Como saber se estou perdendo líquido?

Legenda: 
Como saber se estou perdendo líquido

Na busca do emagrecimento e de um estilo de vida mais saudável, é comum nos questionarmos se estamos emagrecendo da forma correta e ideal. Nessa procura, alguns termos como gordura, líquidos e massa magra são recorrentes. Nesse artigo, iremos explorar como emagrecer de forma saudável e responder à pergunta: “Como saber se estou perdendo líquido?”. Afinal, nem sempre aqueles quilinhos a menos na balança indicam que você perdeu gordura corporal, não é mesmo?

 

Como saber se estou perdendo líquido, gordura ou músculos?

Para entender melhor seu processo de emagrecimento é bom aprender a diferenciar o que é a perda de líquidos, gordura e músculos – uma vez que o ideal é que, ao fazer uma dieta e praticar exercícios físicos, seu corpo queime principalmente a gordura corporal. E lembre-se: é sempre bom procurar a ajuda de um profissional nutricionista antes de começar qualquer dieta. Ele é a pessoa adequada para te orientar com a melhor forma de emagrecimento de acordo com suas particularidades!

Como saber se estou perdendo músculos?

Ao fazer qualquer dieta, o esperado é que nosso corpo se tonifique, ganhe força e definição, já que estamos perdendo gordura e ganhando massa magra. No entanto, uma dieta feita sem a prática de exercícios físicos pode não trazer os resultados esperados, prejudicando nosso corpo e fazendo com que percamos massa muscular. Outro fator que pode contribuir para a perda de massa magra é a idade: após os 35 anos nosso corpo passa a perder gradativamente massa magra – por isso é importante estar sempre ativo após essa idade, já que a falta de atividade física pode causar doenças como a sarcopenia no futuro.

Perder massa muscular não é o ideal, por isso é importante prestar atenção aos sinais: flacidez, fraqueza e preguiça são alguns dos principais sintomas da perda de músculos a que precisamos estar atentos.

Caso você note a perda de peso acompanhada desses sintomas é importante ir ao médico para entender melhor o que está acontecendo.

Como saber se estou perdendo gordura?

Também conhecida como massa gorda, ou tecido adiposo, a gordura auxilia nosso corpo a proteger os órgãos; mas, em excesso, pode causar uma série de problemas à saúde – como diabetes, problemas no coração, metabolismo lento e colesterol alto.

Para perder gordura é necessário uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e hábitos adequados, como dormir bem. Um dos principais sinais que indicam a perda de massa gorda é sua característica de ser uma perda de peso lenta – afinal, o processo de perder gordura corporal tende a acontecer de forma mais devagar e constante do que o da perda de líquidos

Como saber se estou perdendo líquido?

Por fim, a esperada pergunta: como saber se estou perdendo líquido?

Nosso corpo é formado por aproximadamente 70% de água. Essa quantidade de água pode variar, causando o chamado acúmulo de líquidos que faz com que seu peso aumente na balança, sem que você tenha ganhado gordura necessariamente.

Por conta disso, ao iniciar uma dieta, os primeiros quilos que perdemos de forma rápida e inconstante costumam ser apenas a água presente em nosso corpo; da mesma forma que quem toma diuréticos pode perceber uma perda de peso que nada mais é do que a água saindo do seu corpo.

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

Agora que sabemos diferenciar a perda de líquidos da perda de gordura e massa muscular, é importante adequar a dieta e a rotina de exercícios para emagrecer da forma correta. Além disso, se manter hidratado e beber água são passos super importantes para evitar a perda de líquidos e desidratação. Ser saudável é mais fácil do que parece – confira respostas para a pergunta “como saber se estou perdendo líquido” e muito mais aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • O que a gente sente quando está emagrecendo?

    O emagrecimento costuma vir acompanhado de uma força e resistência maior no corpo para atividades físicas, melhora do apetite, da disposição e da autoconfiança.

  • Qual a diferença entre perder peso e perder gordura?

    A perda de peso é quando olhamos na balança e o peso diminuiu. Essa diminuição pode acontecer por diversos fatores – como a perda de massa muscular, líquidos ou de gordura. Já a perda de gordura representa uma perda real de tecido adiposo e emagrecimento.

     

Fontes

https://whatsgood.vitaminshoppe.com/losing-water-weight/ https://www.livestrong.com/article/457954-how-to-tell-if-you-are-really-losing-weight-or-just-water-weight/ https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/weight-loss/difference-between-water-weight-and-fat-weight/photostory/87169245.cms https://makeupandbeauty.com/signs-that-you-are-losing-weight-not-just-water-weight/ http://www.ncbauru.com.br/servicos/boletins-uteis/liquido-musculo-ou-gordura https://www.apsen.com.br/extima/sintomas-iniciais-da-perda-de-forca-e-massa-muscular-no-envelhecimento/ https://vitat.com.br/perdendo-musculos-gordura/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas