em 1 xícara de água fervente; deixe repousar por 5 minutos, coe e sirva.

Pau-d’árco-roxo

Gripes e inflamações serão muito bem tratadas com uma boa caneca de chá para gripe feito com pau-d'árco-roxo. Coloque 1 litro de água no fogo e espere levantar fervura. Após isso, adicione 2 colheres de sopa da casca do pau-d'arco-roxo e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba.

Muçambê

É mais uma planta medicinal rica em propriedades anti-inflamatórios e, por isso, vai agir diretamente na gripe e nas inflamações que são consequentes dela. Para preparar um chá caseiro para gripe com muçambê coloque de 2 a 3 colheres de sopa de cascas secas numa panela com 1 litro de água fervente. Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Tire do fogo, tampe e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Imburana-de-cheiro

A gripe, inflamação, dor de cabeça e coriza vão correr para longe com o chá para gripe forte feito com essa erva. Prepare o chá misturando duas colheres de sopa de pedaços de cascas e sementes de imburana-de-cheiro trituradas em 1 litro de água, e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por um tempo. Depois, é só servir.

Angico

O chá para gripe feito com angico vai combater também a garganta inflamada, tosse e febre. E, para fazer esse chá caseiro para gripe, basta ferver um litro de água e adicionar uma colher de sopa da casca de angico. Mexa por alguns minutos, para misturar, e tampe para fazer a infusão por dez ou quinze minutos. Passado esse tempo, coe e adoce com mel ou açúcar mascavo. Beba uma xícara desse chá três vezes ao dia.

Com as dicas do Que bem que faz, vai ficar muito mais fácil se livrar das gripes e resfriados. Os chás para gripe vão trazer bem-estar e mandar para bem longe aquela fraqueza que nos abate sempre que somos atingidos por esses males. Aproveite bem todas as indicações de chá caseiro para gripe, mas fique atento: se os sintomas se agravarem, busque um especialista.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para gripe?

    Um bom chá caseiro para gripe pode ser feito com hortelã, manjericão, alfavaca, alecrim, eucalipto, laranja, limão, alho, cebola branca, malva-branca, capim-santo, erva-cidreira, pau-d’árco-roxo, muçambê, imburana-de-cheiro e angico.

  • 2. Por que chá caseiro para gripe é bom?

    As plantas medicinais utilizadas para fazer chá para gripe têm propriedades anti-inflamatórias, antibióticas, antissépticas e antivirais. Por isso, o chá caseiro para gripe é tão eficaz.

  • 3. Quais são os sintomas combatidos pelos chás para gripe?

    Os chás para gripe combatem coriza, febre, dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo, garganta inflamada, dor de ouvido e tosse.

  • 4. Qual a diferença entre gripe e resfriado?

    Gripe e resfriado são ambos provocados por infecções virais do trato respiratório. No entanto, a gripe é provocada pelo vírus influenza, o que a torna mais grave que o resfriado.

    Fontes

    http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2014/v102n1/a4024.pdf

    https://www.scielo.br/j/rbpm/a/k8cDGCLh3WTwtBtYjttCSfs/?format=pdf&lang=pt

    https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564

    https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

Fontes

http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2014/v102n1/a4024.pdf https://www.scielo.br/j/rbpm/a/k8cDGCLh3WTwtBtYjttCSfs/?format=pdf&lang=pt https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564 https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas