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Chocolate amargo: benefícios e receitas saudáveis

Legenda: 
Chocolate Amargo

Sabia que o Chocolate pode fazer parte de uma alimentação equilibrada? Desde que seja consumido de maneira moderada e de acordo com as recomendações médicas, o chocolate não é nenhum vilão da dieta nem da saúde. Neste artigo, conheça 8 benefícios do chocolate amargo, como seu alto valor nutricional e grande quantidade de antioxidantes.

 

Chocolate amargo: benefícios

Veja por que você deve incluir chocolate amargo na sua alimentação cotidiana:

Chocolate amargo: benefícios nutricionais

Além de delicioso, o chocolate amargo também é uma ótima fonte de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Abaixo, veja a quantidade de alguns dos principais nutrientes presentes em uma barra de chocolate com 70% de cacau, em relação à Ingestão Diária Recomendada (IDR):

Mas como uma barra de chocolate também possui quantidades consideráveis de açúcares e calorias, você deve consumir apenas 25-30g desse doce diariamente, que equivalem a, aproximadamente, 4 quadradinhos. Contudo, o valor adequado deve ser estabelecido em conjunto com seu médico.

Chocolate amargo: benefícios para as células

O chocolate amargo possui diversos compostos com propriedades antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que protegem as células do estresse oxidativo. Assim, esse alimento previne várias doenças causadas por esse desequilíbrio, como câncer, doenças cardíacas, Alzheimer e diabetes.

Quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de antioxidantes, e, consequentemente, maior a proteção das células contra os efeitos oxidativos dos radicais livres.

Chocolate amargo: benefícios para o coração

Consumir chocolate amargo moderada e regularmente oferece diversos benefícios para o sistema cardiovascular em geral, uma vez que compostos desse alimento ajudam a diminuir tanto a pressão arterial quanto os níveis do colesterol “ruim” no sangue.

Chocolate amargo: benefícios para a pressão arterial

Os flavonoides presentes no chocolate amargo estimulam a produção de óxido nítrico (NO), composto que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que melhora o fluxo sanguíneo, diminui a pressão arterial e pode prevenir doenças como o derrame.

Chocolate amargo: benefícios para o colesterol

Os polifenóis e a teobromina do chocolate amargo contribuem para aumentar os níveis de HDL no sangue, o tal “colesterol bom”, e diminuir os níveis de LDL, o “colesterol ruim”, evitando que esse tipo de colesterol se acumule nas artérias e cause doenças graves.

Chocolate amargo: benefícios para a pele

Várias substâncias do chocolate amargo beneficiam a pele: os flavonoides melhoram seu fluxo sanguíneo e hidratação, os antioxidantes protegem-na dos raios ultravioleta, e os minerais, como manganês, estimulam a produção de colágeno, que mantém sua firmeza.

Chocolate amargo: benefícios para o cérebro

Comer chocolate amargo regularmente pode melhorar a função cerebral e até prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Isso pode estar ligado aos flavonoides presentes nesse alimento, que aumentam a neuroplasticidade do cérebro, ou seja, sua capacidade de formar novas conexões sinápticas, melhorando a função cognitiva, a memória e o humor.

Chocolate amargo: benefícios para a glicemia

Além de realizarem todas essas funções, os flavonoides do chocolate amargo também podem reduzir a resistência à insulina, que ocorre quando as células param de responder a esse hormônio e pode desencadear a diabetes tipo 2. Assim, por mais que pareça contraditório, comer chocolate amargo de vez em quando pode prevenir a diabetes.

Mas antes de incluir o chocolate amargo na sua alimentação, verifique com seu médico se esse alimento é indicado para você.

 

Receitas com chocolate amargo

Para aproveitar os benefícios do chocolate amargo de uma maneira deliciosa, você pode consumi-lo puro ou preparar receitas saudáveis com ele, como as seguintes:

1. Granola com Gotas de Chocolate Amargo Garoto
2. Cookies de Aveia sem Glúten com Gotas de Chocolate
3. Cookies de Chocolate com Farinha Láctea
4. Cookie Fitness de Banana e Neston
5. Cookies Integrais de Aveia com Gotas de Chocolate Amargo Garoto
6. Biscoitos de Amendoim com Chocolate Amargo Garoto
7. Biscoito de Aveia, Cacau e Coco
8. Brownie de Chocolate
9. Muffin Prático de Banana e Nesfit Cereal
10. Sorvete de Matcha com Colágeno
11. Barrinhas de Coco e Neston
12. Corações de Chocolate com Colágeno

No site Que bem que faz, confira mais artigos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada. Lá, você também conhece os benefícios de diversos alimentos, como:


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do chocolate amargo?

    Consumir chocolate amargo com regularidade e moderação pode: melhorar a função cerebral, diminuir os níveis do “colesterol ruim” no sangue, proteger as células do efeito oxidativo dos radicais livres, reduzir a resistência à insulina, prevenir diversas doenças e muito mais.

  • Como fazer receitas saudáveis com chocolate amargo?

    Na hora de preparar receitas com chocolate amargo para toda a família, aposte em opções com ingredientes saudáveis, como Barrinhas de Coco e Neston, Cookies Integrais de Aveia com Gotas de Chocolate Amargo Garoto e Granola com Gotas de Chocolate Amargo Garoto.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-dark-chocolate https://www.medicalnewstoday.com/articles/dark-chocolate https://www.everydayhealth.com/diet-and-nutrition-pictures/delicious-reasons-to-eat-dark-chocolate.aspx

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas