Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

10 chás para cistite para fazer xixi sem sentir dor

Legenda: 
Chá para cistite

Dificuldade e dor na hora de fazer xixi? Isso pode ser cistite, um problema causado por uma infecção urinária. E aí, se realmente ficar confirmado o diagnóstico, a primeira atitude é seguir as orientações médicas. A segunda é simples e pode ser muito eficaz: beba bastante água, sempre, e também pode ser uma boa ideia tomar chás de algumas plantas que podem te ajudar a tratar essa inflamação.

Que as plantas medicinais resultam em remédios naturais maravilhosos você já sabe, né? Desde a antiguidade que se usa ervas para fazer preparados para tratar várias doenças. Inclusive, nos últimos anos tem crescido o número de pesquisas sobre os benefícios do uso das plantas medicinais.

Obviamente não dá para listar todas as ervas existentes – mas, aquelas usadas para preparar chá natural para cistite, pode ficar tranquilo que você conhecerá agora.

Mas, calma aí. Antes disso, deixa a gente te contar direitinho o que é cistite, as causas e sintomas dessa doença que tem as mulheres como alvos favoritos. Depois, é só copiar as receitas de chá para amenizar a cistite e se livrar desse mal.

LEIA TAMBÉM:

 

Mulheres, fiquem atentas

As mulheres, especialmente, precisam ficar atentas aos sintomas da cistite e isso é comprovado através de estudos. E se a idade está entre 20 e 60 anos, os cuidados devem ser mais intensos. Olhem só esses números: Pesquisas indicam que, todos os anos, ao menos 10% das mulheres são atingidas por cistite. São números preocupantes, mas dá para aliviar um pouco a situação fazendo um bom chá para cistite caseiro. Fique atenta, então, aos sintomas:

Sintomas de cistite

1. Dificuldade de fazer xixi que pode ser acompanhada de dor;

2. Fazer xixi mais vezes que o normal;

3. Presença de sangue na urina;

4. Dor na região da púbis (aquela área abaixo da barriga que fica recoberta por pelos);

5. Dor nas costas.

 

Pare de prender o xixi agora!

As pessoas que costumam prender o xixi estão fazendo errado, e precisam parar com esse hábito urgentemente. Isso pode fazer muito mal para o trato urinário do seu corpo e é uma das principais causas da cistite. Então, está muito ocupado e não quer parar o que está fazendo? Pense no seu bem estar: pare tudo agora e vá já fazer xixi!

 

Fique de olho em outras causas da cistite

Tudo bem! Ficar segurando o xixi não é a única causa da cistite. Por isso é importante saber que outro fator que desencadeia o problema é a atividade sexual frequente. Calma gente! Isso não significa que você terá que deixar de ter uma vida sexual ativa; só fique atento e, caso apareçam sintomas da doença, trate sempre com acompanhamento médico.

Outra coisa: cuidado no uso frequente de pomadas, cremes, géis e sprays utilizados na hora da relação sexual. Os chamados espermicidas também podem provocar esse problema, que causa tanto desconforto.

Tem mais uma coisinha para prestar atenção: mudanças na flora intestinal e a utilização de antibióticos são mais alguns fatores causadores dessa inflamação chata.

 

Melhores chás para te ajudar com os sintomas da cistite

A pergunta que não quer calar é: qual chá que é bom para minimizar os sintomas da cistite? O Que bem que faz agora vai te ensinar quais são os melhores chás para esse fim e, claro, mostrar como prepará-los. Vamos te dar 10 opções de chás: pata-de-vaca, guabiroba, jurubeba, murta, java, uva-ursina, cavalinha, cabelo de milho, quebra-pedra e erva-santa-luzia.

Chá de pata-de-vaca

Essa planta é ótima para preparar chá para cistite caseiro. E, de quebra, ainda vai ajudar a tratar de cálculos renais – ou seja, um verdadeiro alívio para o trato urinário.

Como fazer

Adicione 1 colher de sobremesa de folhas picadas de pata-de-vaca, em 150 ml de água e deixe ferver por 3 minutos e está pronto. Beba 1 xícara, 3 vezes ao dia. De preferência, a primeira xícara deve ser tomada em jejum; as outras podem ser antes das principais refeições.

Chá de guabiroba

É um chá para cistite aguda muito eficaz. Tem uma ação que combate micróbios e também é diurético, ajudando a evitar a retenção de líquido. A uretrites – que são infecções na uretra, o canal por onde passa a urina – também são facilmente tratadas com chá de guabiroba.

Como fazer

Coloque 1 colher de sobremesa (2g) em 150 ml de água fervente e desligue o fogo, deixando a infusão agir enquanto amorna. Tomar 1 xícara, 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de jurubeba

É mais um tipo de chá para cistite com efeitos maravilhosos. Além disso, é um ótimo cicatrizante e se encaixa na lista de diuréticos, o que é mais uma vantagem para o trato urinário.

Como fazer

Ferva por 10 minutos a mistura de 1 litro de água com 20 gramas de folhas da jurubeba. Beba de 1 a 5 xícaras de chá para cistite após as refeições.

Chá de murta

É um chá bom para cistite e para uretrites. Significa que as infecções da bexiga e uretra passarão longe de você, ou serão curadas com maior rapidez. Tem ação antibacteriana e antiespasmódica, o que quer dizer que as dores também serão facilmente combatidas.

Como fazer

Prepare uma infusão com 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas, picadas, em 1 xícara de água fervente. Beba 1 xícara 3 vezes ao dia.

Chá-de-Java

É um chá caseiro bom para cistite – ou qualquer outro problema do trato urinário, como uretrites, infecções urinárias e pedras nos rins.

Como fazer

Ferva 1 litro de água e depois adicione 6 a 12 gramas de folhas secas. Coloque a infusão para repousar por 10 a 15 minutos. Coe antes de beber. Beba o chá de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de uva-ursina

Inflamações no rins, bexiga e uretra encontram tratamento eficaz com esse chá caseiro bom para cistite. Isso porque ele tem ação antimicrobiana, diurética e anti-inflamatória.

Como fazer

Coloque 50 a 60 gramas de folhas de uva-ursina para ferver em 1 litro de água por 15 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, coe e beba de 3 a 4 xícaras todos os dias enquanto durar o problema.

Chá de cavalinha

Essa planta medicinal, além da ação anti-inflamatória, ajuda a combater edemas. Tem ação antimicrobiana e diurética, sendo, portanto, um chá que é bom para cistite.

Como fazer

Aqueça 200 ml de água filtrada até começar a formar as primeiras bolhas. Adicione 1 colher de sopa de talo seco de cavalinha e mexa bem. Tampe a caneca e deixe de molho por 5 minutos. Coe numa xícara e sirva. Beba de 2 a 3 vezes por dia.

Chá cabelo de milho

A dificuldade para fazer xixi causada pela cistite vai acabar, graças a esse chá natural para cistite. Aliás, o remédio natural também auxilia no tratamento de inflamações nos rins, bexiga e infecções urinárias.

Como fazer

Coloque 1 colher de sopa do extrato seco de cabelo de milho para ferver em 250 ml de água. Tire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e coe. Beba o chá até três vezes por dia.

Chá de quebra-pedra

É uma erva muito útil para cuidar do trato urinário, sendo um ótimo chá para tratar cistite e pedras nos rins. Então, é só aprender a preparar e cuidar para que o problema desapareça.

Como fazer

Coloque 1 colher de sopa de folhas de quebra-pedra em um recipiente e adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Espere amornar, coe e beba de 2 a 3 vezes ao dia, por uma semana.

Chá de erva-santa-luzia

É um ótimo chá para aliviar a cistite e as dores que ela causa na bexiga. Também pode ser utilizado para tratar infecções urinárias.

Como fazer

Coloque 500 ml de água para ferver com 1 colher de sopa do chá de erva-santa-luzia. Após ferver, desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.

Lembrando que é muito importante consultar seu médico em caso de sintomas. Também é bom consultá-lo quanto ao uso frequente dessas ervas medicinais, pois sabemos que algumas pessoas são mais sensíveis e devem consumir sempre com moderação.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para melhorar os sintomas da cistite?

    A lista contém 10. São eles: pata-de-vaca, guabiroba, jurubeba, murta, java, uva-ursina, cavalinha, cabelo de milho, quebra-pedra e erva-santa-luzia.

  • 2. Por que esses chás são bons?

    Eles têm ação antimicrobiana, anti-inflamatória e atuam no combate a doenças do trato urinário, como a cistite, a infecção urinária e inflamações nos rins, bexiga e uretra.

  • 3. Quais os sintomas da cistite?

    Os sintomas de cistite são dificuldade de fazer xixi, que pode ser acompanhada de dor; fazer xixi mais que o normal; presença de sangue na urina; dor na região da púbis (aquela área abaixo da barriga que fica recoberta por pelos); dor nas costas.

  • 4. Quais as causas da cistite?

    Uma das principais causas da cistite é ficar segurando o xixi. As outras são atividade sexual frequente (sensibilizando o local do canal urinário) e o uso frequente de pomadas, cremes, géis e sprays utilizados na hora da relação sexual. Os chamados espermicidas também podem provocar esse problema, assim como mudanças na flora intestinal e a utilização de antibióticos.

     

Referências

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1046555/femina-2019-4711-824-830.pdf https://www.scielo.br/j/reeusp/a/d97pnbWmRCT9Mp9Bj6KKhcB/?format=pdf&lang=pt https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750893017.pdf https://www.scielo.br/j/ramb/a/sWyCf86BdcR5vQMnBPmSqzQ/?lang=pt&format=pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas