Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

5 chás para coração acelerado

Legenda: 
Chás para coração acelerado

Você alguma vez já sentiu o coração acelerado antes de fazer uma entrevista de emprego ou uma prova importante? É provável que sim. Não é à toa que dizem que o coração é o órgão das emoções: o que fazemos ou sentimos afeta diretamente o comportamento desse órgão tão importante. Sentir alterações no coração antes ou depois de alguma situação de estresse, ansiedade ou esforço físico é perfeitamente normal. Contudo, se a aceleração não vem acompanhada de nenhuma dessas condições, é preciso estar atento, pois algo pode estar acontecendo e é importante consultar um médico!

Se você anda estressado ou ansioso, sempre sentindo o coração acelerado, esse artigo é para você! Hoje nós preparamos algumas dicas de chás para coração acelerado que vão ajudar a relaxar e diminuir a frequência dos batimentos cardíacos. Além disso, você vai entender um pouco mais sobre o coração e as causas pelas quais ele acelera.

 

O que é o coração?

O coração é um músculo que funciona como uma espécie de bomba que filtra e distribui o sangue para todas as partes do corpo com a ajuda das veias. A união entre coração e veias forma o sistema cardiovascular.

Apesar de ser um dos órgãos mais importantes do corpo, o coração é relativamente pequeno: ele tem, mais ou menos, o tamanho de um punho fechado, e em adultos pesa cerca de 300 gramas. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue no corpo. Todo esse sangue é filtrado e bombeado a cada minuto, resultando em uma capacidade de filtragem de em média 70 mil litros de sangue por dia. Impressionante, né?

Todo esse sangue é filtrado e bombeado para o corpo a cada minuto, o que resulta em uma capacidade de filtragem de mais de 9 mil litros de sangue por dia.

 

Como reconhecer o coração acelerado?

Os batimentos cardíacos variam muito ao longo do dia. Fatores como alimentação, estado emocional, sono, medicamentos e atividade física e mental podem deixar o coração acelerado. Mas, em geral, o coração de um adulto saudável bate de 50 a 90 vezes por minuto.

O aceleramento do coração, também conhecido como taquicardia, acontece quando o coração passa de 100 batidas por minuto. Isso ocorre em contextos em que o corpo precisa de mais oxigênio para reagir a situações de perigo com mais agilidade. Quando o coração está acelerado é comum sentir falta de ar, tontura, vibração no peito e outros sintomas.

 

Quais as causas do coração acelerado?

Para te ajudar a identificar alguns possíveis motivos pelos quais o seu coração está acelerado, procure observar em quais situações isso acontece. Vários motivos podem deixar o coração acelerado, entre eles: tomar bebidas com muita cafeína, ansiedade, estresse, tomar bebidas alcoólicas, fumar… Às vezes, algumas pequenas mudanças de hábitos podem te ajudar a diminuir a incidência do coração acelerado.

O coração acelerado começa a ser uma preocupação quando não está associado a um fator determinante, como em situações de relaxamento e repouso. Se há dor no peito, tontura e falta de ar, é recomendado procurar um médico especializado para que a causa do coração acelerado seja identificada com precisão.

 

Chás para o coração acelerado

Se seu coração está acelerado por conta de fatores emocionais, consumir chás relaxantes podem ajudar a diminuir a frequência cardíaca e aumentar a sensação de bem estar. Por isso, nós preparamos para você uma seleção de 5 chás para o coração acelerado. Confira!

Chá para o coração acelerado: camomila

Feito de uma flor que se assemelha muito à margarida, o chá de camomila é o queridinho quando se fala em bebida para relaxar. Suas propriedades calmantes ajudam a promover o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que contribuem para a aceleração do coração. A camomila ainda é rica em minerais como cálcio, ferro, magnésio, e vitaminas do complexo B. Além de servir como chá para o coração acelerado, o chá de camomila ajuda a aliviar cólicas menstruais e a estabilizar o nível de açúcar no sangue.

Chá para o coração acelerado: passiflora

A passiflora, também conhecida como flor de maracujá, é uma planta medicinal com propriedades calmantes e soníferas. A planta é recomendada para pessoas ansiosas e estressadas, pois ajuda a relaxar os músculos, provocando uma sensação prolongada de bem-estar. Esse chá para coração acelerado também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, fator determinante para a saúde do coração, e ajudar a regular a pressão arterial.

Chá para o coração acelerado: valeriana

O chá de valeriana é um excelente chá para o coração acelerado, pois ele tem substâncias calmantes que ajudam a reduzir a frequência dos batimentos. Ele é recomendado a pessoas ansiosas e estressadas, pois ajuda a relaxar o corpo e melhora a qualidade do sono.

Chá para o coração acelerado: lavanda

A lavanda é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades calmantes. Seu chá possui substâncias que atuam no sistema nervoso, proporcionando sensação de relaxamento e prazer. A planta pode ser utilizada como chá para coração acelerado por ser calmante e promover melhora no humor, atuando contra o estresse e a ansiedade.

Chá para o coração acelerado: erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal que além de conter um aroma delicioso, possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Sua infusão pode ser utilizada como chá para o coração acelerado por relaxar, melhorar a qualidade do sono e combater o estresse e a ansiedade. Além de que alivia dores de cabeça e ajuda na digestão.

Para as melhores dicas de como preparar um chá, é só conferir o nosso guia mais do que esperto. E para mais informações como essa, acompanhe as publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • O que fazer para acalmar o coração acelerado?

    Deitar-se em posição relaxante, inspirar e aspirar o ar profundamente por pelo menos cinco vezes pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca. Caso os sintomas persistam, procure um médico.

  • O que pode ser quando o coração está acelerado?

    Há muitos motivos pelos quais o coração pode estar acelerado. Geralmente está associado a situações de ansiedade, estresse ou prática de atividade física de alto impacto. O ideal é procurar um médico para que o seu caso seja avaliado com precisão.

  •  

    O que deixa o coração acelerado?

    Alguns hábitos contribuem para o surgimento de taquicardia, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de bebidas estimulantes como alguns chás, café e energéticos, além de situações de grande intensidade emocional.

    Fontes

    https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack/warning-signs-of-a-heart-attack

    https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/heart-disease/symptoms-causes/syc-20353118

    https://www.cdc.gov/heartdisease/about.htm

    https://drauziovarella.uol.com.br/corpo-humano/coracao/#:~:text=O%20cora%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20uma%20esp%C3%A9cie,250g%20e%20300g%20nos%20adultos

    https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3612440/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas