Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Aprenda 10 chás para cólica menstrual e se livre da dor

Legenda: 
Chás para cólica menstrual

Todos os meses é a mesma coisa. A menstruação chega, e não vem sozinha – como companhia, ela traz a tão indesejada cólica. Mas, respira fundo só por um instante e presta atenção nessa informação: essa dor insuportável que te tira do sério pode ser evitada ou curada com uma receita simples de chá para cólica menstrual.

É isso mesmo que você está lendo. Sabe aquela receitinha de chá para cólica caseiro que a vovó já usava e você não levava muito a sério? Pois ela funciona mesmo. E se você não aprendeu com os conselhos da avó, não se preocupe: a gente te ajuda com isso e te dá dicas de como preparar os melhores chás para acalmar a cólica menstrual.

Coloque na sua lista de compras as seguintes plantas medicinais para preparar os melhores chás para cólica menstrual: poejo, arruda, pitangueira, alfavaca, macela, sálvia-da-gripe, jurubeba, funcho, espinheira-santa e tansagem. Também dá para cultivar essas ervas no quintal de casa, para facilitar a sua vida – e, se você mora em apartamento, pesquise como fazer um pequeno jardim vertical no terraço ou na sala. Vai ficar lindo e ainda te garantir remédios naturais à mão sempre que quiser.

LEIA TAMBÉM:

 

Cólica menstrual: fique atenta

A cólica no período menstrual atinge a maioria das mulheres e é provocada pela contração uterina que ocorre durante a menstruação – por isso, é considerada bem normal (pelo menos por quem não sente). Nesse caso, a dor é classificada como primária e não representa riscos à saúde da mulher. Então, basta tomar um chá para cólica abdominal e esperar um pouquinho, que logo você estará livre da dor.

O "fique atenta" é porque existem outros fatores que desencadeiam a cólica e eles precisam de muita atenção e acompanhamento médico. A dor pode ser sinal de que existe uma endometriose, um mioma, inflamações no útero ou ovários e até problemas com o DIU (para quem usa o contraceptivo). Para esses casos, vá ao médico para descobrir o problema e tratá-lo. E pode continuar com o hábito de preparar uma boa receita de chá para cólica menstrual caseiro, que vai te fazer bem.

 

Como preparar chá para cólica menstrual

Como dissemos no começo, quem perdeu as receitas da vovó não precisa se afligir. É para isso que o Que bem que faz existe, para te dar essa força. Por isso, te ensinaremos agora a preparar os 10 melhores chás para cólica menstrual caseiros.

Chá de poejo

Ingredientes

Modo de preparo

Para preparar esse chá para cólica menstrual, coloque as folhas de poejo em um recipiente, adicione a água fervente e tampe. Deixe a infusão repousar de 5 a 10 minutos, espere ficar morno, coe e sirva.

Chá de arruda

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as folhas de arruda em uma xícara ou caneca, adicione a água fervente e tampe. Espere de 15 a 20 minutos. Em seguida, coe e sirva.

Chá de pitangueira

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as folhas de pitanga em um recipiente e despeje a água fervente. Tampe e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Depois, basta coar e beber.

Chá de alfavaca

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água no fogo e quando começar a borbulhar adicione as folhas de alfavaca. Tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.

Chá de macela

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione as flores secas de macela na água fervente. Desligue o fogo e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Beba 3 vezes ao dia.

Chá de sálvia

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e quando estiver borbulhando adicione a sálvia. Deixe a mistura abafada por 10 minutos, depois coe e sirva.

Chá de jurubeba

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a jurubeba no fogo com a água e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe 10 minutos descansando. Coe e beba o chá.

Chá de funcho

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o funcho em um recipiente, adicione o funcho e tampe. Deixe a mistura descansar por 10 a 15 minutos, coe e beba.

Chá de espinheira-santa

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as folhas secas de espinheira-santa em uma vasilha e adicione a água fervente. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Coe e beba morno.

Chá de tanchagem

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro coloque a água para ferver e depois adicione as folhas de tanchagem para fazer o chá para cólica menstrual. Deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Depois de morno, coe e beba até 3 xícaras por dia.

 

Mais dicas para se livrar da cólica menstrual

Os chás para cólicas menstruais vão aliviar a dor e permitir que você tenha qualidade de vida também nesse período. Alie aos chás essas dicas que vamos dar agora para se livrar da dor.

- Pratique atividade física rotineiramente;

- Coloque uma bolsa de água quente na região o abdome durante a dor;

- Se hidrate.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para cólica menstrual?

    Os melhores chás para cólicas são os preparados com poejo, arruda, pitangueira, alfavaca, macela, sálvia-da-gripe, jurubeba, funcho, espinheira-santa e tanchagem.

  • 2. Como preparar chá para cólica menstrual?

    A maioria dos chás são feitos por infusão. Basta colocar as ervas em um recipiente e adicionar água fervente, deixar repousar por alguns minutos e pronto. Mas, há algumas receitas em que as plantas vão ao fogo junto com a água; portanto, o melhor é seguir a receita.

  • 3. O que é cólica menstrual?

    A cólica no período menstrual é provocada pela contração uterina que ocorre durante a menstruação, por isso é considerada bem normal. Nesse caso, a dor é classificada como primária e não representa riscos à saúde da mulher. Outros fatores também podem desencadear a cólica, como endometriose, mioma, inflamações no útero ou ovários e até problemas com o DIU.

     

Referências

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf https://bvsms.saude.gov.br/colicas-menstruais/ https://www.scielo.br/j/rbpm/a/ffw7XqBxptzy3d3LLngZWcK/?format=pdf&lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas