Longevidade saudável: dicas para envelhecer com saúde

Legenda: 
Dicas para envelhecer com saúde

Envelhecer bem é o segredo para ter uma longevidade saudável e ativa. Para chegar à terceira idade esbanjando saúde, você pode adotar algumas atitudes simples desde a juventude que fazem toda a diferença no seu futuro, como melhorar a alimentação e praticar atividades físicas.

 

Longevidade saudável: a importância da alimentação

Comer bem é uma forma simples e deliciosa de fortalecer o organismo, evitar doenças e prevenir o envelhecimento precoce. Para ter uma longevidade saudável, você deve priorizar o consumo de alimentos nutritivos, como:

Frutas

As frutas são alimentos naturais que oferecem vários benefícios à saúde, pois são ricas em diferentes compostos. Assim, existem frutas ricas em fibras, que ajudam a regular o fluxo intestinal em qualquer idade, como maçã, banana e pera; frutas ricas em proteínas, que ajudam a preservar os músculos ao longo da vida, como manga, pêssego e kiwi; e até frutas ricas em gorduras boas, como o popular abacate.

Além disso, é muito fácil incluir frutas na alimentação diária, já que elas podem fazer parte de entradas, pratos principais, sobremesas, lanches e até de bebidas.

Legumes

Adicionar legumes ao cardápio semanal é outra forma deliciosa de alcançar a longevidade saudável, pois esses alimentos são ricos em vários nutrientes que aumentam a imunidade e blindam a saúde, como vitamina A, ferro e magnésio.

Verduras

As folhas verdes, especialmente as verde-escuras, também desempenham um papel importante na alimentação saudável. Assim, montar saladas completas com esses e outros vegetais é uma ótima maneira de atingir a longevidade saudável.

Oleaginosas

Castanhas, nozes, sementes e outras oleaginosas são alimentos muito saudáveis, uma vez que concentram uma grande quantidade de nutrientes em pequenas porções. Assim, comer um punhado de oleaginosas todos os dias é uma forma simples de atingir a Ingestão Diária Recomendada (IDR) de diversos nutrientes.

Esse grupo de alimentos também é uma ótima fonte de antioxidantes – substâncias que protegem o corpo da ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Leguminosas

Para manter os músculos ao longo da vida, é muito importante ingerir uma quantidade adequada de proteínas. Se você não consome produtos de origem animal, não se preocupe, pois as leguminosas também são ótimas fontes desses nutrientes! Então, se comer feijão é um dos segredos para a longevidade saudável, podemos falar que os brasileiros estão quase alcançando a vida eterna.

Cereais integrais

Os cereais integrais são ótimas fontes de fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Esses alimentos também são fontes de carboidratos saudáveis – por isso, na hora de fazer o tradicional arroz com feijão, dê uma chance ao arroz integral.

Carnes magras

Como você viu anteriormente, consumir proteínas diariamente é uma das fórmulas da longevidade saudável. As principais fontes desses nutrientes são as carnes magras, como peito de frango, e cortes menos gordurosos de carne vermelha, como maminha, alcatra e patinho. As carnes também possuem vitamina B12, um nutriente que protege o cérebro e previne o declínio da função cognitiva.

Peixes gordos

Os peixes “gordos” ou “gordurosos” são ricos em gorduras boas – como os ácidos graxos ômega-3 –, que são benéficas ao organismo e podem até prevenir doenças cardiovasculares. Entre os principais peixes desse grupo, estão o salmão, a truta e o atum.

Água

Hidratar-se com regularidade é outra atitude que você deve adotar desde cedo para alcançar uma longevidade saudável, uma vez que a água participa de praticamente todas as reações químicas que ocorrem no organismo. Além de beber a água pura, você pode preparar sucos deliciosos à base de água, com frutas e verduras nutritivas.

Além de focar nos alimentos acima, para ter uma longevidade saudável é importante diminuir o consumo de alimentos ricos em alguns compostos, como:

 

Longevidade saudável: o papel das atividades físicas

Manter-se ativo é fundamental para uma longevidade saudável – mas lembre-se de que a constância é mais importante do que a intensidade na hora de montar uma rotina de exercícios. É interessante também incluir diferentes tipos de exercícios na rotina diária, para beneficiar diferentes partes do corpo, como:

No site Que Bem Que Faz, você descobre mais elementos essenciais para longevidade saudável por meio de artigos completos sobre alimentação, saúde, bem-estar e vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Como ter uma longevidade saudável?

    Uma longevidade saudável começa com as escolhas que você faz na juventude, então é importante tomar decisões conscientes desde cedo. Comer bem e fazer atividades físicas, por exemplo, são duas atitudes que estão ligadas a uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

  • O que comer para ter uma longevidade saudável?

    Apostar em alimentos naturais é sempre uma boa escolha. Assim, encha suas refeições de verduras, legumes, frutas, leguminosas e oleaginosas, sem se esquecer da água. Outros alimentos que também podem estar presentes em uma alimentação voltada para o envelhecimento saudável são cereais integrais, carnes magras e peixes gordos.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/13-habits-linked-to-a-long-life https://www.nia.nih.gov/health/what-do-we-know-about-healthy-aging https://www.webmd.com/healthy-aging/features/longevity-foods https://agerrtc.washington.edu/info/factsheets/nutrition https://www.health.harvard.edu/blog/the-new-exercise-guidelines-any-changes-for-you-2018121415623 https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/older_adults/index.htm https://lompocvmc.com/blog/124-healthy-living/1877-how-to-exercise-for-longevity

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas