Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

10 chás para diabetes para melhorar a qualidade de vida dos diabéticos

Legenda: 
Chás para diabetes

Quem tem diabetes sabe o quanto a vida pode se tornar complicada. É um tal de não come isso, não come aquilo... Sem contar que a doença é muito séria e, em casos mais graves, pode resultar até na amputação de membros e cegueira.

Mas os chás para diabetes podem ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, mesmo convivendo com a doença. E o Que bem que faz, que sabe que você é uma pessoa que se cuida, resolveu te dar uma mãozinha nesses cuidados e indicar algumas receitas para facilitar!

Uma informação importante aqui é saber por que os chás para diabetes são eficazes, e isso a gente também trata de te explicar. Existem duas propriedades das plantas medicinais que agem diretamente no tratamento da doença: são os antioxidantes e os hipoglicemiantes. Achou que complicamos? Então vamos explicar um pouco mais.

LEIA TAMBÉM:

 

O que são antioxidantes?

Existem moléculas no nosso organismo que são pura proteção: os antioxidantes. Eles são como soldados fortes usando escudos poderosos para combater os radicais livres. Os radicais livres são grandes inimigos quando seus níveis estão muito altos. Esse excesso acaba provocando doenças crônicas e a diabetes é uma delas. Porém, quando nos prevenimos e bebemos chá para diabetes baixar – que, como já foi dito, são ricos em antioxidantes – deixamos o organismo mais protegido contra a doença.

 

O que é propriedade hipoglicemiante?

A diabetes é o aumento dos níveis de açúcar no sangue (a glicemia), o que é classificado como hiperglicemia. Quando ingerimos chá para baixar a diabetes, ele promove um efeito hipoglicemiante, que nada mais é que a redução do açúcar no sangue. Com a glicose nos níveis ideais fica mais fácil controlar a diabetes e evitar as complicações da doença.

Ficou mais fácil agora entender por que chá para diabetes tem benefícios e é eficiente no tratamento do problema e alívio dos sintomas dele? Que bom! Então, vamos agora conhecer os melhores chás para diabetes.

 

Melhores chás para diabetes

Uma xícara de chá para controlar a diabetes, duas a três vezes por dia, pode fazer maravilhas na sua vida. Os melhores são feitos com insulina vegetal, pata-de-vaca, marcela, pitangueira, quebra-pedra, mastruço, guabiroba, jurubeba, arnica-do-mato e salsaparrilha.

Lembrete: procure sempre a orientação de um médico para o tratamento da diabetes.

Chás para diabetes

1. Insulina vegetal - é muito usado popularmente como remédio por seu potencial antioxidante e hipoglicemiante, capaz de baixar os níveis de açúcar no sangue e ajudar no tratamento da diabetes.

Modo de preparar

Leve ao fogo 2 colheres de sopa de insulina vegetal em 1 litro de água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe o chá repousar por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

2. Pata-de-vaca - está entre os chás para diabetes mais citados – e de novo isso acontece por conta dessa ação maravilhosa chamada hipoglicemiante, que faz a glicose baixar e ficar em níveis adequados para a saúde.

Modo de preparar

Coloque 1 colher de sobremesa de folhas picadas de pata-de-vaca em 150 ml de água e leve ao fogo para ferver por 3 minutos. Beba 1 xícara, 3 vezes ao dia.

3. Marcela - é mais uma planta medicinal que aparece entre as ervas estudadas, apontando sua eficácia no tratamento da diabetes. Com a marcela você tem um bom chá para diabetes baixar e, de quebra, vai ganhar um remédio para pressão alta e colesterol.

Modo de preparar

Coloque 10 gramas de folhas secas de marcela em um recipiente e adicione 1 litro de água fervente. Coe e beba de 3 a 4 xícaras ao dia.

4. Pitangueira - é um chá bom para diabetes e para muitas outras coisas. A pitangueira também atua no tratamento de diarreia, é digestiva, diurética (que acaba com a retenção de líquido), fortificante e ainda combate as cólicas menstruais.

Modo de preparar

Coloque 3 gramas (1 colher de sopa) em uma xícara e adicione 150 ml (1 xícara de chá) de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

5. Quebra-pedra - é uma erva muito famosa por tratar pedras nos rins, mas ajuda em muitas outras doenças. É, por exemplo, um chá para controlar a diabetes muito bom, porque também tem efeitos hipoglicemiantes.

Modo de preparar

Adicione 30 a 40 gramas da planta fresca (ou 10 a 20 gramas da planta seca) em 1 litro de água, e coloque para ferver por 10 minutos. Beba 1 xícara do chá 3 vezes por dia. Se preferir, coloque na geladeira e beba gelado.

6. Mastruço - os sintomas da diabetes serão aliviados se o chá para diabetes caseiro de mastruço fizer parte da sua vida. E tem mais algumas vantagens ao beber este chá, como acabar com a retenção de líquido, combater tosse e bronquite e tratar anemia.

Modo de preparar

Coloque 1 colher de sopa (3 gramas) de folhas de mastruço em um recipiente e adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Beba 1 xícara, duas vezes por dia, antes das principais refeições.

7. Guabiroba - outro chá bom para diabetes é o feito com guabiroba, porque ele ajuda a baixar a glicose do organismo. Mas também é muito bom para tratar problemas do trato urinário como cistite, inflamações nos rins e baixar as taxas de triglicerídeos – portanto, é um chá para diabetes e triglicerídeos.

Modo de preparar

Coloque 1 colher de sobremesa (2g) em 150 ml de água fervente e desligue o fogo deixando a infusão agir enquanto amorna. Tomar 1 xícara, 2 a 3 vezes ao dia.

8. Jurubeba - uma boa xícara de chá para diabetes feito com jurubeba vai te ajudar a lidar com alguns dos sintomas da doença. A erva também tem efeitos contra a prisão de ventre, anemias, inflamação do baço e feridas.

Modo de preparar

Ferva por 10 minutos a mistura de 1 litro de água com 20 gramas de folhas da jurubeba. Beba de 2 a 5 xícaras do chá por dia.

9. Arnica-do-mato - é uma erva muito utilizada no tratamento de diabetes. Além da famosa ação hipoglicemiante que você já conhece, também tem propriedades anti-reumática e anti-inflamatória, e ainda combate a febre.

Modo de preparar

Coloque 1 colher de chá de arnica-do-mato em um recipiente e adicione 150 ml de água fervente. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Beba 1 xícara, 2 vezes ao dia.

10. Salsaparilha - esse chá para controlar a diabetes vai fazer você ter mais qualidade de vida e ainda ajudará a combater inflamações, doenças de pele, alergias e hemorróidas.

Modo de preparar

Coloque 2 colheres de sopa de raiz seca de salsaparrilha em 250 ml de água e deixe ferver por 4 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara, 2 vezes por dia.

 

Tipos de diabetes

Diabetes tipo 1

Nesse caso as células que produzem insulina – o hormônio que ajuda a manter o açúcar no sangue em níveis ideais – são atacadas pelos nossos próprios anticorpos.

Diabetes tipo 2

Neste caso, o corpo não consegue usufruir da insulina produzida ou simplesmente não produz o suficiente para que os níveis de açúcar no sangue fiquem adequados

Diabetes gestacional

Não tem um motivo muito definido para explicar porque acontece a diabetes durante a gravidez. O que se sabe é que ocorre uma redução na tolerância à glicose.


Perguntas frequentes

  • 1. Por que chá para diabetes é bom?

    Chá para diabetes é bom porque existem duas propriedades nas plantas medicinais que agem diretamente no tratamento da doença: os antioxidantes e os hipoglicemiantes.

  • 2. O que são antioxidantes e hipoglicemiantes presentes no chá para diabetes?

    Os antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres. Os radicais livres são grandes inimigos quando seus níveis se excedem, pois esse excesso acaba provocando doenças crônicas – entre elas, a diabetes. O hipoglicemiante é uma propriedade que reduz o açúcar no sangue. Com a glicose nos níveis ideais, fica mais fácil controlar a diabetes e evitar as complicações da doença.

  • 3. Quais são os melhores chás para diabetes?

    Os melhores chás para diabetes são feitos com insulina vegetal, pata-de-vaca, marcela, pitangueira, quebra-pedra, mastruço, guabiroba, jurubeba, arnica-do-mato e salsaparrilha.

  • 4. Quais os tipos de diabetes?

    Tem a diabetes tipo 1, quando as células que produzem insulina são destruídas; a diabetes tipo 2, quando o organismo fica resistindo à insulina; e a diabetes gestacional, período em que há uma redução na tolerância à glicose.

     

Referências

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://www.scielo.br/j/rbpm/a/MbK8PNkznz9Gvp4WqXfj5ny/?lang=pt http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10047/1/PDF%20-%20Thayenne%20Brand%c3%a3o%20Oz%c3%b3rio.pdf https://bvsms.saude.gov.br/diabetes/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas