Créditos: gettyimages
Legenda: Substância presente no corpo humano pode te ajudar a ficar numa boa

Uma das muitas funções que o cérebro tem é a de liberar substâncias no organismo capazes de gerar sensações. Sabe a plenitude que você sente ao dar a primeira mordida numa pizza quando está com fome? Esse barato tem nome e chama endorfina.

O hormônio é produzido pelo próprio corpo e não é conhecido como droga da felicidade à toa. Além de te ajudar a ficar numa boa, a endorfina alivia dores físicas e emocionais (ouvi coração partido?). Sempre que o cérebro percebe um estresse do seu sistema nervoso, libera o hormônio para acalmar os ânimos. A endorfina é a resposta do organismo ao cortisol, outro hormônio bastante famoso por gerar a sensação de estresse.

LEIA TAMBÉM

Por mais que a endorfina seja algo natural, cada indivíduo produz certas quantidades da molécula. Enquanto uns estão ostentando, outros estão economizando para não ficar sem.

A parte boa é que existem alguns hábitos que podem ajudar nosso corpo a produzir mais e aumentar não só a sensação de bem-estar, mas também prevenir problemas de saúde como depressão, ansiedade, enxaqueca, fibromialgia e até mesmo insônia.

Créditos: gettyimages
Legenda: Comer chocolate meio amargo

Comer chocolate meio amargo

Só de pensar em comer um chocolatinho a gente já fica feliz, né? Mas a verdade é que as versões 70% cacau contêm nutrientes importantes para a nossa saúde. Um deles é a fenetilamina, uma molécula que estimula a produção de endorfina no cérebro.

Mas esse tipo de benefício é encontrado somente nos chocolates com doses maiores de cacau. Também não é ideal comer uma barra inteira de uma só vez.

Dar boas risadas

Coisas que nos fazem rir ativam a área de recompensa do cérebro, responsável pela produção de endorfina. Por isso, boas risadas ajudam a aliviar as tensões da rotina e contribui para a sua saúde.

Receber uma massagem

A massagem relaxa os músculos, ajuda a respirar com calma e aquietar a mente. Sabe a sensação de relaxamento depois? É a droga da felicidade em ação.

Fazer sexo

O sexo é uma atividade que estimula não apenas o corpo, mas também os sentidos. Toda a movimentação ativa no cérebro a liberação de endorfina e a sensação de relaxamento. Se você tiver um mozão por perto, já podem estimular a produção de endorfina em conjunto!

Fazer exercícios

Incluir alguns minutos para cuidar da saúde do corpo fazendo uma caminhada, exercícios de resistência, fazendo faxina ou dançando uma música que você gosta é um jeito muito bom de produzir endorfina e esquecer dos problemas.

Droga boa é assim: a gente consegue produzir de graça e fazendo as coisas que fazem bem. Não tem como ficar melhor!

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.