Dormir bem: 5 dicas para ter uma boa noite de sono

Legenda: 
5 dicas para ter uma boa noite de sono

O sono é um momento muito importante. É enquanto dormimos, principalmente durante a noite, que nosso corpo realiza ações como:

Dormir pouco afeta a nossa concentração, raciocínio e disposição, além de poder afetar nosso humor. Por isso, é importante ter uma noite de sono de, mais ou menos, 8 horas ininterruptas para que consigamos descansar o suficiente para o dia seguinte.

Vale lembrar que nem todas as pessoas dormem 8 horas. Algumas precisam dormir mais, outras vão dormir menos – mas o que vale é conseguir dormir todas as horas que o seu corpo precisa e acordar bem e disposto.

Mas como dormir bem? Neste artigo vamos te dar 5 dicas para ter uma boa noite de sono e garantir um dia cheio de energia!

 

Dormir bem: 5 dicas para ter uma boa noite de sono

Primeira dica: se desligue os aparelhos

Os aparelhos digitais – como os celulares, notebooks, televisão, entre outros – podem afetar nosso sono. Isso porque a luz das telas e monitores nos mantém ativos e fazem com que percamos a vontade de dormir.

Para evitar isso, desligue seus aparelhos de 30 a 60 minutos antes de se deitar. Assim, a luz azul não perturbará seu sono.

Segunda dica: evite alimentos e bebidas cafeinadas

Evitar alimentos e bebidas cafeinadas horas antes de dormir pode ser uma boa opção. A cafeína pode perturbar o nosso sono por nos deixar ativos por um longo período de tempo.

Alimentos e bebidas a ser evitadas antes de dormir são:

Esses são os principais, que geralmente estão no nosso dia a dia. Não é necessário cortar completamente seu consumo ou algo do tipo, basta evitar consumir muitos alimentos e bebidas cafeinadas perto do horário de dormir.

Terceira dica: rotina de sono

Ter uma rotina de sono – desde sua preparação até os horários para se deitar – é muito importante, por incrível que pareça. Seguir algumas etapas fixas todas as noites antes de dormir, criando um hábito, faz com que o seu cérebro entenda que é o momento de preparar o corpo para o repouso.

Algumas coisas como escovar os dentes, tomar banho e colocar um pijama são etapas que você pode fazer todas as noites antes de dormir, criando uma rotina.

Além dessas etapas, ter uma rotina em relação aos horários também pode ajudar muito. Um horário pré-estabelecido para dormir ajuda o nosso cérebro a entender que naquela hora é o momento de descansar.

Organizar o ambiente também é uma boa prática: ter um ambiente organizado e que sirva apenas para descansar é convidativo para dormir. Reserve sua cama apenas para dormir, assim você afasta possíveis distrações durante o pré-sono.

Quarta dica: evite cochilos

Cochilos durante a tarde às vezes são deliciosos, mas podem afetar o sono dos adultos à noite – diferente das crianças: elas precisam das sonecas durante o dia, pois precisam de mais horas de sono por ainda estarem em desenvolvimento e crescimento.

Deixe para cochilar nos dias em que estiver precisando muito e, ainda assim, de preferência não mais que 30 minutos.

Quinta dica: hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis pode melhorar a qualidade de vida e permitir boas noites de sono. Alguns hábitos que podem ajudar são:

Algumas práticas como usar tampões de ouvido ou de olhos, colocar uma música baixa e relaxante, ouvir uma meditação guiada, ler ou outros hábitos leves, são interessantes para te ajudar a ter uma boa noite de sono.

Se você gosta de conteúdos como esse, explore o Que Bem que Faz e leia mais textos sobre diversos assuntos relacionados à qualidade de vida. Garantimos que existem muitos artigos interessantes te esperando!


Perguntas frequentes

  • Como dormir mais rápido?

    Para começar sua noite de sono mais rápido, siga as 5 dicas propostas pela gente! Elas, resumidamente, são:

    Se desconecte dos aparelhos antes de dormir;

    Evite alimentos e bebidas cafeinados;

    Tenha uma rotina de sono;

    Evite cochilos durante a tarde;

    Tenha hábitos saudáveis;

    Seguindo essas 5 dicas para ter uma boa noite de sono, você provavelmente vai conseguir dormir calmamente.

  • Como dormir cedo?

    Se você quer começar a dormir mais cedo, criar uma rotina é essencial. Nos primeiros dias pode ser complicado, mas é um processo que vale a pena. Crie o hábito de se desligar dos seus aparelhos eletrônicos mais cedo, se prepare para dormir (tome banho todas as noites ou vista um pijama, ou qualquer outro hábito que possa ser feito diariamente antes de dormir), evite alimentos e bebidas estimulantes e organize seu ambiente de sono, principalmente evitando assistir algo ou fazer atividades na sua cama que possam perturbar seu pré-sono.

  • Fontes:

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas