Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

O que comer à noite: descubra o que comer antes de dormir

Legenda: 
O que comer à noite: Tofu

A maior dificuldade da maioria dos pacientes que procuram uma alimentação equilibrada é: O que comer à noite? Para emagrecer, para ganhar peso e ter uma boa qualidade de sono. Posso comer carboidrato? Preciso evitar cafeína? Tem algum alimento que favoreça ou prejudique o sono? Continue lendo e confira as respostas para essas perguntas!

 

Saber o que comer à noite pode ser uma tarefa difícil!

O período da noite é de maior dificuldade para a maioria das pessoas por alguns motivos. Confira:

1. Cansaço: muitas vezes ao procurar o que comer à noite estamos cansados após um longo dia de trabalho e não queremos preparar algo difícil ou trabalhoso. Como resultado, a maioria das pessoas acaba optando por alimentos que são mais práticos e nada saudáveis, como o delivery.
2. Falta de serotonina: a nossa serotonina (hormônio do bem-estar), vai caindo naturalmente ao longo do dia. Para compensar isso, o corpo pede por mais alimentos que nos deem prazer ao paladar, como doces e carboidratos, fazendo com que muitos exagerem nesse momento.
3. Tempo livre: durante a noite relaxamos, sentamos para assistir uma série ou filme e temos mais tempo livre para comer e para pensar em comida.
4. Dieta durante o dia: muitas pessoas fazem dietas super restritivas ao longo do dia e acabam comendo pouco. O resultado? O corpo cobra essas calorias que não foram consumidas, e acabamos sentindo mais fome e mais vontade dos alimentos citados acima.

Explicado todos os motivos, vamos às principais dúvidas:

O que comer à noite para emagrecer e o que comer à noite para ganhar peso?

Pode não ser a resposta que todos gostariam, mas a realidade é: depende. Nenhum alimento emagrece ou engorda de forma isolada, por isso, não existe comida para emagrecer ou comida para engordar, tudo depende da forma em que você se alimenta durante todo o dia.

O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão), carboidratos (tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).

Existe algum alimento para evitar antes de dormir?

Sim, principalmente alimentos estimulantes ou que contenham muita gordura.

Afinal, alimentos estimulantes reduzem o relaxamento, enquanto que alimentos muito gordurosos são mais difíceis de serem digeridos, o que prejudica o sono.

Lembrete:

Existe algum alimento que favorece o sono e relaxamento?

Sim, prefira sempre alimentos que estimulem melatonina (hormônio do sono) ou que contenham magnésio. Alguns deles são: mel, aveia, banana, iogurte, leite, queijos (aqui evite os mais amarelos ou gordurosos como o que foi descrito acima), nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes, como: camomila, passiflora (maracujá), erva cidreira e hortelã.

O Que Bem Que Faz quer saber: você já se deparou com algum dos problemas acima? Sente que seu sono não é reparador? O assunto sono é muito abordado, já que as pessoas têm dormido cada vez menos. Isso é um dos resultados da nossa vida globalizada, excesso de trabalho, redes sociais e má alimentação.

Caso você sinta que já acorda cansado, que não tem disposição para as atividades do dia a dia, sugerimos que aplique as dicas acima e investigue, procurando acompanhamento médico especializado. É durante o sono que produzimos os hormônios de fome e saciedade e quando nos recuperamos para um novo dia Afinal, saber o que comer à noite é fundamental para ter uma boa noite de sono e, consequentemente, uma boa saúde e melhor qualidade de vida.


Perguntas frequentes

  • O que comer à noite para dormir bem?

    Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

  • O que comer à noite para emagrecer?

    Pensando no que comer à noite para emagrecer é uma boa selecionar alimentos mais leves e saudáveis, que possam garantir uma alimentação balanceada.

  • O que não comer à noite?

    Evite comer alimentos gordurosos e estimulantes à noite, como os alimentos ricos em cafeína, ultraprocessados e alimentos industrializados.

     

Fontes:

1. BERNARDI, F et al. Transtornos alimentares e padrão circadiano alimentar: uma revisão. Revista de Psiquiatria. Rio Grande do Sul, 2009.

2. CRISPIM, C.A et al. Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura. Arquivos Brasileiros e Endocrinologia e Metabologia. São Paulo, 2007.

3. FUSCO, S.F.B et al. Ansiedade, qualidade do sono e compulsão alimentar em adultos com sobrepeso ou obesidade. Revista da escola de enfermagem da USP. São Paulo, 2020.

Contribuição de: Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas