Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para limpar o fígado: conheça quais são e seus benefícios

Legenda: 
Chá para limpar o fígado

Muita gente sabe que os chás possuem diversas funções e benefícios para o nosso organismo. Por conta disso, eles acabam sendo grandes aliados da dieta de quem busca emagrecer ou viver uma vida saudável.

Exatamente por trazer diversos benefícios, alguns chás possuem a propriedade de limpar o fígado, ajudando a tratar ou prevenir o acúmulo de gordura no órgão e doenças relacionadas a ele.

Sabendo disso, o Que Bem Que Faz trouxe esse texto informativo, com 15 chás capazes de limpar o fígado – além de algumas curiosidades a mais sobre esses chás.

 

Chá verde

Provavelmente o chá com mais propriedades capazes de limpar o fígado. O chá verde tem como principais compostos o polifenol e a epigalocatequina-3-galato, que são utilizados na produção de remédios para o tratamento de doenças relacionadas ao fígado.

O chá verde também se mostra efetivo na prevenção de doenças como esteatose hepática (gordura no fígado grau 1 e 2), fibrose hepática (gordura no fígado grau 3), cirrose, câncer no fígado e hepatite.

Apesar de suas propriedades boas para a saúde do fígado, é necessário saber que algumas pessoas podem desenvolver lesões hepáticas devido ao extrato de chá verde. Portanto, consulte um médico e um nutricionista antes de iniciar qualquer tratamento (ou prevenção) à base de chá verde.

 

Chá de limão

O limão é uma fruta cítrica que possui diversos nutrientes e substâncias antioxidantes que são ótimas para a saúde. E é exatamente por essas propriedades antioxidantes que o chá de limão é recomendado como um chá para limpar o fígado.

Uma recomendação é que a pessoa beba um copo de chá de limão todas as manhãs. Para prepará-lo, é necessário apenas de dois a três limões inteiros (pois a casca e polpa podem ser aproveitados) e um litro de água. Adoçar o chá é opcional e consumí-lo ainda quente é o ideal para a limpeza do fígado.

 

Chá de ginkgo biloba

O ginkgo biloba é um composto de ervas chinês muito popular por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de melhorar a saúde do fígado.

O chá de ginkgo biloba, apesar de ter demonstrado raramente alguns efeitos adversos leves como dores de cabeça ou queda da pressão arterial, ainda é uma boa opção não apenas para quem deseja limpar o fígado, pois o chá ainda possui propriedades capazes de melhorar a coagulação sanguínea, melhorar a memória e ajudar no combate à ansiedade e depressão.

O chá é preparado com água fervente e algumas folhas secas de ginkgo biloba, que devem descansar na água por 10 minutos.

 

Chá de cúrcuma

A cúrcuma é uma planta com fortes propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e capazes de combater células cancerígenas. Sendo assim, o chá de cúrcuma acaba sendo uma opção muito procurada por aqueles que buscam tratar ou prevenir doenças relacionadas ao fígado. Além disso, a curcumina (presente na cúrcuma), possui outras propriedades capazes de ajudar no tratamento de doenças como Alzheimer, diabetes, colesterol alto, entre outras.

É importante levar em conta, também, que a cúrcuma, apesar de possuir tantos benefícios para a saúde, também possui um efeito que pode afinar o sangue; por isso, o seu consumo não pode ser exagerado. O recomendado é que a pessoa consuma o chá com responsabilidade.

 

Chá de boldo

O boldo já é uma planta popularmente conhecida por ser boa para a saúde do fígado. Isso se dá porque ela ajuda na regulação da secreção da bile – que é produzida pelo fígado –, auxiliando na eliminação de gordura do órgão.

Por conta de todas essas propriedades, o chá de boldo é uma opção para aqueles que buscam tratar ou prevenir doenças hepáticas.

Os efeitos do boldo podem ser obtidos tanto ao ser preparado como chá (onde suas folhas são fervidas em água), como ao mastigar suas folhas.

 

Chá de alcachofra

O chá de alcachofra é um dos chás que mais trazem benefícios para a saúde. Muito nutritiva e saborosa, a alcachofra é rica em vitamina C, potássio, ferro, cálcio, entre outros minerais e nutrientes.

Além disso, a planta possui propriedades anti-inflamatórias que previnem doenças crônicas – como a hepatite crônica –, além de ajudar na prevenção de doenças no fígado. O chá de alcachofra é uma ótima opção para limpar o fígado.

 

Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é um chá medicinal muito consumido, pois ajuda no tratamento de doenças no estômago, inflamação e dores musculares, e dores de cabeça.

O chá de hortelã-pimenta, apesar de trazer diversos benefícios para a saúde – como a prevenção e tratamento de doenças no fígado – ,deve ser consumido com moderação, pois pode causar reações alérgicas e irritações nas mucosas do estômago. O ideal é que, antes de consumir o chá, a pessoa procure por orientação médica.

 

Chá de chicória

A chicória é uma hortaliça que possui diversos benefícios, sendo um deles o de ajudar na saúde do fígado e dos rins. Por conta de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá feito com as folhas da chicória é um aliado poderoso para a limpeza do fígado.

Além de ajudar na saúde do fígado e dos rins, a chicória também combate problemas como colesterol alto, ansiedade e estresse, azia, prisão de ventre e artrite, além de ajudar a manter a pele e o cabelo saudáveis.

 

Chá oolong

O chá oolong, muito popular na China, é feito com as mesmas folhas do chá verde e do chá preto, sendo diferente apenas o seu modo de processamento.

Exatamente por ser feito com as mesmas folhas utilizadas no chá verde, o chá oolong é uma boa opção para a eliminação de gordura no fígado. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a limpar o fígado, também ajudam no combate de outras doenças e trazem benefícios para a saúde.

 

Chá de berberina

A berberina, geralmente encontrada em raízes, caules, cascas e rizomas de outras plantas, possui um dos menores picos glicêmicos – sendo assim, pode ajudar no tratamento de diabetes e no controle glicêmico.

Por conta disso, ela é uma ótima recomendação para quem procura por um chá para limpar o fígado, pois suas propriedades hipoglicêmicas reduzem os níveis de açúcar presentes no mesmo.

 

Chá de celidônia

Há dois tipos de celidônia – a chamada erva-da-verruga e a erva-da-mulher – e cada uma possui um efeito medicinal específico. A erva-da-verruga, como o nome sugere, é utilizada para o combate de verrugas, enquanto que a erva-da-mulher é usada principalmente para tratar conjuntivite.

Apesar de distintos, os dois tipos de celidônia podem ser usados para o tratamento e prevenção de doenças no fígado; além de melhorar o sistema imunológico e auxiliar na redução dos níveis de colesterol no organismo.

 

Chá de quebra pedra

Este é um chá que é popularmente usado para tratar pedra nos rins (por isso o nome quebra pedra).

Mas esse também é um chá rico em vitamina C e antioxidantes. Por conta disso, é ideal para o tratamento de doenças no fígado. O chá de quebra pedra também é capaz de aliviar sintomas de azia e melhorar a prisão de ventre.

 

Chá de gengibre

Muito comum, o chá de gengibre é geralmente usado para gripes e resfriados, pois suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a melhorar a garganta. No entanto, essas propriedades não ajudam apenas a garganta, como também o fígado.

O chá de gengibre, além de reduzir o colesterol, ajuda na eliminação de gordura acumulada no fígado. Por conta disso, contribui na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao órgão.

 

Chá de borututu

A raíz do borututu é popularmente usada para a produção de remédios, pois possui propriedades curativas e preventivas. O borututu é uma planta com propriedades desintoxicantes, antioxidantes e purificadoras, sendo muito útil contra problemas nos sistemas digestivo e urinário.

O chá feito com a raíz do borututu também é ideal para a limpeza do fígado e para o tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao órgão, como a cirrose e a hepatite. A recomendação é que o chá da raíz de borututu seja consumido de 15 a 30 minutos antes das refeições.

 

Chá de cardo mariano

O chá de cardo mariano, ou cardo leiteiro, consiste num composto de ervas cujas propriedades ajudam no combate de doenças relacionadas à bile e ao fígado. É um chá medicinal milenar, com registros de seu consumo que chegam a 2 mil anos atrás.

O chá possui efeitos antioxidantes capazes de regenerar as células do fígado e reduzir inflamações no órgão.

É um chá recomendado para pessoas que estejam tratando cirrose ou gordura no fígado – mas lembre-se de sempre consultar um médico para acompanhar o progresso do tratamento.


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor chá para limpar o fígado?

    O chá verde seria a melhor opção para limpar o fígado, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, outros chás – como o chá de boldo e o chá oolong – também são boas opções.

  • Existe alguma contraindicação ao consumir chás para limpar o fígado?

    Para a maioria dos chás que possuem propriedades capazes de limpar o fígado, não. Porém é necessário atentar-se para a possibilidade de reações alérgicas. O chá de hortelã-pimenta é um dos poucos com que é necessário tomar cuidado, pois pode afinar o sangue e trazer problemas de saúde futuros; por isso, procure sempre orientação médica antes de consumí-lo.

  • O chá de limão gelado é bom para limpar o fígado?

    É recomendado que se consuma o chá de limão ainda quente, pois isso aprimora suas propriedades de limpeza do fígado. No entanto, se a pessoa preferir, ele pode sim ser consumido gelado normalmente, desde que a pessoa tenha em mente que suas propriedades desintoxicantes não serão tão potentes como com ele quente.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/herbs-for-liver#3.-Green-tea https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4763469/#:~:text=Green%20tea%20is%20one%20of,fatty%20liver%20disease%20(NAFLD). https://www.healthline.com/nutrition/artichoke-benefits#TOC_TITLE_HDR_2 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697539/ https://www.healthline.com/nutrition/chicory-root-fiber#4.-May-support-weight-loss https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1126/berberine#:~:text=People%20most%20commonly%20use%20berberine,support%20many%20of%20these%20uses. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5384172/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas