Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chás funcionais: conheça o poder dessa maravilha que vem da natureza

Legenda: 
Chás funcionais

Você tem conseguido viver longe do estresse, da dor de cabeça, das infecções, está sempre com muita energia e bem humorado e, aliado a tudo isso, tem emagrecido com mais facilidade? Então há grandes chances de você já ser um adepto dos chás funcionais! Sim, porque eles podem fazer maravilhas pela nossa saúde. Mas, se você ainda não conhece o impacto de uma boa xícara de chá funcional, então se prepare, porque o Que bem que faz vai te contar tudinho sobre as maravilhas das plantas medicinais.

E por que chá funcional? Exatamente por esses efeitos incríveis que eles exercem no organismo, prevenindo doenças. E tudo isso motivado pelas propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, calmantes, cicatrizantes e energéticas que as ervas usadas para preparar a bebida possuem.

A conta é bem simples de fazer. Está ansioso? Tem se sentido cansado e com insônia? Quer ter mais energia para cumprir as atividades diárias? Fez uma cirurgia, sofreu uma queimadura ou simplesmente quer manter a saúde em dia? Vai de chá funcional que não tem como errar a receita

LEIA TAMBÉM:

Tudo o que você precisa saber para fazer o chá perfeito

Tem pra todo gosto: conheça os três tipos de erva-cidreira

A doçura por trás do azedinho do chá de limão

 

Benefícios dos chás funcionais

Abrimos este artigo citando alguns problemas evitáveis quando aderimos aos chás funcionais; mas esses chás trazem muitos mais benefícios para a nossa saúde e vamos listar alguns deles.

- Aceleram o metabolismo

- Emagrecem

- Desintoxicam o organismo

- Previnem e tratam enxaqueca

- Evitam insônia

- Combatem o estresse

- Ajudam na cicatrização

- Dão energia

- Desincham o corpo

 

Melhores plantas medicinais para fazer chá funcional

As plantas para preparar chás funcionais são inúmeras – por isso, separamos especialmente algumas dessas bebidas para você conhecer.

Na nossa lista estão chá verde, chá de gengibre, chá de hibisco, chá preto, chá branco, chá mate, chá de maracujá, chá de camomila, chá de valeriana, chá de hortelã, chá de laranjeira, chá de erva-doce, chá de cavalinha, chá de arruda e chá de aroeira.

 

Como preparar chás funcionais e para quê eles servem

Aprenda agora como preparar chás funcionais e para quê serve cada um deles.

Chás funcionais para emagrecer

Os chás para emagrecer são muito famosos. Afinal, quem não quer ter um forte aliado na hora de perder peso, especialmente se for um alimento natural? As plantas medicinais utilizadas para fazer um bom chá detox produzem esse efeito no organismo porque têm ação termogênica – o que quer dizer que aumentam a temperatura do corpo e facilitam a queima de calorias – como o chá verde.

Outros exemplos de chá funcional para emagrecer são o hibisco e o gengibre. Essas ervas têm propriedades diuréticas – aquelas que nos fazem fazer xixi mais vezes, desinchando o corpo – e dão mais saciedade, nos ajudando a controlar o apetite e evitando que a gente saia comendo sem controle.

Chá verde

Ingredientes:

Modo de preparo

- Aqueça a água filtrada até levantar fervura;

- Adicione a erva do chá verde e tampe o recipiente;

- Deixe em infusão por cerca de 3 a 5 minutos;

- Coe e sirva.

Chá de hibisco, tangerina e canela

Ingredientes:

Modo de preparo

- Em uma panela pequena, coloque a água, a flor de hibisco, a canela em pau, as raspas e o suco de tangerina, e deixe ferver.

- Coe, adicione o FiberMais, mexendo simultaneamente à adição até a completa dissolução.

- Sirva a seguir.

Chá de Gengibre com limão e mel

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, coloque o gengibre, o mel e o limão, e aqueça brevemente.

- Acrescente a água quente e ferva por cerca de 3 minutos.

- Sirva.

Chá funcional para dar energia e disposição

Nem só de café vive nosso organismo na hora de despertar e ficar cheio de energia. Alguns chás funcionais atuam muito bem para dar mais disposição, por usarem plantas ricas em cafeína em seu preparo. E não é só isso: o chá preto, o chá branco e o chá mate, por exemplo, têm algumas propriedades que ajudam – e muito! – nossa saúde.

Com seus poderes antioxidantes e ricos em vitaminas e minerais, os chás funcionais para dar energia previnem doenças crônicas, ajudam a manter o coração saudável, melhoram a digestão, melhoram o sistema imunológico, retardam o envelhecimento e têm efeito antiinflamatório. É só benefício para a saúde!

Chá preto

Ingredientes:

Modo de preparo:

- Aqueça a água até ela começar a borbulhar;

- Adicione as folhas do chá preto;

- Aguarde de três a cinco minutos;

- Coe e sirva.

Chá branco

Modo de preparo

- Aqueça a água até que apareçam as primeiras bolhas. O ideal é que ela não entre em estado de ebulição. Desligue o fogo.

- Despeje a água quente na xícara e aguarde entre 3 e 5 minutos, até que a infusão aconteça por completo.

- Sirva.

Chá mate

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma leiteira, ferva a água, desligue o fogo e acrescente os sachês de chá. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos, tampado com um prato. Reserve.

- Em um liquidificador, coloque o chá já frio, o suco de limão, o mel e o FIBERMAIS, e bata rapidamente. Coloque em uma jarra e leve para gelar por cerca de 2 horas.

- Sirva com as rodelas de limão e o gelo.

Chá funcional anti-estresse

Os chás funcionais anti-estresse são um grande alívio nesse dia a dia agitado que levamos porque mandam para longe a ansiedade e, com isso, contribuem para um sono e uma alimentação melhor, melhoram nossa concentração, evitam aquele coração acelerado desconfortável e nos deixam mais animados.

A camomila e o maracujá estão entre os ingredientes para chás funcionais calmantes mais famosos para aliviar o estresse; e há também a valeriana, um pouco menos conhecida. Os três têm ação sedativa, que auxilia em todos os sintomas que já citamos e resultam em bebidas perfeitas para trazer saúde mental e nos deixar mais calmos.

Chá de maracujá

Ingredientes

Modo de preparo

- Misture a polpa do maracujá com a canela em um litro de água;

- Coloque no fogo e mexa até levantar fervura;

- Deixe no fogo por cerca de 10 minutos;

- Coe e sirva com açúcar ou adoçante.

Chá de camomila

Ingredientes

Modo de preparo

- Esquente a água até formar bolhas;

- Adicione a camomila no utensílio ou use um infusor;

- Espere por volta de 3 minutos antes de servir.

Chá de valeriana

Ingredientes

Modo de preparo

- Adicione a raiz da valeriana na água;

- Coloque no fogo até o ponto de fervura;

- Espere amornar e sirva.

Chá funcional para enxaqueca

Ninguém merece viver com enxaqueca. Isso nos deixa desanimados, sem contar o mal-estar que ela provoca – então, aposte no chá funcional para enxaqueca e se livre dessa dor de forma natural. As folhas para preparar esses chás atuam diretamente nas causas, como a sinusite, o período menstrual, ou algumas comidas que não caem muito bem e provocam o desconforto.

As gripes e resfriados também são problemas causadores da dor de cabeça e algumas plantas medicinais evitam isso, como a erva-doce e a laranjeira. No caso da laranjeira, tem também a vitamina C para contribuir.

Chá de hortelã

Ingredientes

Modo de preparo

- Lave as folhas de hortelã com cuidado;

- Aqueça a água filtrada até levantar fervura;

- Adicione a hortelã e tampe o recipiente e deixe repousar por 5 minutos;

- Sirva com mel.

Chá de laranjeira

Ingredientes

Modo de preparo

- Aqueça a água até levantar fervura;

- Adicione as folhas de laranja;

- Tampe e abafe por 5 minutos;

- Coe, adoce com mel e beba.

Chá de erva-doce

Ingredientes

Modo de preparo

- Coloque a água no fogo até levantar fervura;

- Adicione a erva-doce seca;

- Tampe o recipiente e espera por cerca de 5 minutos;

- Coe e beba com açúcar ou mel.

Chá funcional cicatrizante

A ação antiinflamatória e as propriedades antioxidantes de alguns chás funcionais fazem deles um cicatrizante perfeito. O chá para cicatrização evita infecções e acelera o processo de regeneração da pele, e é isso que faz dele um importante remédio para cicatrizar cirurgias, feridas e queimaduras.

A cavalinha, por exemplo, tem um poder antiinflamatório incrível. A arruda e a aroeira também entram nessa lista com suas ações antibacteriana e antiinflamatória. A aroeira, inclusive, tem um efeito impressionante na cicatrização do útero, pois possui propriedades antibióticas e antissépticas. Então, se o que você quer é um chá para cicatrizar, vamos te dar as receitas.

Chá de cavalinha

Ingredientes

Modo de preparo

- Aqueça a água até começar a formar as primeiras bolhas;

- Acrescente o talo seco de cavalinha e mexa bem;

- Tampe a caneca e deixe de molho por 5 minutos;

- Coe numa xícara e sirva.

Chá de arruda

Ingredientes

Modo de preparo

-Adicione a arruda na água quente;

- Deixe repousar por cerca de 15 a 20 minutos;

- Coe o chá e beba em seguida.

Chá de aroeira

Ingredientes

Modo de preparo

- Aqueça a água até formar as primeiras bolhas;

- Adicione as folhas de aroeira;

- Espere a infusão por 5 minutos e sirva.

Ficou claro que beber chá funcional só vai fazer bem para a saúde, né? São tantos os benefícios das plantas medicinais que apostar nelas é certeza de acertar. Da dor de cabeça até a perda de peso, uma caneca de chá vai surtir um efeito gigante no organismo – além de serem deliciosos!


Perguntas frequentes

  • 1. O que são chás funcionais?

    São chamados de funcionais os chás preparados com ervas que possuam propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, calmantes, cicatrizantes e energéticas, e que previnam doenças.

  • 2. Qual o melhor chá funcional?

    São muitas as plantas medicinais que resultam em chás funcionais. Entre os chás funcionais estão: chá verde, chá de gengibre, chá de hibisco, chá preto, chá branco, chá mate, chá de maracujá, chá de camomila, chá de valeriana, chá de hortelã, chá de laranjeira, chá de erva-doce, chá de cavalinha, chá de arruda e chá de aroeira.

  • 3. Quais os benefícios dos chás funcionais?

    Além de prevenirem doenças crônicas, os chás funcionais aceleram o metabolismo, emagrecem, desintoxicam o organismo, previnem e tratam enxaqueca, evitam insônia, combatem o estresse, ajudam na cicatrização, dão energia e disposição e desincham o corpo.

    Fontes

    http://repositorio.uricer.edu.br/bitstream/35974/168/1/Giseli%20Moresco.pdf

    file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/226-Texto%20do%20Artigo-1063-1-10-20160625%20(1).pdf

    https://www.scielo.br/j/qn/a/CHhqMPvgfDyKcv9XD3HSBsc/?lang=pt

    https://www.scielo.br/j/rn/a/B3MVM7CN5B8ShF9dVWNLPkb/abstract/?lang=pt&format=html

    https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30879/5/Ch%C3%A1VerdePropriedades.pdf

    https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf

    https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf

    http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000560.pdf

    https://www.healthline.com/health/anxiety

    https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=192

    https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits#TOC_TITLE_HDR_9

    https://www.healthline.com/nutrition/white-tea-benefits

    https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564

Fontes

http://repositorio.uricer.edu.br/bitstream/35974/168/1/Giseli%20Moresco.pdf

file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/226-Texto%20do%20Artigo-1063-1-10-20160625%20(1).pdf

https://www.scielo.br/j/qn/a/CHhqMPvgfDyKcv9XD3HSBsc/?lang=pt https://www.scielo.br/j/rn/a/B3MVM7CN5B8ShF9dVWNLPkb/abstract/?lang=pt&format=html https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30879/5/Ch%C3%A1VerdePropriedades.pdf https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/plantas-medicinais-utilizadas-no-municipio-de-palmeira-das-missoes-rs.pdf http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000560.pdf https://www.healthline.com/health/anxiety https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=192 https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits#TOC_TITLE_HDR_9 https://www.healthline.com/nutrition/white-tea-benefits https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/viewFile/6300/3564

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas