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Granola: para ficar magrinho, saudável e com uma pele de pêssego

Legenda: 
Granola

Emagrecer com saúde: esse é o desejo de todo mundo que está precisando jogar fora aqueles quilinhos a mais. E, se você acha que existe mistério para isso, o Que bem que faz te responde que não. Alimentação saudável e exercícios físicos já estão de bom tamanho para atingir seu objetivo. Mas, claro, nunca é demais dar algumas dicas que podem fazer toda a diferença durante o processo. E a de hoje é: aposte nos benefícios da granola, eles vão muito além de promover o emagrecimento.

A granola é um mix de cereais super vitaminado que faz muito bem para a saúde, além de ser gostosa demais. E quando ela vem junto com iogurte, frutas ou açaí, aí faz a gente babar de tanta vontade. A delícia vem acompanhada de muitos nutrientes, que destacam os benefícios da granola para a saúde. Depois de ficar sabendo quais são os benefícios da granola na alimentação, você nunca mais vai querer deixá-la de fora da sua dieta.

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O que é granola e quais os nutrientes

Como destacamos, a granola faz bem para a saúde porque é um mix de cereais composto por aveia em flocos, cereal matinal, nozes, amendoim, castanha-de-caju, castanha do pará, frutas secas, chia, linhaça, gergelim e especiarias. E, se vez por outra der vontade de adicionar umas gotinhas de chocolate, dá para ir usar o amargo e saborear sem culpa.

E se é um mix de cereais, também é um mix de nutrientes potentes. Os benefícios da granola para saúde vêm do fato de ela ser fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina E. Aí você já viu, tudo isso faz com que a granola seja aquele alimento que grita na nossa cara: "Eu sou ricaaaaaa".

 

Granola dá saciedade

A granola ajuda a emagrecer por um motivo bem simples: ela dá saciedade. O que isso quer dizer? Que você vai comer uma porção do mix de cereais e conseguir esperar a próxima refeição sem ficar com uma fome de leão que te obriga a sair devorando tudo o que vê pela frente.

Essa saciedade vem das proteínas e fibras que a granola contém. Elas dão uma boa atrasada na digestão e isso nos leva a ficar satisfeitos por mais tempo depois de comer. Com o apetite sob controle, ninguém consegue ficar se entupindo de comidas gordurosas e aí a perda de peso é certa.

 

Você falou em fibras?

Sim, falamos em fibras, e com certeza isso acendeu uma luz na sua cabecinha. Se você já ouviu falar desse nutriente sabe que ele é famoso por dar aquela ajuda no funcionamento do intestino. E esse é mais um motivo para aproveitar todos os benefícios da granola com iogurte – caso goste dessa mistura que, cá para nós, é maravilhosa.

Ah, mas fazer o intestino funcionar como um reloginho não é a única vantagem de consumir as fibras dos alimentos. Estudos mostram que ingredientes inseridos na granola – como a aveia – e algumas sementes – como chia e linhaça – auxiliam no controle da pressão arterial.

E tem mais: os benefícios da granola integral, tradicional ou light, também passam pela redução dos níveis de colesterol, um fator de risco para doenças do coração. Por isso, ela também previne doenças do coração.

Espera aí que a lista de benefícios da granola e aveia ainda não acabou. O mix de cereais ainda leva frutas secas, nozes e sementes que conseguem baixar os níveis de açúcar no sangue. Já sabe o que isso quer dizer, né? Comer granola vai prevenir a diabete e, para quem já tem, vai ajudar a controlar a doença.

 

Um rostinho bonito

A granola também pode ser um rostinho bonito – e fique feliz, porque essa afirmação ultrapassa as barreiras da figura de linguagem. Lá em cima afirmamos que o mix de cereais é rico (ou ricaaaaaa) em vitamina E. Pois então! Esse nutriente é responsável pelos benefícios da granola para a pele. Unida aos antioxidantes, essa vitamina é uma grande ajuda para retardar o envelhecimento.

 

Indo pra lá e pra cá com a granola

Emagrece, traz saúde e deixa a pele um pêssego. Acho que acabamos. Opa, só um instante, ainda tem mais um benefício da granola, e esse sai da alçada da nutrição e da beleza. Quem vive numa correria danada vai gostar muito de saber: colocou em um potinho e fechou bem fechado, dá para levar a granola para qualquer lugar.

No dia a dia agitado, a granola é uma ótima solução para os lanches – e ainda vai dar energia para aguentar o tranco, já que tem proteínas e carboidratos. É prático e tem longa durabilidade.

 

Receitas com granola para matar o desejo

Você não achou que íamos embora sem te dar receitas incríveis para aproveitar os benefícios da granola para saúde, achou? Vamos lá, se prepare para uma enxurrada de coisas gostosas.

Granola - é aquela receitinha básica para preparar o mix de cereais em casa mesmo e cumprir a promessa de ser fácil de levar para qualquer lugar.

Granola com Gotas de Chocolate Amargo Garoto - lembra das gotas de chocolate que citamos lá em cima? Chegou a hora de experimentar a granola com elas – e, lembre-se, use chocolate amargo.

Granola de Frigideira com Nesfit Cereal - a granola aqui ganha mel e coco ralado. O cereal não leva adição de açúcares. Fica perfeito.

Bowl de Iogurte e Frutas - granola e frutas, essa é definitivamente uma combinação perfeita. Para essa receita, use abacate, morangos, mirtilos e framboesas.

Açaí Nutren Protein - açaí, para ficar completo, tem que ter granola. O preparo aqui é bem simples e ainda tem banana, que é uma fruta gostosa e saudável.

Bolo de Cenoura - a granola vegana entra no fim do preparo desse bolo delicioso. Primeiro, coloque a calda sobre o bolo, e depois finalize salpicando a granola.

Iogurte FiberMais Laranja - está aqui um preparo para curtir todos os benefícios da granola com iogurte e ainda vai render um café da manhã ou lanche deliciosos.

Gelado de Abacaxi com Zero-Cal - é uma ótima receita para entrar no hall dos benefícios da granola para prevenir e controlar a diabetes.

Muffin de Blueberry sem Lactose - são bolinhos individuais de mirtilo, preparados com leite zero lactose em pó e aveia em flocos.

 

Perguntas frequentes:

1. Qual vantagem de comer granola?

Entre os benefícios da granola estão a perda de peso; a prevenção e o controle da pressão arterial, diabetes e de doenças cardíacas; combate da prisão de ventre; e saúde da pele.

2. O que é granola?

Granola é um mix de cereais composto por aveia em flocos, cereal matinal, nozes, amendoim, castanha-de-caju, castanha do pará, frutas secas, chia, linhaça, gergelim e especiarias. E, se vez por outra der vontade de adicionar umas gotinhas de chocolate, coloque o amargo.

3. Quais os nutrientes da granola?

Os benefícios da granola para a saúde vêm do fato de ela ser fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

4. Qual a melhor forma de comer granola?

Dá para comer a granola sozinha ou acompanhada de iogurte, frutas e açaí.

 

Referências

https://www.scielo.br/j/cta/a/YmbWcHY33tsrtKHB5sQSCVk/?lang=pt

https://www.healthline.com/nutrition/is-granola-healthy

https://www.healthline.com/health/vitamin-e-for-face#benefits

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1464/1/Dissertacao%20Priscila%20Lais%20Coelho%20de%20Souza.pdf


Perguntas frequentes:

  • 1. Qual vantagem de comer granola?

    Entre os benefícios da granola estão a perda de peso; a prevenção e o controle da pressão arterial, diabetes e de doenças cardíacas; combate da prisão de ventre; e saúde da pele.

  • 2. O que é granola?

    Granola é um mix de cereais composto por aveia em flocos, cereal matinal, nozes, amendoim, castanha-de-caju, castanha do pará, frutas secas, chia, linhaça, gergelim e especiarias. E, se vez por outra der vontade de adicionar umas gotinhas de chocolate, coloque o amargo.

  • 3. Quais os nutrientes da granola?

    Os benefícios da granola para a saúde vêm do fato de ela ser fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

  • 4. Qual a melhor forma de comer granola?

    Dá para comer a granola sozinha ou acompanhada de iogurte, frutas e açaí.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/cta/a/YmbWcHY33tsrtKHB5sQSCVk/?lang=pt https://www.healthline.com/nutrition/is-granola-healthy https://www.healthline.com/health/vitamin-e-for-face#benefits https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1464/1/Dissertacao%20Priscila%20Lais%20Coelho%20de%20Souza.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas