Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Coma frutas ricas em vitamina A e tenha saúde para dar e vender

Legenda: 
Frutas ricas em vitamina a: laranja

Ficar saudável é tão simples, às vezes a gente que complica – é por isso que vamos te dar a dica perfeita: coma frutas ricas em vitamina A e tenha saúde para dar e vender, a começar pela visão.

E tem mais um segredinho que vai te animar a acrescentar Retinol – como também é conhecida a vitamina A – à sua dieta: ela é capaz de ajudar a retardar o envelhecimento. Gostou dessa informação, né? Continua aí que ainda tem mais notícias boas sobre a vitamina A.

 

Vitamina A para visão e muitas outras coisas

A vitamina A ficou muito famosa por agir diretamente na saúde da visão. Aí os pesquisadores foram se aprofundando no estudo dela e descobriram que os seus benefícios vão muito além dos olhos: ela também renova as células que compõem os tecidos do corpo humano. E é aí que está a explicação para o fato desse nutriente retardar o envelhecimento – além de ela atuar como antioxidante.

E se você tem criança ou adolescente em casa, aí então que as frutas ricas em vitamina A são importantes, porque elas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do ser humano.

E uma coisa importante para você saber: o nosso organismo não produz Retinol e, por isso, é primordial que sua dieta seja rica em frutas com vitamina A. É pela comida que vamos armazenar esse nutriente e garantir que nosso estoque fique preparado. O problema é quando não nos alimentamos bem, pois vamos perdendo o nutriente aos poucos e a reserva vai embora.

E sabe o que acontece se a reserva for embora? A gente pode ter problemas sérios na visão – como cegueira noturna, por exemplo, que significa a piora da visão em locais com pouca luz.

 

11 frutas ricas em vitamina A

Agora que você já sabe a importância da ingestão de vitamina A na sua dieta, vem com a gente conhecer as frutas fontes de Retinol que precisam fazer parte da sua rotina. E a gente ainda te dá dicas de receitas maravilhosas para você se esbaldar:

1. Manga - deliciosa e nutritiva. Rica em muitas vitaminas em todos os seus tipos, incluindo a vitamina A. Estudos mostram que os benefícios da manga incluem melhoria da imunidade, boa saúde digestiva, visão melhorada e menor risco de câncer. E se é gostosa e saudável, tem que ter receita para aproveitar.

2. Mamão - essa é uma fruta tropical muito saudável. Além dos benefícios da vitamina A, o mamão também é fonte de antioxidantes e, por isso, pode reduzir a inflamação, combater doenças e ajudar a manter você com aparência jovem. Gostou desta última parte, né? Então capriche nas receitas com mamão para ficar bonito e saudável.

3. Cajá - dentes e ossos fortes é do que você precisa? Aqui está uma fruta que pode te ajudar nisso e em muitas outras áreas. Previne a anemia e doenças cardíacas, aumenta a imunidade, suaviza sintomas da TPM e ainda ajuda a emagrecer. Precisa dizer mais alguma coisa dessa fruta rica em vitamina A?

Refresco de Cajá e Água de Coco

Frozen de Cajá e Calda de Pitanga

Frapê de Verão

4. Melancia - se é hidratação o que te faltava, agora você encontrou a solução. A melancia é uma fruta que contém muita água e vai te ajudar com esse problema. E ela tem vitaminas A, C, B1, B5 e B6, e também é rica em fibra. Toda essa combinação de nutrientes torna essa fruta indispensável na dieta.

5. Goiaba vermelha - ajuda a baixar os níveis de açúcar, melhora a saúde do coração, alivia aqueles sintomas dolorosos da menstruação, aumenta a imunidade, ajuda a emagrecer e beneficia o sistema digestivo. Sim, estamos falando dos benefícios dessa fruta rica em vitaminas A e C.

6. Melão - esta fruta possui 44% do total de vitamina A que você precisa comer no dia. Sua pele e visão ficarão gratas por você inserir melão entre as frutas prediletas. E se seus níveis de colesterol estão um pouco altos, o melão vai ajudar a equilibrar tudo.

Torradinhas com Peito de Peru, Melão e Rúcula

Salada de Frango com Melão e Lima da Pérsia

Mix de Frutas com Nesfit

Salada de Rúcula

Taça Nesfit Refrescante

7. Damasco - vitaminas A, C, K, B3, B9 e B5: o damasco é uma verdadeira fonte de nutrientes. Seja na versão fresca ou seca, não importa, porque ele continua gostoso e saudável. É mais uma fruta que ajuda a manter a saúde da pele, do coração, dos olhos e do sangue – agora só falta preparar comidas deliciosas com ela.

8. Tangerina - olha aí mais uma fruta que retarda o envelhecimento. Assim fica cada vez mais fácil te convencer a sempre ter fruta no cardápio. A tangerina também reduz os riscos de osteoporose, diabetes e doenças do coração. Pode ser consumida pura, mas claro que você não vai perder a oportunidade de preparar receitas incríveis com essa fruta.

9. Maracujá - se tem vitamina A, já se sabe que tem saúde da visão. Mas não é só isso: o maracujá também é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. O resultado disso: saúde de sobra. Até porque as fibras contidas nessa fruta dão aquela forcinha para o intestino preguiçoso funcionar bem.

10. Acerola - famosa pela vitamina C, a acerola tem outras propriedades que garantem muita saúde. É o caso da vitamina A, por exemplo. Além disso, tem vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Especialistas recomendam um copo de suco por dia, mas a gente te dá uma forcinha com outras opções para você consumir a fruta.

11. Caju - pressão alta, diabetes e doenças cardíacas são problemas que podem ser prevenidos com o consumo do caju. Na lista de beneficiados pela fruta entram também cabelo, pele e ossos. Um suquinho de caju gelado é tudo de bom, mas tem outras variedades de comidas gostosas feitas com ele.


Perguntas frequentes

  • 1. O que é vitamina A?

    A vitamina A é um micronutriente que podemos encontrar em alimentos de origem animal ou vegetal. Também conhecida por Retinol, ela é indispensável para assegurar a saúde da visão – mas também atua na renovação das células que compõem os tecidos do nosso corpo.

  • 2. Em quais frutas encontrar vitamina A?

    As frutas ricas em vitamina A são: manga, acerola, caju, melancia, goiaba vermelha, mamão, cajá, melão, damasco, tangerina e maracujá.

  • 3. Quem precisa de vitamina A?

    A vitamina A é importante para todas as pessoas – mas há alguns grupos que têm uma necessidade ainda maior, já que são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A. Este é o caso de crianças a partir do 6° mês e que começam a desmamar, e mulheres que estão amamentando.

  • 4. Quais as consequências da falta de vitamina A no organismo?

    A deficiência de vitamina A no organismo pode acarretar em cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em lugares com pouca luz. E isso porque essa deficiência atinge principalmente a retina, conjuntiva e córnea.

  • Fonte

    https://www.scielo.br/j/rn/a/KH8cHGTRhm3xFZWwQ8QM9NK/?lang=pt

    https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/5ykSdz6Zwvpd34xx8m7nbQp/?lang=pt

    https://www.healthline.com/nutrition/foods-high-in-vitamin-a

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_condutas_suplementacao_vitamina_a.pdf

    https://www.healthline.com/nutrition/mango

    https://www.healthline.com/nutrition/8-proven-papaya-benefits

    https://biosom.com.br/blog/alimentacao/beneficios-de-caja-para-a-saude/

    https://www.healthline.com/nutrition/watermelon-health-benefits#TOC_TITLE_HDR_3

    https://www.healthline.com/nutrition/is-fruit-good-or-bad-for-your-health

    https://www.healthline.com/nutrition/bitter-melon#TOC_TITLE_HDR_4

    https://www.semagro.ms.gov.br/beneficios-do-damasco-saiba-tudo/#:~:text=Ricos%20em%20antioxidantes%3A%20%C3%93tima%20fonte,e%20a%20desintoxicar%20o%20sangue

    https://www.ecycle.com.br/tangerina/

    https://www.ecycle.com.br/maracuja/

    https://abracen.org.br/noticias/conheca-melhor-a-acerola-uma-das-melhores-fontes-de-vitamina-c/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas