Como ganhar massa muscular e manter sua saúde em dia

Legenda: 
Como ganhar massa muscular

Os músculos são tecidos do nosso corpo que, junto com os ossos e outras estruturas, possibilitam os movimentos. O músculo estriado esquelético é o que comumente chamamos apenas de músculo, que são aqueles que podemos trabalhar na academia e que estão ligados aos ossos para produzir movimentos.

Muitas pessoas ficam em dúvida de como ganhar massa muscular, já que não é suficiente apenas fazer uma série de exercícios e esperar que os músculos cresçam (o que chamamos de hipertrofia). Para sanar essas dúvidas, vamos dar algumas dicas de como ganhar massa muscular.

 

Como ganhar massa muscular: além dos exercícios físicos

O processo de hipertrofia é lento. Isso acontece porque ganhar massa muscular exige muita dedicação e regramento, por ser um processo de destruição e construção de novos tecidos.

Mas, como assim destruição? Para que músculos mais fortes e resistentes sejam criados, os músculos mais fracos são rompidos pelo esforço excessivo causado por algum exercício. Depois que os músculos mais fracos são rompidos, seu corpo trabalha incansavelmente para a construção de novos tecidos musculares, mais resistentes que os anteriores, para suportar o esforço. Para que essas novas células surjam, o corpo precisa de proteínas, vitaminas e minerais.

Por isso, ganhar massa muscular não é somente fazer exercícios físicos. Se você tem uma rotina de atividades, mas não tem uma boa alimentação, não há hipertrofia – e isso pode até levar ao efeito contrário: perda de massa muscular.

 

Como ganhar massa muscular: a importância da alimentação

Como dissemos anteriormente, a alimentação é uma das peças fundamentais do ganho de massa muscular. Geralmente, pessoas que investem em atividades intensas necessitam de alguns suplementos para ter nutrientes suficientes para a construção de massa magra.

Mas suplementos pré e pós-treino não devem substituir a alimentação. É muito importante ter uma dieta completa, principalmente para garantir a energia necessária para suas atividades – e essa função é desempenhada pelos carboidratos. Os carboidratos são a fonte primária de energia do corpo, essenciais para conseguir ter disposição para fazer suas atividades.

Proteínas e minerais também são muito importantes para a hipertrofia. Os músculos são formados, principalmente, por esses dois componentes, o que significa que ambos são essenciais na dieta de alguém que tem como foco ganhar massa muscular.

Vitaminas participam do ganho de massa magra e são tão essenciais quanto os outros nutrientes citados. Exatamente por isso, a sua dieta deve contar com um pouco de tudo – assim, você garante reserva suficiente para o seu corpo trabalhar na construção de novos tecidos.

É muito recomendável que você faça acompanhamento nutricional caso esteja numa rotina intensa de exercícios, assim você fica ciente das suas maiores necessidades nutricionais.

 

Como ganhar massa muscular: o sono e a hidratação

Além de uma alimentação completa, você também precisa de sono em dia e a devida hidratação. O sono é essencial para a recuperação dos seus músculos; e você deve descansar o suficiente para ter disposição para as atividades do dia seguinte.

Já a hidratação é fundamental: a água é o componente mais utilizado pelo nosso corpo em nossas reações bioquímicas, além de ser utilizada na lubrificação de estruturas e ossos. Uma rotina de exercícios costuma custar muita água, já que costumamos suar bastante durante as atividades físicas.

Para evitar a desidratação, tome muita água – antes, durante e depois do treino. Isso ajuda na lubrificação das suas articulações, repõe a água perdida pelo suor e mantém seus órgãos saudáveis.

 

Como ganhar massa muscular: a importância do acompanhamento profissional

Ter acompanhamento profissional – incluindo personal trainers, nutricionistas e outros profissionais – é muito importante para manter a saúde do seu corpo. Eles são os mais adequados para te orientar quanto à dieta, rotina de exercícios e questões relacionadas.

A somatória de uma alimentação completa, exercícios adequados para o seu objetivo e acompanhamento de perto da sua saúde geral torna o processo de ganho de massa muscular mais seguro e rápido. Mas tenha paciência! A hipertrofia é um processo que exige tempo.

Lembramos que esse artigo não substitui nenhuma orientação profissional!

Se você gostou dessas dicas de como ganhar massa muscular, acompanhe nossos outros textos. Explore o Que Bem que Faz e nutra-se de informação!


Perguntas frequentes

  • O que comer para ganhar massa muscular?

    Para ganhar massa muscular você precisa comer de tudo um pouco. Comer mais carboidratos antes dos treinos ajuda a dar disposição para as atividades; e proteínas e minerais são essenciais após os exercícios para a construção de massa muscular.

  • O que fazer para ganhar massa muscular?

    O ponto mais necessário para ganhar massa muscular é a prática de exercícios, porque será isso que fará o rompimento e a construção de novos tecidos. Os exercícios podem ser de sobrecarga (ao carregar mais peso) ou duração aumentada (fazendo esforço por mais tempo do que o habitual), ou os dois combinados.

  • Como ganhar massa muscular rápido?

    O ganho de massa muscular é um processo relativamente lento, por isso costuma demorar bastante para ganhar massa magra. Para ter um processo mais rápido, você precisaria se dedicar mais dias em atividades físicas, descansar bem, se alimentar bem e ter uma rotina regrada, orientada pelo seu objetivo. Mas não faça exercícios em excesso: isso pode fazer mal para o seu corpo. Conheça os seus limites!

  • Fontes:

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas