Sabe quando escurece e você começa a sentir aquele soninho? Então, isso acontece por conta da liberação de um hormônio chamado melatonina, que desempenha um importante papel no nosso sono. Mas não só isso: há muitos estudos sobre outras funções da melatonina, e existem até suplementos desse hormônio à venda. Aqui no Que Bem que Faz, nós vamos esclarecer todas essas questões. Fique ligado!
Melatonina: o que é e para que serve
Já dissemos que a melatonina é um hormônio produzido pelo próprio organismo, mais especificamente pela glândula pineal, localizada no cérebro. De lá, a melatonina é distribuída para outras partes do corpo, como olhos, medula óssea e intestino. Mas o que ela faz?
Como todo hormônio, a melatonina funciona como uma espécie de mensageiro químico do corpo. Eles são os sinais que, com o sistema nervoso, regulam o funcionamento dos nossos órgãos. No nosso caso, a melatonina regula principalmente o famoso ritmo circadiano, o nosso relógio interno de 24 horas. Em outras palavras, a melatonina “avisa” o seu organismo quando é hora de dormir, por exemplo.
Já existem pesquisas que dizem que a melatonina talvez esteja por trás de muitos outros processos do corpo, como a circulação do sangue, mas ainda não está claro como ela age nesses casos.
Tomar melatonina ajuda a dormir?
Muitas pessoas com problemas de insônia procuram alimentos ou suplementos com melatonina. Isso é bastante compreensível, já que quem não consegue dormir acaba, cedo ou tarde, apresentando uma deficiência desse hormônio. É que a melatonina é produzida sobretudo à noite, durante o sono, e a pessoa que dorme mal pode acabar apresentando aumento de estresse, dificuldades de concentração, má produtividade, além de outros problemas que atingem a saúde a longo prazo.
A verdade é que a melatonina, combinada com um quarto bem escuro e um ambiente silencioso, pode te ajudar a sentir mais sono e ter uma boa noite de repouso., Não é à toa que ela é muito recomendada para o tratamento de insônia e outros distúrbios do sono. Em todo caso, é sempre bom lembrar que você nunca deve consumir nada, nem mesmo suplementos aparentemente inofensivos, por conta própria. O negócio é buscar a orientação de um profissional de saúde.
Melatonina: quando devo tomar
Os suplementos de melatonina são, geralmente, considerados bastante seguros. Ainda assim, reforçamos que o acompanhamento médico é fundamental. Geralmente, ela é indicada para casos específicos, como os já mencionados distúrbios do sono (insônia ou apneia do sono, por exemplo).
Além disso, antes de buscar uma solução para a insônia através dos suplementos de melatonina, vale a pena tentar incluir na rotina alguns hábitos de higiene do sono.
Melatonina e alimentação
Outra coisa a se fazer antes de partir para a suplementação é olhar para a alimentação. Isso porque também é possível obter melatonina através da alimentação. Alguns alimentos ricos em melatonina são:
- Leite;
- Nozes;
- Peixes gordurosos (como o salmão);
- Suco de cereja;
- Pistache;
- Arroz;
- Aveia;
- Cogumelos.
Apesar de estes serem alimentos ricos em melatonina, a quantidade do hormônio pode variar para cada alimento e depender de circunstâncias específicas, como a forma, onde e quando foram produzidos. Por isso, fique sempre atento a esses detalhes.
Além disso, embora o consumo de alimentos ricos em melatonina possa ajudar a regular seu sono, ele não substitui a suplementação do hormônio, se isso for indicado por um profissional. Siga sempre o que for dito pelo seu médico – e esses alimentos darão uma ajudinha adicional!
Se você quiser aprender formas de preparar esses alimentos e conseguir um melhor aproveitamento da melatonina – além de deixar sua dieta ainda mais gostosa –, você pode conferir algumas listas de receitas, como essas a seguir:
- Peixes: receitas deliciosas e práticas!
- Receitas diferentes com arroz
- Receitas com Aveia NESTLÉ Orgânica
Como tomar melatonina
Já vimos que você pode conseguir melatonina pela alimentação ou pelo consumo de suplementos. Caso você escolha obter melatonina pela alimentação, as únicas coisas com que você deve se preocupar são alergias alimentares e qual a receita mais gostosa para preparar!
Agora, caso o seu médico tenha recomendado a melatonina para você, geralmente ele irá começar com baixas doses, de 0,5 mg a 1 mg; e, conforme seu organismo for se adaptando ao suplemento, as doses podem ser aumentadas para 3 mg a 5 mg. Esse suplemento pode ter diferentes formas, indo da goma ao comprimido. A melhor forma para você também vai ser avaliada junto com o médico.
Efeitos colaterais da melatonina
De modo geral, a melatonina é um suplemento considerado seguro pela medicina. Porém, como tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, com a melatonina não é diferente.
O consumo excessivo de melatonina pode trazer efeitos colaterais para o organismo que, apesar de leves e de curta duração, ainda necessitam de atenção. Os efeitos colaterais do excesso de melatonina são:
- Sonolência diurna;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Tontura;
- Náusea;
- Calafrios.
Agora que você sabe mais sobre a melatonina, que tal ficar por dentro de outras dicas de saúde, bem-estar e alimentação? É só explorar o Que Bem que Faz!
Perguntas frequentes
-
Idosos podem tomar suplementos de melatonina?
Conforme vamos envelhecendo, vamos secretando cada vez menos melatonina; sendo assim, sua suplementação pode ser recomendada por um profissional de saúde que acompanha esse idoso..
-
Existem riscos em tomar a melatonina?
A suplementação de melatonina é considerada segura se consumida na quantidade recomendada. Agora, caso seja consumida em excesso, ela pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, náuseas, fraqueza e sonolência diurna.
Fontes
https://www.nccih.nih.gov/health/melatonin-what-you-need-to-know https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-melatonin/art-20363071 https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-940/melatonin https://www.healthline.com/nutrition/melatonin-and-sleep#interactions https://www.webmd.com/diet/foods-high-in-melatonin https://thesleepdoctor.com/melatonin/foods-with-melatonin/ https://www.nhs.uk/medicines/melatonin/#:~:text=For%20sleep%20problems%20in%20adults%2C%20the%20usual%20dose%20is%20one,Take%20melatonin%20after%20food. https://my.clevelandclinic.org/health/articles/23411-melatonin
O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.