Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

15 lanches que irão ajudar a deixar seu dia ainda mais produtivo

Legenda: 
Lanches para um dia mais produtivo: granola

Lanches podem ser uma ótima opção, principalmente naqueles dias em que você está completamente atarefado e mal consegue parar para comer. E se nós dissermos que alguns deles ainda podem deixar seu dia ainda mais produtivo? Acha que estamos brincando? Confie na gente, elas existem e vamos mostrar várias opções agora mesmo.

Lembrando que não é recomendável trocar uma refeição principal (café da manhã, almoço ou jantar) por um lanche, ok? Os especialistas aconselham que temos que nos alimentar pelo menos seis vezes ao dia, e é justamente entre as principais refeições que os lanches exercem seu papel. Para mais informações, recomendamos consultar um especialista.

Agora que tal pegar um caderno e uma caneta para anotar na sua listinha o que você irá comprar na próxima vez que for ao mercado? Afinal de contas, quem não quer uma energia a mais no dia a dia?

 

Lanches que não precisam de preparo

1. Nozes e frutas secas

Estas opções trazem o melhor do mundo saudável e não perecível para um lanche – além do que, são extremamente práticas. Ricos em fibras, esses alimentos proporcionam uma boa sensação de saciedade, o que evita inclusive que consumamos produtos não tão saudáveis assim.

Os dois juntos fazem a combinação do carboidrato presente nas frutas secas e das proteínas e gorduras saudáveis nas nozes.

2. Queijo cottage e frutas

Mais uma opção que não vai te dar trabalho algum. Que beleza, hein? Tanto o queijo como as frutas são ricas em proteínas, o que é uma ótima pedida para o lanche no meio do expediente.

E, apesar de serem pouco calóricos, são ricos em nutrientes: um pouco mais de 100 gramas de cottage (mais ou menos quatro colheres de sopa) correspondem a 10% do Valor Diário de cálcio que devemos consumir. Além disso, possui apenas 12 gramas de proteína.

Basta cortar o queijo e as frutas e colocar em um pote: pronto, seu lanche já está preparado.

3. Petiscos de algas marinhas

Pode acreditar: esse petisco é uma boa opção. Pouco calóricos, são riquíssimos em iodo, nutriente muito importante para a nossa tireoide. Há, ainda, várias opções de sabores.

LEIA TAMBÉM

4. Brie e uvas

Assim como o item 2, esta opção é um mix de queijo e fruta – porém, um pouco mais específico. Sobre a praticidade, você não terá do que reclamar.

Juntos, eles são ricos em vários nutrientes – como vitamina B6, potássio e fibras, por parte das uvas; e vitaminas B12 e A, além de proteínas e carboidratos, por parte do brie. É ou não é uma boa opção?

5. Pacotes de aveia

Ter um pacote de aveias no trabalho vai te dar uma energia a mais para aguentar o dia. Mas é importante lembrar que o recomendável é a opção sem açúcar.

A aveia é rica em fibras e carboidratos que te dão energia. Além disso, ajuda a melhorar a saúde do nosso coração e reduzir os níveis de colesterol.

 

Lanches que precisam de um pouco de preparo

Já mostramos as opções que não vão tirar mais do que cinco minutos do seu dia para preparar. Agora, vamos para algumas que demandam um pouco mais de tempo, mas nada com que você precise se desesperar.

6. Grão-de-bico torrado

O preparo dessa opção não vai custar muitos minutos do seu dia. Para prepará-la, basta pegar uma lata de grão de bico, escorrer e depois esperar secar. Depois disso é só adicionar azeite, sal e algum outro tempero que lhe agrade, e pôr em uma assadeira. Leve ao forno por 40 minutos a 180 ℃. Simples, não?

Podemos garantir que você vai amar essa receita. Além disso, uma pequena quantidade (125g, ou seja, umas cinco colheres de sopa) irá te fornecer 10 gramas de proteína e 5 gramas de fibra. Isso sem falar nos aminoácidos presentes no grão-de-bico.

7. Pipoca

Pipoca? Sim, pipoca. Um lanche saboroso e nutritivo. Pouco calórica e rica em fibras, a pipoca é extremamente fácil de preparar.

Apenas duas xícaras (16 gramas) de pipoca estourada podem nos fornecer 12 gramas de carboidratos, várias vitaminas e minerais, e 2 gramas de fibra. Tudo isto em apenas 62 calorias. Isso sem falar nos antioxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas.

Comer pipoca ficou ainda melhor depois de saber tudo isso, não é? Mas não pode exagerar.

8. Cenouras e homus

Essa opção vai te levar para o mundo árabe. O hummus é um molho feito com tahine, grão-de-bico, azeite, alho e suco de limão. Combinado com cenouras, fica uma delícia.

Esse combo vai te proporcionar proteínas, fibras e gorduras saudáveis, por parte do hummus e betacaroteno, por parte das cenouras. Os alimentos ricos em betacaroteno aumentam nossa imunidade e melhoram nossa saúde ocular.

9. Sementes de abóbora torradas

Assim como grão-de-bico torrado, esta receita também é prática na hora do preparo. Basta você espalhar as sementes cruas em uma assadeira, adicionar azeite e sal e levar ao forno por 45 minutos a 150° C.

Uma pequena quantidade – 1/4 de xícara (30 gramas) – de sementes de abóbora possui 15% do VD para ferro, 180 calorias, 14 gramas de gordura de enchimento e 3 gramas de fibra. Este lanche também é rico em zinco, nutriente importante para o nosso sistema imunológico.

10. Smoothies verdes

Essa opção vai requisitar que você tenha uma garrafa térmica boa (ou acesso a uma geladeira) caso você deseje consumir no trabalho. Mas não é nada que te impeça de considerá-la como uma opção de lanche, não é?

Uma boa opção de smoothie verde é com espinafre, uma colher de manteiga de amendoim, banana congelada, leite (vegetal ou de vaca) e proteína em pó.

Além de refrescar, já que se deve tomar gelado, o smoothie vai te trazer uma boa quantidade de fibra, gordura saudável e proteína.

11. Chips de vegetais assados

Os chips são mais uma opção extremamente saborosa para o momento do lanche. Você pode fazer de batata-doce, cenoura, beterraba, abobrinha e muitos outros vegetais. Para preparar é simples: corte o vegetal em fatias finas e pincele-os com azeite. Depois é só espalhar em uma assadeira e levar ao forno a 110 ℃ por aproximadamente 2 horas.

Dependendo de qual vegetal você tiver escolhido, os benefícios serão imensos.

12. Pudim de chia

Uma outra opção para quem gosta de um lanche doce. Esta receita é basicamente composta por sementes de chia, baunilha, frutas, leite e um adoçante.

Hoje em dia está cada vez mais fácil encontrar sementes de chia para vender. E elas são muito nutritivas: apenas duas colheres de sopa de semente de chia já respondem por 32% da fibra que devemos consumir em um dia, e 16% do cálcio. Isto sem falar no ferro e nos ácidos graxos ômega-3. Além disso, por também trazer uma sensação de saciedade, ela ajuda a perder peso. É uma maravilha ou não?

Tá, mas agora você deve estar se perguntando como fazer esse maravilhoso pudim de chia. Simples demais. Você vai precisar de:

Para preparar, misture tudo em uma jarra de vidro, mexa e deixe descansar na geladeira durante toda a noite. No outro dia, é só colocar em um recipiente e levar para seu trabalho ou outro local para onde você precise ir. Simples, não?

13. Barras de proteína caseiras

São lanches que, após estarem prontos, são práticos para levar aonde você for. Você encontra diversas opções por aí, umas mais saudáveis que outras (por isso, atenção na hora de escolher). Porém, se você quer ter o controle total sobre o que está comendo, o ideal é você mesmo fazer a sua barrinha com ingredientes saudáveis ​​como nozes, sementes, coco, manteiga de nozes e frutas secas. Você ainda pode adicionar doçura natural com xarope de bordo ou mel. Para te ajudar, te indicamos uma receita maravilhosa de Barrinha de Cereal de Aveia.

14. Bolos de arroz integral e abacate

Essa opção é excelente para deixar seu dia mais produtivo. Apenas um bolinho de arroz integral (19 gramas) fornece 4% do valor diário (VD) para fibras e 14 gramas de carboidratos. Tudo isso com apenas 60 calorias

Já os abacates são ricos em gorduras saudáveis e fibras. Você pode amassar a fruta e comê-la junto com o bolinho de arroz.

15. Granola caseira

Esse é mais um daquele tipo de lanche que você coloca em um recipiente e vai comendo no trabalho sem precisar nem sair da cadeira. A granola é rica em vários nutrientes, e pode ser feita em casa sem stress.

Para fazer você pode combinar aveia, cranberries secas, sementes de girassol e cajus em uma mistura de óleo de coco derretido e mel. Espalhe toda essa mistura em uma assadeira forrada e leve ao forno por cerca de 40 minutos em fogo baixo.

Esse é um lanche que vai te dar bastante energia porque é saudável e rico em carboidratos complexos, gorduras saudáveis e fibras.

 

Mais produtividade: quem não quer?

Agora que você já sabe que dá para lanchar e ainda tornar o seu dia mais produtivo, não perca tempo. Prepare seu planejamento semanal e já separe qual vai ser o lanche de cada dia.


Perguntas frequentes

  • Quais tipos de alimentos nos ajudam a ter um dia mais produtivo?

    Há uma gama enorme de alimentos que podem nos deixar mais “ligados”. Alimentos ricos em proteínas são apenas um exemplo de boa opção.

  • A comida tem o poder de nos fornecer mais energia?

    Sim. Na verdade, a imensa maioria dos nutrientes que o nosso corpo precisa é retirada dos alimentos. Em relação à energia não seria diferente.

    Fontes:

    https://www.healthline.com/nutrition/healthy-snacks-for-work#TOC_TITLE_HDR_34

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/healthy-snacks-for-work#TOC_TITLE_HDR_34

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas