Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Comida para ressaca: 15 opções que vão te salvar dessa inconveniência

Legenda: 
Comida para ressaca

Nada pior do que, depois de uma noite numa festa ou num bar com amigos, vir aquela ressaca que te faz se arrepender de todos os atos da noite anterior. E muita gente procura por métodos que as deixem menos dependentes de remédios para azia, enjôos e dores de cabeça.

Um dos métodos encontrados é através de alimentos para curar ressaca. Pensando nisso, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com 15 opções de comidas que podem te ajudar a combater os sintomas da ressaca de um jeito fácil e gostoso. Vamos nessa?

 

Comidas para curar a ressaca

“Ressaca” é o nome que se dá ao grupo de sintomas que são decorrentes de um consumo de álcool maior do que o organismo pode aguentar. Esses sintomas incluem enjoos, dores de cabeça, fadiga, e outros. Além dos sintomas, que já causam uma grande inconveniência para o bem-estar da pessoa, a ressaca também pode atrapalhar no desempenho de uma pessoa no que diz respeito à resolução de tarefas.

Porém, lembre-se: a ressaca é uma consequência do exagero no consumo de álcool. Portanto, a responsabilidade ao beber – diminuindo as quantidades, ou mesmo parando completamente – são as melhores formas para acabar completamente com a ressaca. Mas, caso você tenha se descuidado em algum momento, temos uma lista com alguns alimentos para curar ressaca:

Banana

Por conta da desidratação causada pela ressaca, o organismo acaba perdendo uma quantidade considerável de potássio e sódio. Felizmente, a banana é rica em potássio, sendo um bom alimento para a recuperação do nutriente perdido devido à ressaca.

Além disso, a banana pode ajudar na digestão, evitando sintomas como a azia ou quaisquer outros desconfortos causados pela ressaca. Uma recomendação de receita feita com banana, que pode ajudar e muito na cura da ressaca, é a já conhecida Vitamina de Banana com Farelo de Aveia.

Melancia

Outro alimento que pode ajudar a resolver o problema de desidratação causado pela ressaca. Devido à desidratação, o organismo pode experienciar dores de cabeça e fadiga – e a melancia pode ajudar a aliviar esses sintomas, pois, por ser uma fruta rica em água, ajuda a reidratar o organismo.

A melancia também é rica em açúcares naturais como a frutose, que pode ajudar a energizar o organismo, deixando a pessoa mais disposta. Uma recomendação de receita com melancia, que pode ajudar a cuidar da ressaca, é a receita de Suco de Melancia com Açaí; mas, claro, você pode simplesmente comer a fruta in natura.

Nozes

A ressaca, por causa da desidratação, pode diminuir a quantidade de certos nutrientes que são importantes para o organismo – e um desses nutrientes é o magnésio. Felizmente, as nozes são ricas em magnésio, ajudando a repor uma certa quantidade desse nutriente que tenha sido perdida.

Uma recomendação de receita feita com nozes é esse delicioso Bolo de Nozes, que pode ser servido no café da manhã, ajudando a tratar os primeiros sintomas da ressaca, que sentimos logo ao acordar.

Espinafre

A ressaca pode fazer com que o organismo perca uma certa quantidade de folato, nutriente importante que ajuda na síntese e reparação de DNA. Felizmente, o espinafre é um alimento rico em folato, e pode ajudar a repor as quantidades desse nutriente que foram perdidos devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

A deliciosa e nutritiva receita de Torta de Espinafre pode ajudar na melhora da ressaca, além de ser uma opção que cai muito bem com o tradicional Arroz Branco.

Abacate

O abacate, assim como a banana, é uma fruta rica em potássio – ou seja, ele pode ajudar a repor níveis de potássio no organismo que foram reduzidos devido à desidratação causada pela ressaca.

Além disso, o abacate pode proteger o fígado contra possíveis problemas hepáticos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O abacate por ser consumido in natura, ou como parte de uma receita – como nestas deliciosas receitas de Guacamole e Creme de Abacate, por exemplo.

Carne

A carne pode ajudar e muito na melhora da ressaca. Isso acontece por ela ser um alimento muito rico em proteínas, que se quebram em aminoácidos – substância que têm sua quantidade reduzida devido ao consumo excessivo de álcool. A carne ajuda a repor esses aminoácidos e a tratar alguns sintomas da ressaca.

A carne costuma ser o alimento principal na maioria das refeições. Sendo assim, uma recomendação de receita com carne que pode te ajudar a curar a ressaca é a saborosa receita de Risoto de Carne e Rúcula.

Farinha de aveia

A farinha de aveia é um alimento rico em carboidratos que podem ajudar a fornecer energia para o organismo, diminuindo sintomas de ressaca como a fadiga. Além disso, a farinha de aveia pode ajudar na regulação dos níveis de glicose na corrente sanguínea e ajudar com problemas como alterações de humor.

Uma recomendação de receita feita com farinha de aveia para curar a ressaca, e que pode ser servida logo no café da manhã, é essa receita super leve de Mingau de Farinha Láctea de Aveia.

Mirtilo

O consumo de bebidas alcoólicas pode causar algumas inflamações no organismo que aumentam os sintomas da ressaca. O mirtilo é um fruto silvestre muito rico em nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios; por conta disso, ele pode ajudar, reduzindo possíveis inflamações causadas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

O mirtilo é um fruto silvestre delicioso, que pode ser usado no preparo de sucos ou sobremesas. Sabendo disso, recomendamos para você a receita de Smoothie de Mirtilo.

Laranja

Quando bebemos, nosso corpo tem sua quantidade de glutationa reduzida. A glutationa é uma substância responsável pela capacidade do corpo de se livrar de grandes quantidades de álcool, evitando a ressaca.

A laranja, por ser rica em vitamina C, ajuda o organismo a aumentar a produção de glutationa, limitando a absorção do álcool e, consequentemente, evitando a ressaca.

A laranja é uma fruta usada no preparo de diversos tipos de alimentos, que vão desde sucos até molhos. Uma receita que recomendamos, e que leva laranja, é a Bisteca com Molho de Laranja.

Salmão

O salmão é um alimento rico em ácidos graxos conhecidos como ômega-3. Esses ácidos graxos possuem fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – que podem ajudar a reduzir as inflamações causadas pelo alto consumo de bebidas alcoólicas, ajudando a evitar possíveis sintomas da ressaca.

Uma recomendação que temos para você é essa deliciosa receita de Salmão Assado com Tomates e Brócolis.

Batata-doce

A batata-doce é um alimento altamente nutritivo, sendo rico em vitamina A, magnésio e potássio, nutrientes que são necessários para o organismo caso você queira evitar uma ressaca.

A vitamina A é um nutriente anti-inflamatório – ou seja, pode ajudar a evitar inflamações causadas pelo consumo exagerado de álcool, evitando alguns sintomas da ressaca.

O corpo perde magnésio e potássio em quantidades consideráveis ao exagerarmos nas bebidas alcoólicas. A batata-doce pode ajudar na reposição de ambos, diminuindo os sintomas da ressaca.

Uma recomendação com batata-doce que temos para você é a saborosa receita de Pão de Batata-doce, que pode ser servido logo no café da manhã.

Gengibre

O gengibre pode ajudar a amenizar alguns sintomas da ressaca, como náuseas e dores de estômago. Sendo considerado um alimento com grandes propriedades medicinais, o gengibre pode ser preparado como um chá logo pela manhã, ajudando a reduzir os primeiros sintomas da ressaca e ajudando a pessoa a ter mais disposição durante o dia.

Suco de tomate

O suco de tomate pode ajudar o organismo a combater os efeitos do álcool a curto e longo prazo. A curto prazo, o suco de tomate ajuda a neutralizar os efeitos do álcool, evitando a ocorrência de ressacas; já a longo prazo, o suco de tomate pode reduzir lesões hepáticas, evitando problemas como a cirrose hepática e a hepatite.

Chá verde

Outro alimento com grandes propriedades medicinais, o chá verde já é muito conhecido por ajudar o organismo a combater uma série de problemas de saúde – mas ele também pode ajudar na cura da ressaca.

O chá verde pode ajudar a diminuir a concentração de álcool presente na corrente sanguínea quando bebemos, o que ajuda a evitar ressacas – ou, caso a pessoa já esteja com ressaca, pode ajudar a diminuir os sintomas.

Água

É claro que a água não poderia estar de fora! Como um dos principais efeitos da ressaca é a desidratação – que pode desencadear uma série de outros sintomas – a água se torna uma grande aliada.

Ao consumir bebidas alcoólicas, beba bastante água – pois, como o álcool nos faz aumentar as idas ao banheiro, o organismo perde grandes quantidades de água, ficando desidratado. Beber água é o método mais eficaz para repor toda essa água perdida.

Apesar de muitos apreciarem, tenha controle ao consumir bebidas alcoólicas – pois o excesso de álcool pode ser prejudicial para a saúde e levar a problemas como a hepatite e a cirrose. Caso alguns sintomas da ressaca se agravem ou tornem-se mais fortes, procure por um médico.


Perguntas frequentes

  • O que não comer quando se está de ressaca?

    Evite alimentos gordurosos e ricos em sal, pois eles podem dificultar a reidratação do organismo, além de aumentar os sintomas da ressaca.

  • Qual a melhor fruta para curar a ressaca?

    Frutas que tenham antioxidantes e anti-inflamatórios, pois elas fazem bem para a saúde do fígado. Bons exemplos seriam a laranja e o morango.

  • Pode comer macarrão instantâneo quando se está com ressaca?

    O macarrão instantâneo é um alimento rico em sódio e gorduras – sendo assim, o ideal seria evitar o seu consumo durante uma ressaca. Opte por alimentos com menores adições de sódio e gordura para tratar a ressaca.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/best-hangover-foods

    https://health.clevelandclinic.org/5-foods-that-can-beat-your-holiday-hangover/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/326506

    https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hangovers/symptoms-causes/syc-20373012

    https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2020/02/26/exagerou-no-carnaval-alimentos-como-banana-sucos-e-caldo-de-tucupi-ajudam-a-curar-a-ressaca.ghtml

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/best-hangover-foods https://health.clevelandclinic.org/5-foods-that-can-beat-your-holiday-hangover/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/326506 https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hangovers/symptoms-causes/syc-20373012 https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2020/02/26/exagerou-no-carnaval-alimentos-como-banana-sucos-e-caldo-de-tucupi-ajudam-a-curar-a-ressaca.ghtml

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas