Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cosméticos orgânicos: Maquiagem sustentável e pele saudável

Legenda: 
Cosméticos orgânicos

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2021 a indústria de cosméticos brasileira cresceu 2,2%, sendo a quarta maior consumidora desse tipo de produto no mundo. Nesse cenário, cada vez mais se fala sobre cosméticos orgânicos e naturais – vamos aproveitar para aprender um pouco mais sobre esses produtos, e o que eles têm como diferenciais?

O que são os cosméticos orgânicos?

Os cosméticos orgânicos são aqueles que se preocupam em reduzir os impactos causados ao meio ambiente pelas indústrias de beleza e higiene: são produtos que prezam pelo equilíbrio entre o meio ambiente e a saúde dos seres humanos. Com suas práticas e valores, esses produtos optam por utilizar elementos orgânicos em sua composição (com ao menos 95% dos ingredientes de origem orgânica) e embalagens biodegradáveis ou reutilizáveis. Além disso, não utilizam produtos derivados ou testados em animais.

 

Lembrando também que os produtos da agricultura orgânica não utilizam pesticidas, corantes ou conservantes, e devem conservar a fertilidade do solo, respeitando os ecossistemas e o bem estar dos animais.

Temos também os cosméticos naturais e os cosméticos feitos com produtos orgânicos, que são opções mais acessíveis e ecologicamente corretas.

 

Cosméticos orgânicos X naturais X feitos com produtos orgânicos

Ao procurar por cosméticos que se preocupam com o meio ambiente em sua produção, você pode se deparar com três classificações: os orgânicos, os naturais e os cosméticos feitos com produtos orgânicos. Vamos entender melhor quais os parâmetros que classificam cada um:

Os cosméticos orgânicos se diferem dos tradicionais por serem feitos de forma totalmente sustentável, com responsabilidade social e ambiental. Pelo menos 95% dos produtos utilizados devem ser de origem certificada e orgânica, diminuindo ao máximo seu impacto na natureza e nas sociedades que podem ser afetadas por sua produção.

Já os cosméticos naturais precisam ter em sua composição ao menos 5% de produtos orgânicos naturais, sendo que os 95% restantes podem ser produtos naturais sem certificação, ou que não sejam orgânicos.

E, por fim, os cosméticos feitos com produtos orgânicos devem ter entre 70% e 95% de produtos totalmente orgânicos em sua composição.

Assim, apesar dessas pequenas diferenças, os três tipos de produtos são mais saudáveis e possuem um processo de produção mais consciente e preocupado com a sustentabilidade.

O que isso tudo significa?

Que há produtos cosméticos para as mais diversas necessidades e preferências, e que você pode escolher entre produtos mais ecológicos que cabem no seu bolso e atendem às suas necessidades. Basta checar os rótulos e os selos que carregam para entender melhor cada produto de beleza ou higiene.

 

Por que é bom usar cosméticos orgânicos?

Os cosméticos orgânicos têm como principal diferencial, como comentamos acima, serem totalmente compostos por produtos orgânicos. No entanto, há muitos outros benefícios que surgem com esse tipo de produção, como por exemplo:

  • Não são testados em animais: leis contra os testes em animais ainda estão surgindo no Brasil. Desta forma, os cosméticos que levam o selo orgânico,como parte de sua preocupação com o meio ambiente, nunca testam em animais.
  • São menos poluentes: com embalagens biodegradáveis e ingredientes menos abrasivos, os cosméticos orgânicos levam em consideração que, muitas vezes, o descarte de lixo não é feito de forma adequada. Sendo assim, procuram sempre a opção menos poluente em suas embalagens, como o papel reciclado.
  • Não desmatam: em um cenário no qual os recursos naturais estão se tornando mais escassos, os produtores de cosméticos orgânicos se preocupam em não desmatar espécies de árvores na procura por óleos naturais ou na produção de glicerina.
  • Sem pesticidas!: para não comprometer o ecossistema daquela região, nenhum ingrediente utilizado nos produtos deve utilizar pesticidas, garantindo que nenhum desequilíbrio ambiental ocorra.

Assim, procurando por cenários ideais para o meio ambiente, a indústria de cosméticos orgânicos cresce cada dia mais, conquistando seu espaço entre os cosméticos tradicionais. Desta forma, se torna possível escolher o produto que mais se encaixa em suas necessidades e, como benefício, ainda ajudar o meio ambiente.


Perguntas frequentes

  • Como identificar se um produto é natural ou orgânico?

    Os produtos comprovadamente naturais ou orgânicos carregam em seu rótulo um selo indicador de qualidade. Selos como “produto vegano” ou “produto não testado em animais” também são comuns.

  • Produtos orgânicos são mais saudáveis?

    Sim! Ao utilizar ingredientes naturais orgânicos em sua composição, os produtos orgânicos tendem a ser mais saudáveis ao corpo e à natureza, e tão eficientes quanto um produto não-orgânico.

    Fonte:

    http://siaibib01.univali.br/pdf/Cristiani%20Weiss,%20Felistin%20Hamad.pdf

    https://www.redalyc.org/jatsRepo/2655/265557800010/265557800010.pdf

    https://www.fae.br/mestrado/dissertacoes/2016/O%20DESENVOLVIMENTO%20SUSTENT%C3%81VEL%20DO%20SETOR%20COSM%C3%89TICO%20E%20O%20COMPORTAMENTO%20DO%20CONSUMIDOR%20FRENTE%20AOS%20COSM%C3%89TICOS%20SUSTENT%C3%81VEIS.pdf

    https://thedcedit.com/2020/06/clean-natural-organic-beauty-must-know-basics/

    https://www.scielo.br/j/bjps/a/GMLP55f6txLXn9yCN3ZXxCs/?lang=en

    https://www.scielo.br/j/bjps/a/TDpKrSLYxqM8yrJq5SwvJZH/?lang=en

    https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor/

    https://www.politize.com.br/cosmeticos-e-meio-ambiente/

    https://www.cosmeticsonline.com.br/ct/painel/class/artigos/uploads/45ac6-CT215_56-64.pdf

    https://idec.org.br/em-acao/em-foco/estudo-liga-desmatamento-da-amazonia-a-fabricacao-de-calcados-e-produtos-de-higiene-e-beleza

    https://www.bbc.com/portuguese/geral-44126298

    https://www.ecocert.com/pt-BR/expertise/agricultura-org%C3%A2nica

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas