Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Veja 5 chás que vão te ajudar a curar a ressaca

Legenda: 
Chá para ressaca

Quando vamos a alguma festa ou evento em que temos a chance de beber, é claro que algumas vezes podemos exagerar na dose e acabar nos arrependendo no dia seguinte. Isso porque acabamos sentindo uma ressaca daquelas, que pode se tornar uma grande inconveniência no resto do nosso dia.

Felizmente, existem alguns métodos que podem ajudar na cura da ressaca – seja a partir da alimentação, com comidas que são boas contra a ressaca, ou simplesmente bebendo um chá ou suco feito com frutas, ervas ou outros alimentos que têm propriedades capazes de amenizar os sintomas da ressaca.

Sabendo disso, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com 5 tipos diferentes de chá para curar ressaca, para que você tenha um pós-festa mais tranquilo!

 

Chás bons para curar a ressaca

Chás que podem ajudar a amenizar os sintomas da ressaca costumam ser aqueles com propriedades medicinais antioxidantes e anti-inflamatórias, ou que ajudem a combater algum efeito específico – como dores de cabeça e desidratação. Vejamos essa lista com alguns tipos de chá bons contra a ressaca:

Chá verde

O chá verde é um dos chás com efeitos medicinais mais conhecido, sendo utilizado para o tratamento de uma série de problemas de saúde. Para a ressaca o chá verde pode ajudar devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, podendo aliviar sintomas de dores de cabeça e de estômago, além de ajudar contra a fadiga e a desidratação.

O chá verde ainda pode ajudar de diversas outras formas, como, por exemplo, melhorando as funções do cérebro, prevenindo doenças como o Alzheimer e o Mal de Parkinson. Ele também pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é extremamente rico em antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a combater os processos que causam a ressaca. Além disso, ele pode aliviar sintomas de náusea e tontura, sendo um dos melhores tipos de chá para a cura da ressaca.

Ainda por conta de seus efeitos anti-inflamatórios, o chá de gengibre também pode ajudar a melhorar sintomas de dores de cabeça e dores de estômago, que também são causados pela ressaca.

Além de ajudar contra a ressaca, o chá de gengibre pode trazer diversos outros benefícios para a saúde do organismo – como a redução dos triglicérides, evitando o acúmulo de gordura no fígado e prevenindo doenças como a hepatite e a cirrose hepática.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é outro que pode ser uma boa opção contra a ressaca. Por se tratar de um chá rico em propriedades desintoxicantes, ele pode ajudar o fígado e os rins a eliminar o álcool do organismo, sendo eficiente tanto contra a ressaca, quanto contra possíveis doenças hepáticas e renais, a longo prazo.

O chá de hibisco pode ajudar também no emagrecimento, na redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea, na regulação da pressão arterial, na melhora contra problemas intestinais (como a prisão de ventre), entre diversos outros benefícios para a saúde.

Chá de hortelã

Assim como o chá de gengibre e o chá verde, o chá de hortelã é muito conhecido por suas fortes propriedades medicinais, além das propriedades energéticas que também estão presentes neste chá.

Contra a ressaca, o chá de hortelã pode ajudar a reduzir sintomas de dores de cabeça, dores de estômago, náusea e fadiga; agora, para o resto do organismo, o chá de hortelã ainda diminui sintomas de febre, gases intestinais, ansiedade e rinite, além de diversos outros benefícios para a saúde.

Chá de beterraba

A beterraba em si já é considerada um superalimento, que traz uma série de benefícios para a saúde do organismo. Ela pode ser consumida em saladas, sucos, chás e até mesmo bolos.

Sobre o chá de beterraba, especificamente, ele pode ajudar a aliviar uma série de sintomas da ressaca, tais quais fraqueza, náuseas e fadiga. Agora, para o resto do organismo, o chá de beterraba pode combater a anemia, doenças do coração, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde, sendo uma opção de chá que traz diversos benefícios para o organismo.

O ideal é evitar o exagero ao consumir bebidas alcoólicas, pois isso pode trazer uma série de problemas para a saúde. Por isso, beba com responsabilidade!


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor chá para a ressaca?

    O chá verde é uma das melhores opções para combater os efeitos da ressaca, pois suas propriedades desintoxicantes podem ajudar a eliminar qualquer vestígio do álcool na corrente sanguínea, além de ajudar contra a desidratação.

  • Posso tomar chá logo depois de beber?

    Sim, porém opte por chás que ajudam na desintoxicação e que tenham função digestiva – pois eles podem melhorar o funcionamento do fígado, evitando possíveis problemas hepáticos a longo prazo.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/best-hangover-foods

    https://www.afterdrink.com/best-tea-for-a-hangover/

    https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/cha-de-gengibre-para-que-serve-e-receita-para-curar-ressaca.ghtml

    https://oglobo.globo.com/ela/beleza/cha-de-hibisco-ajuda-curar-ressaca-reduzir-colesterol-18385931#:~:text=%C3%89%20bom%20para%20curar%20a,o%20equil%C3%ADbrio%20%E2%80%94%20diz%20a%20especialista.

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/best-hangover-foods https://www.afterdrink.com/best-tea-for-a-hangover/ https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/cha-de-gengibre-para-que-serve-e-receita-para-curar-ressaca.ghtml https://oglobo.globo.com/ela/beleza/cha-de-hibisco-ajuda-curar-ressaca-reduzir-colesterol-18385931#:~:text=%C3%89%20bom%20para%20curar%20a,o%20equil%C3%ADbrio%20%E2%80%94%20diz%20a%20especialista.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas