Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

12 formas de melhorar a sua energia de tarde sem cafeína

Legenda: 
Melhorar a energia: suco de melancia

O cansaço e o abatimento no período da tarde é um problema que muita gente enfrenta diariamente. É aquele momento após o cumprimento das primeiras horas da carga horária e, sobretudo, do almoço, quando a energia diminui e você sente dificuldade em concluir as atividades do restante do dia.

Recorrer ao café é a primeira opção para muitos que sentem a fadiga no período da tarde. No entanto, o consumo excessivo de cafeína (e o açúcar, que geralmente acompanha a bebida), pode atrapalhar mais do que ajudar.

Existe, entretanto, uma série de ações que você pode fazer para ganhar energia e evitar o desgaste físico e mental durante o trabalho, principalmente no período da tarde.

Veja 12 dicas que darão mais disposição e ânimo para concluir o dia de trabalho:

1. Exercite-se

Um passeio à academia no meio do dia é uma ótima ferramenta para melhorar a produtividade, mas a academia não é o único lugar adequado para as atividades físicas: você pode encontrar um lugar confortável e fazer exercícios aeróbicos leves ou treinamento de força antes de voltar ao trabalho.

2. Corte o açúcar

Consumir doces irá causar um aumento de energia de forma temporária, mas levará a uma queda no desempenho após os efeitos do açúcar terem passado, deixando você bem menos alerta. Isso acontece porque o consumo de doces irá causar um rápido aumento nas taxas de açúcar no sangue, e como essa energia não é “sustentável”, ela logo cai drasticamente - esse é o chamado “efeito rebote”.Por isso, dê preferência a bebidas e alimentos naturais, ou com a menor dosagem de açúcar possível.

3. Mantenha a hidratação

Para aumentar o nível de energia, beber água de forma rotineira é uma atividade essencial, pois a falta do líquido pode causar sonolência. recomenda que mulheres bebam uma média de 9nove copos de água por dia, enquanto a quantidade recomendada aos homens é de 13 copos por dia. Vale lembrar que essa estatística é uma estimativa, podendo conter variações para mais ou para menos.

4. Faça um intervalo

Se o cansaço atingir o seu corpo e mente, tire uns cinco minutos para fazer outra coisa, de preferência algo no qual você movimente o corpo e tire você do local onde está trabalhando. Há quem saia do cansaço aplicando táticas de relaxamento e até mesmo técnicas de meditação. O ideal é se analisar e saber como combater o cansaço.

5. Converse

As interações virtuais podem tornar o trabalho mais cansativo. Então, ao invés de mandar mensagens e e-mails, tente conversar com os colegas de forma presencial, e até caminhe para a presença deles – desse modo, você consegue alongar as pernas e tirar os olhos da tela.

6. Tire uma soneca

Um dos melhores remédios para o cansaço é simplesmente fechar os olhos e descansar a mente. Uma soneca de 20 a 30 minutos no meio do dia, logo após a refeição do almoço, pode promover a energia necessária para a realização das suas atividades da tarde.

7. Faça um lanche

Não é preciso esperar o horário das refeições para matar a fome. Fazer um pequeno lanche entre as refeições, especialmente durante a tarde, aumenta a sua energia. Para isso, priorize alimentos ricos em proteínas, com um pouco de queijo e nozes. Evite pães brancos e alimentos com altas doses de açúcar.

8. Sempre tome o café da manhã

Por falar em comida, você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pular o café da manhã faz com que você consuma menos nutrientes importantes para manter o pique durante todo o resto do dia.

9. Levante-se

Se você passa a maior parte do horário de trabalho sentado, procure se levantar ao longo do dia. Ficar em pé melhora o seu foco, além de promover uma boa postura, trazendo benefícios a longo prazo.

10. Faça um alongamento

Se os exercícios requerem muito tempo ou equipamento indisponível no momento, você pode usar o seu corpo para aumentar a energia. Alongar-se é uma ótima maneira de promover um aumento de energia, ajudando a relaxar os músculos e melhorando o fluxo de nutrientes e do sangue. Algumas empresas proporcionam atividades laborais para buscar o bom funcionamento do corpo e do organismo durante o tempo de trabalho de seus funcionários. Se este é o caso da empresa onde trabalha, não fuja deste momento e aproveite seus benefícios!

11. Mova-se

Mudar de ambiente de vez em quando durante o dia pode ajudar a melhorar a sua energia. Por isso, tente sentar em um local mais iluminado, ou vá para a natureza em seu intervalo. Se possível, durante o período de trabalho, procure substituir o elevador (ou escadas rolantes) por escadas normais.

12. Coloque aquela música animada

Existe melhor remédio para o desânimo e cansaço do que uma boa playlist? Músicas animadas são as melhores para acordar o cérebro e dar aquela dose extra de energia. No entanto, caso você queira algo que melhore a concentração, escutar músicas sem letras é a melhor opção. E atenção: ouça música em um volume moderado, tanto para não prejudicar a audição quanto para não atrapalhar o colega de mesa com seu gosto musical.


PERGUNTAS FREQUENTES

  • Com qual moderação devo me distanciar das tarefas do trabalho para melhorar minha performance?

    Apesar de uma pausa ser aconselhada para combater o cansaço, e a conversa com os colegas de trabalho de forma presencial traga benefícios, tente sempre dosar o horário, para não se distrair e acumular atividades. Isso pode causar mais estresse e aumentar a fadiga durante o trabalho.

  • Como posso continuar trabalhando mesmo com cansaço?

    Caso as pausas e os exercícios estejam indisponíveis para serem feitas durante o período de cansaço, tente terminar uma atividade de cada vez. Assumir diversas tarefas de uma só vez pode sobrecarregar e aumentar a tensão no trabalho, piorando também a falta de energia.

  • Quais alimentos posso adicionar a minha dieta que aumentam a energia?

    Para manter os níveis de energia regulares, tente sempre comer, pelo menos, cinco porções de uma variedade de frutas e legumes. Opte também por laticínios ou alimentos similares com baixa dose de açúcar e gordura. E preze por azeites e patês não processados, consumindo-os em porções pequenas. Assim, você se mantém sem a sensação de fome nem precisa recorrer aos cafezinhos.

    Fontes: Greatist e National Health Service

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas