Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para rins inflamados: dê adeus à dor na hora de fazer xixi

Legenda: 
Chá para rins inflamados

Acordar bem humorado, trabalhar com ânimo e ainda ter disposição para um happy hour: uma rotina animada assim inclui uma vida sem sentir dor na hora de fazer xixi, ou em qualquer outro momento do dia – coisa difícil de acontecer, quando se tem inflamação nos rins. Mas com você não vai ser assim, porque o Que bem que faz está aqui para ajudar a combater esses problemas. E a dica é: beba chá para rins inflamados.

Os chás para inflamação nos rins são preparados com plantas medicinais fáceis de encontrar no mercado – ou seja, nem mesmo seu bolso vai doer na hora de comprar os ingredientes. Algumas ervas já são bem famosas, outras nem tanto, mas todas são altamente eficazes na prevenção e tratamento de inflamações renais e infecções urinárias.

Separamos 5 chás para desinflamar os rins bem fáceis e rápidos para você fazer. Entre eles está o chá de Quebra-Pedra, um dos mais famosos entre as bebidas terapêuticas para tratar doenças renais; mas, além dele, temos a Cana-do-Brejo, a Alfavaca, a Acariçoba e a Mil Folhas.

LEIA TAMBÉM:

 

Reconheça a inflamação nos rins

A dor na hora de fazer xixi é um sintoma claro de que algo está errado no organismo, mas não é o único. A ardência também pode estar te avisando que há uma inflamação nos rins, cálculo renal ou infecção urinária. No caso de pedras nos rins, a dor pode se apresentar mesmo em momentos em que você não quer ir ao banheiro. Fazer chá para desinflamar os rins é uma ótima opção para evitar esse desconforto.

Mas não esqueça que você precisa procurar um médico se estiver apresentando sintomas de rins inflamados: é a avaliação de um especialista que vai permitir um diagnóstico preciso. A partir daí, é só usar os chás para rins inflamados como bebidas terapêuticas para auxiliar no tratamento.

 

Aprenda a fazer chá para rins inflamados

1. Chá de Quebra-Pedra

Você já deve ter ouvido falar de chá de quebra-pedra. Ainda não? Então a gente vai te colocar por dentro do assunto agora mesmo. Essa é a bebida mais famosa entre as que auxiliam no tratamento renal. Especialmente quem já teve, ou tem, pedras nos rins, certamente conhece a receita desse chá para inflamação nos rins.

A quebra-pedra ajuda no combate às cólicas renais e à retenção de líquido, ajudando a fazer xixi com mais frequência. Atua também na eliminação do ácido úrico, uma substância que, em excesso, provoca fortes dores nas articulações.

Então, agora que você já conhece os benefícios dessa planta e sabe que ela resulta em um maravilhoso chá para rim inflamado, é só preparar a bebida quentinha para tratar o problema.

Modo de preparo do chá de quebra-pedra

Ferva 1 litro de água e, em seguida, adicione 20 gramas de quebra-pedra. Deixe a infusão repousar por 5 a 10 minutos em um recipiente fechado. Depois, coe e beba ainda morno, de preferência sem açúcar.

2. Chá de Cana-do-Brejo

E se estamos falando de problemas nos rins como inflamações ou a presença de pedras, temos que falar de chá de Cana-do-Brejo. Em todo o Brasil é possível encontrar essa planta para fazer chá para rim inflamado, porque ela é nativa de todos os cantos do país.

Muito usada para eliminar pedras nos rins e no tratamento de infecções urinárias, seu efeito diurético – aquele que leva a gente a fazer xixi mais vezes – é demonstrado em vários estudos. Além disso, a Cana-do-Brejo é muito bonita e, por este motivo, também é usada como planta ornamental.

Aprenda agora a fazer um chá para inflamação nos rins com Cana-do-Brejo que vai te ajudar a se livrar da dificuldade de urinar, das infecções urinárias e dos cálculos renais. E o melhor é que você pode usar tanto as folhas como a haste da planta para preparar a bebida!

Modo de preparar chá de Cana-do-Brejo

Coloque 1 litro de água no fogo e, quando levantar fervura, adicione 20 gramas de folha ou de haste da Cana-do-Brejo. Deixe a infusão no fogo por mais uns 10 minutos. Depois, coe e beba morno ou frio, conforme sua preferência.

3. Chá de Alfavaca

A Alfavaca é um ótimo antiinflamatório natural e, por isso, entra na lista dos chás para desinflamar os rins. Essa planta também é boa por sua ação diurética, evitando a retenção de líquido e, consequentemente, os inchaços desagradáveis e desconfortáveis.

Para fazer o chá para inflamação nos rins com essa planta, é possível usar as folhas secas ou frescas, a depender da facilidade que você tiver para encontrar a planta. O resultado é uma bebida muito aromática e boa para auxiliar no tratamento renal.

Modo de preparo do chá de Alfavaca

Ferva 300 ml de água e depois adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de Alfavaca. O ideal é ferver a água sem a erva junto, para o chá não amargar. Deixe a infusão repousar por cerca de 5 minutos; depois, é só servir.

4. Chá de Acariçoba

O nome diferente não deve te espantar: essa planta é muito eficaz no tratamento de problemas nos rins – então, se você está entre as pessoas que buscam um chá para desinflamar os rins, essa será uma boa escolha, pois a Acariçoba age no organismo como antiinflamatório e diurético naturais.

A planta tem outros benefícios, que ultrapassam o tratamento renal. Ela age, por exemplo, contra doenças do fígado e também tem efeito anti-reumático, e até ansiolítico. Faça um chá de Acariçoba e experimente uma bebida terapêutica incrível.

Modo de preparo do chá de Acariçoba

Coloque 10 gramas de um rizoma – aquela partezinha do caule da planta – em um litro de água e deixe ferver por cerca de 3 minutos. Espere o chá esfriar e beba.

5. Chá de Mil Folhas

Essa planta pode variar de nome, dependendo da região em que você mora. Por isso, vamos te dar uma colher de chá e revelar outros nomes populares da Mil Folhas, que também é uma das mais indicadas no tratamento de cálculos renais: ela pode ser encontrada pelo nome de atroveran, erva-de-carpinteiro, erva-de-cortaduras, erva-dos-carreteiros e mil-em-rama.

Um chá para rim inflamado preparado com Mil Folhas vai ajudar a combater as dores renais e combater as pedras nos rins. É que essa erva é diurética, antiinflamatória, cicatrizante e sua ação antisséptica combate as infecções urinárias. O chá é um pouquinho amargo, não vamos mentir; mas você vai tomar com muita satisfação, porque ele terá um efeito extraordinário na saúde dos seus rins.

Modo de preparo do chá de Mil Folhas

Coloque 1 litro de água para ferver e depois adicione 15 gramas de folhas secas da planta. Deixe a infusão repousar por cerca de 10 minutos. Antes de beber, coe o chá.

É bem simples preparar chás para inflamação nos rins, especialmente agora que você tem todas essas dicas. É só escolher uma das plantas medicinais, ou até mesmo utilizar todas elas – uma de cada vez, é claro!


Perguntas frequentes

  • 1. O que é bom para desinflamar rins?

    As plantas medicinais são usadas para preparar bebidas terapêuticas desde a antiguidade, e estudos comprovaram a eficácia dessas ervas como aliadas em tratamentos de saúde. Os chás para rins inflamados estão na lista das bebidas terapêuticas eficientes para tratar problemas renais.

  • 2. Quais são os chás para rins inflamados?

    Algumas plantas medicinais atuam no trato do aparelho urinário por serem antiinflamatórios naturais. Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

  • 3. Quais os sintomas de rins inflamados?

    A dor é um dos principais sintomas de que os rins podem estar inflamados; ela pode ocorrer na hora de fazer xixi ou em qualquer momento do dia. A ardência na hora de urinar também é outro sinal. Mais sintomas são: urina com sangue, urina com cheiro forte, urina muito amarela e febre.

  • 4. Qual a diferença entre infecção urinária e inflamação nos rins?

    Na infecção urinária ocorre comprometimento de pelo menos um dos rins. Há também a cistite, que é quando ocorre infecção na bexiga. A uretrite é um problema causado pela infecção na uretra e a pielonefrite é uma infecção renal.

    Fontes

    https://www.scielo.br/j/rbpm/a/DPnmQgJG3QGbqyncXq7ncHN/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Quebra%2Dpedra%20%C3%A9%20utilizada%20frequentemente,na%20elimina%C3%A7%C3%A3o%20de%20%C3%A1cido%20%C3%BArico

    http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_ufpr_bio_artigo_leonir_daniel.pdf

    https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/51600/1/f-01.pdf

    https://emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/cartilha_plantas_medicinais_menor.pdf

    https://hortodidatico.ufsc.br/mil-folhas/

    https://hortodidatico.ufsc.br/mil-folhas/

    https://www.prorim.org.br/blog-artigos/nefrite-a-inflamacao-causada-nos-rins/

    http://drcrippa.com.br/5-possiveis-causas-da-dor-ao-urinar/

    https://www.mdsaude.com/nefrologia/infeccao-urinaria/pielonefrite/

Fontes

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/DPnmQgJG3QGbqyncXq7ncHN/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Quebra%2Dpedra%20%C3%A9%20utilizada%20frequentemente,na%20elimina%C3%A7%C3%A3o%20de%20%C3%A1cido%20%C3%BArico http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_ufpr_bio_artigo_leonir_daniel.pdf https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/51600/1/f-01.pdf https://emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/cartilha_plantas_medicinais_menor.pdf https://hortodidatico.ufsc.br/mil-folhas/ https://hortodidatico.ufsc.br/mil-folhas/ https://www.prorim.org.br/blog-artigos/nefrite-a-inflamacao-causada-nos-rins/ http://drcrippa.com.br/5-possiveis-causas-da-dor-ao-urinar/ https://www.mdsaude.com/nefrologia/infeccao-urinaria/pielonefrite/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas