Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Lichia: benefícios e propriedades dessa fruta exótica

Legenda: 
Lichia

A lichia – ou Litchi chinensis, como é chamada cientificamente – é uma fruta exótica originária da China, com uma casca fina avermelhada e textura áspera. A polpa é branca e com bastante suco, de sabor adocicado, possuindo um caroço marrom dentro.

Por ser uma fruta diferenciada, é mais comum em algumas épocas do ano: normalmente, nos meses de dezembro e janeiro, que é quando a colheita é feita e estão disponíveis em maior quantidade nas prateleiras de mercados e hortifrutis.

Neste artigo vamos falar de lichia e os benefícios de comer essa fruta no dia a dia. Vamos nessa?

 

Sobre a lichia

A fruta é da família Sapindaceae, conhecida pela presença de saponinas em sua composição, seja na polpa, sementes e tecidos da planta – que muitas vezes são usadas na fabricação de sabonetes (principalmente a Sapindus saponaria L.). A árvore produz ramos que crescem em direção ao chão, se desenvolvendo em locais de clima frio e seco antes do florescimento, e quente e úmido no resto do período.

As flores aparecem nos meses de junho e julho, enquanto a colheita se dá nos meses de dezembro e janeiro. Geralmente, o mercado é centrado no consumo da fruta in natura, ou seja, dela fresca, mas existem geleias, doces e outros produtos que podem ser feitos com a lichia.

 

Lichia: benefícios

Vitaminas e minerais

A lichia é uma fonte moderada de minerais como potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas como a tiamina (vitamina B1) e riboflavina (vitamina B2), e quantidades grandes de niacina (vitamina B3), zinco e magnésio.

Ácido ascórbico - vitamina C

A vitamina C é muito conhecida pela sua ação ampla na saúde da pele e tem propriedades antioxidantes. Isso significa que a vitamina C participa do combate de radicais livres, ajudando o sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento da pele.

A quantidade de ácido ascórbico nas lichias depende da quantidade de luz que elas recebem durante seu desenvolvimento. A grande quantidade de luz aumenta a concentração de vitamina C e glicose nas frutas.

Antioxidantes

Um dos benefícios da lichia é ter quantidades moderadas de antioxidantes, ajudando a combater doenças cardiovasculares e doenças crônicas, como diabetes e câncer. Os antioxidantes ajudam nosso sistema imunológico, prevenindo nosso corpo contra gripes, resfriados e entre outros. Além, claro, de ajudar na saúde da nossa pele - como dito antes.

Se você gostou desse artigo, sugerimos que explore o site do Que Bem Que Faz e leia mais dicas sobre saúde e alimentação.


Perguntas frequentes

  • Pode comer lichia todos os dias?

    É bem difícil conseguir comer lichia todos os dias porque elas dificilmente são cultivadas fora de época (dezembro até janeiro), mas não há problemas em comê-la todos os dias - desde que seja em quantidades moderadas. Todo alimento deve ser consumido com moderação, já que tudo em excesso pode causar malefícios à saúde.

  • Pessoas com doenças cardíacas podem comer lichia?

    Sim! Um dos benefícios da lichia é ter muitas propriedades que ajudam na saúde do coração, por isso pessoas com doenças cardiovasculares podem comer lichia - já que ela pode ajudar com a circulação.

Fontes

http://objdig.ufrj.br/59/teses/725620.pdf https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-da-lichia,928a9e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=A%20colheita%20ocorre%20em%20um,300%20kg%2Fplanta%20por%20ano. https://www.healthline.com/nutrition/foods/lychees#benefits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas