Querendo emagrecer? Confira como acelerar o metabolismo!

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Como acelerar o metabolismo

Algumas mudanças simples de dieta e estilo de vida são o suficiente para melhorar o funcionamento do seu metabolismo. Neste artigo, iremos descobrir como acelerar o metabolismo através de hábitos simples, saudáveis e totalmente naturais! Mas, antes, é importante ter em mente o que é o metabolismo. Veja a seguir.

 

O que é metabolismo?

Mas afinal, o que é metabolismo e como ele afeta a minha saúde?

O metabolismo é o conjunto de transformações químicas que acontecem em nosso organismo para nos manter vivos e funcionando bem. Ele é individual e responsável por transformar os nutrientes que ingerimos na energia que nosso corpo precisa para andar, digerir comida, respirar, circular sangue e curar doenças e machucados.

No entanto, o termo metabolismo é muito usado para falar sobre o metabolismo basal – ou seja, a quantidade de calorias que seu corpo queima enquanto está em repouso. Quanto mais acelerado seu metabolismo, mais calorias seu corpo irá queimar; quanto mais lento o metabolismo, menos calorias serão queimadas.

Essa quantidade pode variar de acordo com sua genética, idade, gênero, tipo de corpo e massa muscular. Outros fatores, como dieta e hábitos de vida, também são decisivos para um bom funcionamento do metabolismo – e é sobre eles que iremos falar a seguir.

 

Como acelerar o metabolismo com a alimentação?

A alimentação é uma das principais formas de modificar o metabolismo. Comer todos os dias de forma regular e saudável pode fazer uma grande diferença na maneira que seu corpo processa alimentos e queima calorias. Confira algumas dicas de como acelerar o metabolismo com a alimentação a seguir!

Como acelerar o metabolismo: comida em intervalos regulares

Nosso organismo conta com uma rotina alimentar regrada, por isso, é muito importante comer em intervalos regulares. O motivo disso é que, se alguém tem o hábito de comer muito e logo depois ficar um longo período sem comer, o corpo começa a entender que deve queimar as calorias de forma mais lenta e passa a armazenar células de gordura. Isso faz com que a pessoa engorde mais rápido. Por isso, o recomendado é que se crie uma rotina alimentar com intervalos regulares e menores, como comer um pouco a cada 3 ou 4 horas.

Como acelerar o metabolismo: calorias sem exagero

Outra forma de manter o metabolismo em dia é ficar de olho na quantidade de calorias que você consome diariamente. A recomendação para mulheres é de 1,600 a 2,400 calorias por dia, enquanto que para homens é de 2,000 a 3,000 calorias por dia. Assim, o ideal é que a quantidade de calorias que você consome esteja dentro dessa média – afinal, comer mais do que essa recomendação irá te fazer engordar; e comer menos pode causar o mesmo efeito de ficar muito tempo sem comer, o que também não é uma boa escolha para acelerar o metabolismo.

Como acelerar o metabolismo: incluindo mais proteína na dieta

A proteína é um bom alimento para aqueles que querem acelerar o metabolismo, pois ela promove a sensação de saciedade, evitando a chamada “boca solta”. A proteína também previne a perda de massa muscular (comum em pessoas que estejam fazendo dieta) e ainda é responsável por um aumento na termogênese induzida – isto é, quando um alimento precisa de mais energia para ser digerido e processado, o que acelera o metabolismo por algumas horas. Desta forma, comer mais proteína é a escolha alimentar ideal para quem quer emagrecer de forma saudável.

Como acelerar o metabolismo: não dá pra esquecer de beber água

Outra dica importante quando pensamos em como acelerar o metabolismo é beber bastante água.

De acordo com um estudo Indiano feito em 2013, beber ao menos 500 ml de água acelera o metabolismo em 30% por mais ou menos uma hora.

Além disso, a água não possui calorias, não engorda e pode ainda fazer com que você coma menos ao promover a sensação de saciedade.

A quantidade recomendada de água por dia é de 35ml por quilo corporal. Assim, uma pessoa de 70 quilos deve beber 2,45 L de água por dia.

Dessa forma, além de manter seu corpo hidratado ao beber a quantidade ideal de água por dia, você também acaba por acelerar o metabolismo, o que vai ajudar no emagrecimento.

 

Como acelerar o metabolismo com hábitos saudáveis?

Ao pensar em como acelerar o metabolismo, não podemos nos esquecer como nossos hábitos cotidianos podem ajudar. Através de algumas mudanças simples e saudáveis em nosso dia-a-dia, acelerar o metabolismo fica muito mais fácil! Confira algumas destas dicas a seguir.

Como acelerar o metabolismo: exercícios físicos são importantes

Se quer saber como acelerar o metabolismo, os exercícios físicos são uma das melhores formas. Afinal, se exercitar te ajuda a queimar calorias e aumentar o metabolismo basal (quantas calorias seu corpo queima em repouso, lembra?). Treinos de resistência, musculação, exercícios aeróbicos feitos de forma intensa e até natação ou ciclismo são boas formas de manter seu corpo em movimento e acelerar o metabolismo!

Como acelerar o metabolismo: uma boa noite de sono

Quando pensamos em como acelerar o metabolismo, uma boa noite de sono é essencial. A falta de sono faz com que você sinta mais fome e menos saciedade, já que afeta esses dois hormônios: a grelina (hormônio da fome) e a leptina (hormônio da saciedade). Além disso, a privação de sono deixa o metabolismo mais lento e aumenta os riscos de obesidade, elevando os níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina, fatores de risco para desenvolver a diabetes tipo 2. Assim, mesmo com a correria do dia-a-dia é importante estar em dia com as suas noites de sono!

Como acelerar o metabolismo: reduzindo o estresse

O estresse é um dos principais motivos pelos quais seus hormônios podem ficar desregulados. Uma pessoa vivendo um período de estresse pode ter um aumento na quantidade de cortisol liberada pelo corpo.

De acordo com uma pesquisa feita nos EUA em 2011, o cortisol é um hormônio que ajuda a regular o apetite, mas quando desregulado pode causar distúrbios alimentares e hábitos pouco saudáveis de alimentação – e, como já vimos, não comer da forma correta atrapalha o funcionamento do metabolismo. Além disso, altos níveis de estresse também comprometem a qualidade do sono, que também é um fator importante quando falamos sobre como acelerar o metabolismo.

Como acelerar o metabolismo: ficar em pé

Muitas pessoas sofrem com os efeitos de trabalhar ou estudar e passar o dia todo sentado. Passar longos períodos de tempo sentado resulta em efeitos negativos para o corpo e seu metabolismo porque, quando estamos sentados o dia todo, nosso corpo queima menos calorias, ganhamos peso e os níveis de colesterol e de insulina podem aumentar, bem como a pressão sanguínea, o que aumenta o risco de doenças do coração.

Por isso, caso você precise ficar sentado o dia todo, vale a pena investir em pausas para se levantar, dar pequenas caminhadas ao longo do dia ou ainda adquirir uma mesa ajustável para trabalhar em pé em algum momento.

Com essas dicas e explicações, esperamos que você tenha aprendido mais sobre como acelerar o metabolismo! E, para entender melhor essa e outras questões de saúde e qualidade de vida, que tal dar uma olhada em nosso site Que Bem Que Faz?


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas