Saúde e longevidade: 5 dicas para viver muito!

Legenda: 
Dicas para saúde e longevidade

Viver bastante tempo é o sonho de muitas pessoas – afinal, quem não quer ter mais tempo para aproveitar a vida ao lado da família e dos amigos? Mas chegar à melhor idade com saúde e disposição é um desafio que começa logo na juventude, pois os hábitos cultivados ao longo da vida dizem muito sobre como a velhice se desenrolará.

O envelhecimento é uma das certezas da vida, não há como fugir dele. Contudo, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para passar por essa fase com autonomia e muita disposição. Pensando nisso, hoje nós vamos te apresentar algumas dicas de estilo de vida para envelhecer com muita saúde e longevidade, pois o momento ideal para começar a se cuidar é o agora!

 

Saúde e longevidade: como consegui-los?

Você já se pegou se perguntando se existe algum segredo para a longevidade? As receitas divulgadas nas mídias sociais e repassadas pelo conhecimento popular são muitas, desde não se aposentar tão cedo até tomar uma tacinha de vinho todos os dias. A verdade é que essa pergunta ainda não foi totalmente respondida pela ciência. O que sabemos é que diversos fatores podem influenciar em nossa caminhada rumo à saúde e longevidade.

Alguns desses fatores, como a genética, não estão sob nosso controle. Mas outros, como os hábitos alimentares e a prática de atividade física, estão ao nosso alcance e podem ser mudados ainda hoje. Para te ajudar nessa jornada rumo à saúde e longevidade, nós vamos te apresentar algumas pequenas atitudes que fazem a maior diferença quando o assunto é manter-se saudável para viver bastante. Confira!

1. Mantenha-se sempre hidratado

Pode ser que ao ler essa informação, você pense: “mas eu sempre tomo água quando sinto sede!” – porém, muitas vezes, a sensação de sede já é um sinal de desidratação. A falta de hidratação traz uma série de riscos à saúde, pois todos os processos metabólicos são comprometidos pela diminuição do nível de água no organismo – além dos sintomas que aparecem, como dor de cabeça, fadiga, queda de pressão e, em casos mais graves, até perda de consciência. Por isso, não espere a sede chegar: mantenha por perto sempre uma garrafinha com água e vá bebericando para se hidratar ao longo de todo o dia e garantir muito mais saúde e longevidade.

2. Procure manter uma alimentação equilibrada

Para ter mais saúde e longevidade, é indispensável cuidar daquilo que consumimos. A saúde começa pelo prato, por isso, procure sempre variar nos ingredientes, incluindo carboidratos complexos, proteínas, fibras e vitaminas em sua alimentação. Para isso, algumas dicas podem ajudar:

3. Fique sempre na ativa!

Fortalecer a musculatura e as articulações é essencial para envelhecer com saúde e longevidade. Por isso, desde já, não abra mão de se exercitar com regularidade, apostando em atividades físicas que te proporcionem prazer e saúde ao mesmo tempo. Você não precisa tirar muito do seu tempo ou passar horas na academia: 30 minutos de exercício diário já fazem uma enorme diferença para a saúde e bem-estar em qualquer idade. Algumas sugestões são:

4. Cuide da mente

Além de cuidar do corpo, para que tudo funcione perfeitamente, cuidar da mente também é essencial para alcançar a velhice com saúde e longevidade. Com o passar dos anos, é comum que os idosos relatem falhas na memória e sintam dificuldade para se lembrar de eventos específicos. Esse processo pode ser explicado de várias maneiras, desde patologias até o processo natural de envelhecimento.

Assim como o nosso corpo, o cérebro também precisa estar ativo para se manter saudável em todas as fases da vida. Para isso, algumas atividades simples – como incluir jogos interativos no dia-a-dia, praticar a leitura, aprender novas coisas e realizar atividades sociais ao ar livre – podem ajudar.

5. Fortaleça os vínculos sociais

Nada melhor para a saúde do corpo e da mente do que estar cercado de pessoas que nos fazem bem, não é mesmo? Desde a juventude até a fase de envelhecimento, manter os laços sociais fortalecidos é muito importante para aumentar a autoestima, diminuir o estresse e alcançar a saúde e a longevidade. Aqui vão algumas sugestões:

Cuidar da saúde e se preparar para o futuro é mais simples do que parece. Com pequenas atitudes, você pode fazer enormes mudanças na sua qualidade de vida! Se você quiser conferir mais dicas sobre saúde e longevidade e acrescentar mais bem-estar ao seu dia-a-dia, não deixe de conferir as demais publicações aqui no site Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Como manter a saúde sempre em dia?

    Combinar a atividade física com uma alimentação equilibrada é essencial para manter a saúde em dia. Além disso, diminuir o estresse, interagir socialmente e fazer visitas frequentes ao médico também são atitudes que contribuem para a manutenção da saúde!

    Como escolher uma atividade física para fazer?

    Para escolher a atividade física ideal para você, primeiro é necessário considerar qual é o seu estilo de vida. Se você não tem muito tempo, pode ser que fazer exercícios em casa – como subir escadas ou fazer yoga – seja o ideal para você. Já se você gosta de estar ao ar livre, a caminhada, a corrida ou o ciclismo podem ser ótimas alternativas. E não se esqueça de consultar um médico antes de começar a praticar qualquer atividade física.

    Fontes

    https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/

    https://www.nestlehealthscience.com.br/cuidados-com-a-saude/envelhecimento/quatro-aliados-para-um-envelhecimento-saudavel

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas