Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Impactos da constipação nas emoções

Legenda: 
Impactos da constipação nas emoções: mulher deitada

Sintomas como dor de estômago, inchaço e dificuldade para evacuar são comuns para aqueles que sofrem de prisão de ventre. Normalmente a alimentação ou o uso de laxantes são colocados em questão quando esse sintomas aparecem. Contudo, em alguns casos, mesmo com tudo normal e uma alimentação rica em fibras, algumas pessoas continuam sofrendo com a constipação. Caso você já tenha sentido borboletas no estômago ou dor de barriga diante da ansiedade, pode imaginar que os sistemas nervoso e gastrointestinal estão super conectados, e assim, os impactos da constipação nas emoções e vice-versa se tornam evidentes.

 

Intestino preso causa mau humor?

Uma pesquisa feita pela Fundação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), mostrou que, entre os 3029 entrevistados, 89% afirmaram que o desconforto causado pela constipação causa alterações no humor e 88% não conseguem se concentrar tão bem nas tarefas cotidianas quando estão nesse estado. Isso mostra o quão comum são os sentimentos de irritabilidade, nervoso ou falta de concentração quando se está sofrendo de prisão de ventre. O impacto da constipação nas emoções pode ainda atrapalhar o dia-a-dia dessa pessoa, com tarefas simples se tornando muito mais difíceis.

Contudo, o oposto também ocorre, gerando um ciclo do qual pode ser difícil de sair.

O estresse pode fazer com que você tensione a musculatura do seu corpo, atrapalhando o funcionamento do intestino. Além disso, alguns estudos indicam que a serotonina – hormônio do bem estar – pode auxiliar no funcionamento dos movimentos intestinais. Então uma pessoa deprimida pode sofrer mais com constipação, enquanto que pessoas que tomam remédios que aumentam a quantidade de serotonina no corpo podem sofrer com desinteria. Da mesma forma, o mal funcionamento do intestino pode ser a causa pela qual as mudanças de humor e desânimo estão acontecendo.

Desta forma, é importante estar atento ao próprio corpo e as causas da constipação, procurando manter uma alimentação balanceada e rica em fibras, fazer exercícios físicos regulares e evitar o estresse, procurando ajuda médica e tratamento terapêutico quando necessário.

 

Aprendendo a lidar com as emoções

Agora que sabemos que às vezes a constipação é causada por estresse ou emoções fortes, é importante aprender a lidar com esses sentimentos de forma a maximizar o bem-estar.


Perguntas frequentes

  • Qual a relação entre o intestino e o cérebro?

    Intestino e cérebro estão diretamente conectados através do nervo vago. Assim, o intestino e o cérebro se relacionam pelo apetite, emoções, humor, estresse, atitudes e memória. Impressionante, não?

  • Qual o hormônio produzido no intestino?

    O intestino produz por volta de 95% da serotonina (hormônio do bem estar) presente em nosso corpo.

  • Que emoções causam constipação?

    Estresse, ansiedade, depressão e luto são apenas algumas das emoções que podem ser causadoras da constipação.

    Fontes

    https://www.webmd.com/digestive-disorders/chronic-constipation-ease-stress

    https://yourbodyhastheanswer.com/uncategorized/natural-help-constipation/

    https://www.healthline.com/health/stress-constipation

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4017427/

    https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/colunas/1982-intestino-preso-isso-pode-estar-relacionado-ao-seu-estado-emocional

    https://lactulona.com.br/humor-e-intestino-preso-qual-e-a-relacao-entre-eles/

    https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/chronic-constipation.html

    https://ethosclinicamedica.com.br/conexao-entre-o-cerebro-e-intestino/

Fontes

https://www.webmd.com/digestive-disorders/chronic-constipation-ease-stress https://yourbodyhastheanswer.com/uncategorized/natural-help-constipation/ https://www.healthline.com/health/stress-constipation https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4017427/ https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/colunas/1982-intestino-preso-isso-pode-estar-relacionado-ao-seu-estado-emocional https://lactulona.com.br/humor-e-intestino-preso-qual-e-a-relacao-entre-eles/ https://www.medtronic.com/br-pt/your-health/conditions/chronic-constipation.html https://ethosclinicamedica.com.br/conexao-entre-o-cerebro-e-intestino/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas