Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para o pâncreas: veja 7 opções

Legenda: 
Chá para o pâncreas

Que alguns chás podem trazer uma série de benefícios para a saúde por conta de suas propriedades medicinais, a maioria das pessoas já sabe. Mas, você sabia que alguns tipos de chá podem trazer maiores benefícios para a saúde de uma parte específica do corpo? Um exemplo seriam chás que trazem benefícios principalmente para a saúde do pâncreas.

O pâncreas é um órgão que precisa de muita atenção, pois, se não for bem cuidado, pode trazer doenças que são muito difíceis de identificar rapidamente – como, por exemplo, o acúmulo de gordura no pâncreas ou mesmo o câncer de pâncreas. Pensando nisso, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com 7 opções de chá para o pâncreas que vão te ajudar a manter a saúde em dia!

 

Chás que fazem bem para o pâncreas

Chás que podem trazer benefícios para a saúde do pâncreas são, principalmente, aqueles que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de não apenas eliminar a gordura no pâncreas, mas também de desintoxicar o órgão, ajudando contra inflamações e irritações. Veja agora esta lista com algumas opções de chá que fazem bem para o pâncreas:

Chá verde

O chá verde é muito conhecido por suas propriedades medicinais poderosas: ele contém antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem ajudar contra problemas como o acúmulo de gordura no pâncreas e, a longo prazo, contra as chances de uma pessoa desenvolver o câncer de pâncreas.

Além disso, para o resto do organismo, o chá verde pode ajudar a melhorar a condição da pele, unhas e cabelos e, de forma menos perceptível, contra problemas como doenças do coração e alguns tipos de câncer. Também pode contribuir no emagrecimento.

Chá preto

O chá preto é outro tipo de chá muito conhecido por possuir propriedades medicinais e trazer uma série de benefícios para a saúde do organismo. Em relação ao pâncreas, o chá preto ajuda na prevenção do acúmulo de gordura e contra o câncer.

O chá preto também pode ajudar na memória, na digestão e em uma série de outras questões relacionadas ao corpo humano. No entanto, tome cuidado com o exagero – pois, se consumido em excesso, o chá preto pode dar problemas de dor de barriga. Isso acontece devido à grande quantidade de cafeína presente nesse chá.

Chá de gengibre

O chá de gengibre, assim como o chá verde, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar contra o possível desenvolvimento de câncer ou acúmulo de gordura no pâncreas. Ele também pode ajudar contra infecções e inflamações que possam acometer o órgão.

Para o resto do organismo, o chá de gengibre é muito conhecido por ajudar no tratamento de problemas como gripes e resfriados, além de ser eficaz contra tosses e melhorar a digestão.

Chá de camomila

A forma com que o chá de camomila contribui para a saúde do pâncreas é um pouco diferente dos outros tipos de chá já apresentados. Para o pâncreas, o chá de camomila pode ajudar reduzindo os níveis de açúcar presentes no organismo, previnindo problemas como a diabetes tipo 2.

Para o resto do corpo, o chá de camomila já é popularmente conhecido por melhorar a qualidade do sono, diminuindo o cansaço, o estresse e a insônia. Além disso, o chá de camomila possui propriedades anticâncer, o que, como o nome já diz, pode ajudar contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Chá de alecrim e sálvia

Esse é um chá que melhora a saúde do pâncreas devido às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, que podem ajudar a prevenir problemas como o câncer de pâncreas.

Além disso, o alecrim presente nesse chá possui um efeito que atua como uma espécie de relaxante muscular, o que pode ajudar a combater problemas como irritações na bexiga e, para outras partes do corpo, ajuda contra a insônia e o estresse.

Chá de cardo mariano

O chá de cardo mariano contém uma substância chamada flavonóide, que atua contra infecções e inflamações, além de ajudar a prevenir problemas como o acúmulo de gordura no pâncreas e o câncer de pâncreas.

Além disso, como o chá de cardo mariano possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ele pode ajudar no processo de rejuvenescimento das células do pâncreas e de produção de novas células.


Perguntas frequentes

  • O que é bom para limpar o pâncreas?

    Chás que sejam ricos em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias podem ajudar a limpar o pâncreas contra possíveis substâncias tóxicas, além de agir contra inflamações e infecções, prevenindo o acúmulo de gordura no pâncreas e o desenvolvimento de câncer de pâncreas.

  • O que é bom para fazer o pâncreas produzir insulina?

    Canela pode ser uma boa opção para fazer o pâncreas voltar à produção normal de insulina – sendo assim, uma recomendação seria o consumo do chá de canela.

  • Que chá é bom para dor no pâncreas?

    O chá de alecrim e sálvia é bom para aliviar sintomas de dor no pâncreas, pois o alecrim presente no chá possui efeitos de relaxamento muscular, o que pode ajudar contra dores e outros problemas que geram desconforto na região do pâncreas.

    Fontes

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3490023/

    https://www.healthline.com/nutrition/5-benefits-of-chamomile-tea

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4427290/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19425072/#:~:text=According%20to%20histological%20results%20obtained,stress%20in%20streptozotocin%2Dinduced%20diabetes.

    https://www.clinicalongevitta.com.br/conheca-duas-ervas-medicinais-que-podem-desintoxicar-o-pancreas/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas