Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

7 chás para ter memória de elefante

Legenda: 
Chás para ter memória de elefante

Um dia você esquece os óculos. No outro, não sabe onde colocou as chaves. Depois, não se lembra de olhar a agenda e perde aquele compromisso importante na escola dos filhos. Daí por diante, as coisas só vão piorando e você já nem sabe mais o que fazer. Que tal beber um chá para memória?

E existe algum chá para memória? Essa deve ser a pergunta que veio à sua mente agora. A resposta é: existe sim! Tanto que vamos te indicar 7 tipos de chá para estimular a memória de maneira saudável e natural, e te deixar com uma memória de elefante.

Primeiro saiba o que pode estar causando sua perda de memória; depois voltaremos a falar dos chás para a memória com mais detalhes.

LEIA TAMBÉM:

Resiliência humana: 8 dicas que você pode viver hoje :)

Comidas que fazem bem para o cérebro

Lanche da tarde fit: aprenda 52 receitas para manter a dieta sem passar fome

 

Estou com Alzheimer?

Quando falamos em perda de memória, a primeira coisa que vem à mente é Alzheimer. Será que você pode estar com essa doença que provoca o esquecimento total das histórias vividas e até das pessoas que fazem parte de sua vida, como filhos, netos e marido?

Calma! Nem todo esquecimento significa Alzheimer. Ufa, que alívio saber disso, né? O alerta para a doença de Alzheimer fica mais forte quando esses pequenos esquecimentos começam a ficar mais frequentes, interferindo na rotina, especialmente dos idosos.

Por isso, fique esperto: se, além da perda de memória, começarem a surgir sintomas do tipo mudanças no comportamento (como agressividade), desorientação (não sabe onde está ou que dia é) e os hábitos corriqueiros do dia a dia estão difíceis de serem colocados em prática, aí sim é hora de procurar a ajuda de um especialista na área para fazer as investigações necessárias que o caso requer.

Enquanto isso, vá tomando um chá para memória, que já ajuda.

 

Se não é Alzheimer, o que é?

Tem uma coisa muito importante para saber: a perda de memória, seja recente ou não, é sempre o indício de que algo está errado, mesmo que não seja Alzheimer. Seja um problema simples ou mais sério, o conselho é buscar ajuda de um especialista para que ele investigue as causas. Aliado a isso, coloque umas boas xícaras de chá para memória fraca na sua rotina.

O estresse e a ansiedade, por exemplo, podem ser vilões para o seu cérebro, te levando a ter lapsos de memória. Sabe aquele famoso "deu um branco na hora da prova"? A ansiedade certamente foi a razão para isso, porque ela te deixa desconcentrado e desatento. O estresse pode ter o mesmo efeito: se não estiver sob controle pode ocasionar situações graves, podendo até gerar atrofia em zonas do cérebro responsáveis por armazenar informações.

E como uma coisa vai ligando a outra... A ansiedade e o estresse podem desencadear uma depressão, que vai te tirar o sono. Todos esses problemas são novos motivos para se cuidar, porque tudo que citamos pode te levar à perda de memória. É por isso que reforçamos sempre a dica: procure um médico e tome chás para a memória.

 

Chá para memória: o que faz ele ser bom?

Se tem vitaminas A, C e E, flavonóides, teaninas e carotenóides, selênio e zinco, tem antioxidantes; e, se tem antioxidante, é um bom chá para memória.

Oi? Como assim? Explica melhor!

Estudos revelaram que plantas e alimentos ricos em antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são ótimos para a memória porque suas propriedades protegem o cérebro contra agentes causadores de danos que degeneram os neurônios. Os antioxidantes também melhoram a capacidade que o cérebro tem de armazenar informações e, assim, lembrar de tudo.

Resumindo: chá para ajudar a memória vai melhorar nossa atividade cognitiva, prevenir demência e até melhorar a qualidade de vida de quem já está com Alzheimer.

 

Melhores chás para memória fraca

Os melhores chás para memória fraca são o chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse, ansiedade e depressão. Com todas essas propriedades, fica fácil para eles nos ajudarem a manter o cérebro saudável.

A ginkgo biloba é uma planta que pode deixar você com mais poder de concentração e está entre as ervas usadas para fazer chá para melhorar a memória. Também é conhecida por trazer alívio aos sintomas de demência.

O chá preto e o chá verde para memória são da mesma família. Ambos são feitos a partir da planta Camellia sinensis. Todos aqueles nomezinhos complicados que expusemos acima – como flavonóides, por exemplo – estão bem presentes nesses chás para ajudar a memória. São os bons e velhos antioxidantes atuando.

Antioxidantes que, aliás, também são presença garantida na romã. Lembra da atividade cognitiva que falamos anteriormente? A romã atua diretamente nesse processo e, por isso, dá um ótimo chá para estimular a memória.

A marapuama resulta em um chá para ter memória de elefante que atua principalmente no sistema dopaminérgico. Opa! O que é isso? Nosso cérebro, assim como um computador, é formado por sistemas – e esse é apenas um dos sistemas do cérebro onde se encontra um conjunto de neurônios. Portanto, se o chá tem propriedades que melhoram esse sistema, melhoram a memória também. Além disso, a marapuama age no sistema nervoso central.

O chá de alecrim para memória também ajuda a mandar embora o estresse e a ansiedade – que, aliás são, fatores causadores do esquecimento. Com ele, dá para melhorar a memória e, de quebra, ficar de bom humor.

Já o chá de hortelã melhora o aprendizado e a memorização. Sendo assim, a planta também é muito eficaz em forma de chá para fortalecer a memória. Há estudos que mostram que os efeitos na memória dos idosos são excelentes.

 

Receitas de chá bom para memória

Chá preto

- Aqueça 200 ml de água filtrada até ela começar a borbulhar;

- Coloque uma colher de sopa com as folhas do chá preto na água;

- Tampe o recipiente e aguarde de três a cinco minutos;

- Coe e beba.

Chá verde

- Coloque 1 grama de folhas de chá verde em uma xícara;

- Aqueça 100 ml de água até ferver e despeje na xícara com o chá verde;

- Tampe e deixe em infusão por 5 minutos;

- Coe e sirva.

Chá de alecrim

- Adicione 5 gramas de folhas frescas de alecrim em 250 ml de água fervente;

- Deixe repousar por 5 a 10 minutos no recipiente tampado;

- Coe, espere amornar e tome, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de hortelã

- Coloque 150 ml de água para ferver;

- Adicione 1 colher de sopa de folhas de hortelã;

- Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos;

- Coe e beba. Se preferir pode adoçar com mel.

Chá de marapuama

- Coloque 1 litro de água no fogo já com 2 colheres de sopa de cascas de marapuama picadas e secas;

- Espere ferver por 20 minutos;

- Tampe e deixe repousar;

- Coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de romã

- Adicione 10 gramas de cascas de romã em uma panela com 1 xícara de água;

- Assim que levantar fervura, deixe no fogo por mais 5 minutos e desligue;

- Tampe a panela e deixe o chá repousar por mais 5 minutos;

- Espere amornar e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Chá de ginkgo biloba

- Coloque 1 xícara de água para ferver;

- Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de ginkgo biloba;

- Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos;

- Coe, espere amornar e sirva.

Depois de experimentar as dicas de chá para ajudar a memória do Que bem que faz, nunca mais você esquecerá os bons momentos vividos entre amigos e com a família – e, quando as boas lembranças vieram se pegará sorrindo à toa, sem nem se dar conta, transformando essas recordações do passado em felicidade recente.


Perguntas frequentes

  • 1. Existe algum chá para memória?

    Existem sim chás para memória e eles são muito bons porque são remédios naturais. As plantas medicinais já são utilizadas em tratamentos de diversas doenças desde a antiguidade e, nos últimos anos, estudos científicos mostram a eficácia delas.

  • 2. Qual o melhor chá para memória?

    Os melhores chás para memória fraca são o chá preto, chá verde, chá de alecrim, chá de romã, chá de hortelã, chá de marapuama e chá de ginkgo biloba. Todas essas plantas ou são ricas em antioxidantes, ou auxiliam no tratamento do estresse, ansiedade e depressão.

  • 3. Por que o chá para memória é bom?

    Estudos revelaram que plantas ricas em antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e são ótimos para a memória porque protegem o cérebro de danos que degeneram os neurônios. Eles também melhoram a capacidade que o cérebro tem de armazenar informações. Significa que chá para ajudar a memória melhora a atividade cognitiva, previne demência e melhora a qualidade de vida de quem tem Alzheimer.

  • 4. Quais as causas dos lapsos de memória?

    O estresse e a ansiedade podem causar lapsos de memória. A ansiedade faz a pessoa ficar desconcentrada e desatenta. O estresse, se não tiver um controle, pode ocasionar situações graves colocando em risco zonas do cérebro responsáveis por armazenar informações provocando atrofia. A depressão e a insônia também levam à perda de memória.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/rbgg/a/JKThtGdD84L3g7N9TDFycJn/?lang=pt&format=pdf https://www.healthline.com/health-news/can-drinking-tea-improve-memory#Conclusions-and-questions https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/cha-preto-de-adeus-ao-cansaco https://qbemqfaz.com.br/saude/cha-verde-conheca-formula-natural-para-uma-vida-saudavel https://www.healthline.com/nutrition/rosemary-tea#3.-May-improve-your-mood-and-memory https://www.healthline.com/nutrition/spearmint#TOC_TITLE_HDR_6 https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000000560.pdf https://www.neurologica.com.br/blog/5-causas-de-esquecimentos-e-lapsos-de-memoria-em-pacientes-jovens/ https://www.saude.df.gov.br/alzheimer-a-doenca-do-esquecimento/#:~:text=Vale%20destacar%20que%20nem%20todo,vez%20mais%20dependentes%20de%20terceiros. https://www.scielo.br/j/rn/a/bzHBTqBfJr8jmJn3ZXx9nMs/?lang=pt https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_saude_drogas.htm#:~:text=Sistema%20dopamin%C3%A9rgico%20mesol%C3%ADmbico%3A%20Este%20sistema,e%20o%20c%C3%B3rtex%20pr%C3%A9%2Dfrontal.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas