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Saúde e bem-estar: 6 dicas para atingir esse ideal

Legenda: 
Saúde e bem-estar: homem correndo

Mente sã, corpo são. Como todo ditado, essa frase revela um pouco da sabedoria popular que é passada de geração em geração. Nesse caso, o ditado dá uma dica de saúde e bem-estar: para obter um corpo saudável, é necessário também cuidar da mente, pois saúde é muito mais do que apenas a ausência de doenças físicas.

A própria OMS – Organização Mundial da Saúde – define saúde como um estado de bem-estar mental, físico e social completo, muito além da ausência de doença.

Conheça neste artigo algumas dicas de bem estar físico e mental que podem ajudar a mudar a sua vida com algumas alterações no dia a dia, pequenas ações que geram grandes resultados.

 

Dicas de saúde e bem-estar

1. Praticar exercícios físicos regularmente

As atividades físicas fazem maravilhas para o corpo e a mente, auxiliando na prevenção de doenças, ajudando a melhorar a imunidade, o fortalecimento dos ossos e músculos, no aumento da disposição e na melhora da saúde mental. Os exercícios são fundamentais, por exemplo, para a produção de serotonina – neurotransmissor que, entre outras funções, melhora o humor – e de endorfina, hormônio que aumenta a felicidade e autoestima e diminui o estresse.

2. Ter uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada é fundamental e ajuda a evitar diversas doenças. Graças a elas, garantimos que o nosso corpo receba todos os nutrientes de que precisa para funcionar bem. Mudar os hábitos alimentares faz toda a diferença na sua saúde corporal e mental, e não é tão desafiador quanto parece. Algumas alterações fáceis são: incluir legumes e verduras em todas as refeições, comer pelo menos 3 frutas por dia e diversificar sua alimentação, para incluir todos os grupos alimentares.

3. Dormir pelo menos 8 horas por noite

Uma boa noite de sono traz mais disposição, fortalece o sistema imunológico e evita o estresse e o cansaço ao longo do dia. Para descansar bem, alguns truques são: não utilizar dispositivos tecnológicos pelo menos meia hora antes de dormir, escolher um ambiente escuro e tranquilo para repousar e evitar comer quando falta menos de uma hora antes de ir para a cama.

4. Beber água

Fundamental para os seres vivos, a água compõe mais da metade do peso dos seres humanos. Bastante coisa, não é? Além de matar a sede, claro, a água participa dos processos biológicos, mantém a qualidade da pele, auxilia no funcionamento dos rins – prevenindo o aparecimento das temidas pedras no rim –, melhora a digestão, a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes.

5. Cultivar e manter relacionamentos

O convívio social é imprescindível para manter a saúde mental. Seja ao vivo e a cores ou pela internet, conversar com amigos, familiares ou parceiros faz maravilhas para a mente e a autoestima. Além do relacionamento com os outros, um bom relacionamento com você mesmo também é fundamental para uma vida feliz.

6. Desenvolver a autoestima

Sentir-se feliz com você mesmo é essencial para uma vida saudável. Por mais que exercitar o amor próprio pareça desafiador para algumas pessoas, alguns passos simples podem facilitar esse processo de aceitação, como descobrir o que o faz feliz, cuidar do bem-estar físico, melhorar a postura, cozinhar comidas deliciosas, vestir a roupa favorita, praticar exercícios físicos e desenvolver seus pontos fortes.

Essas dicas de saúde e bem estar podem ser um ótimo começo. E para mais informações sobre alimentação saudável, bem estar físico e mental, é só acessar Que bem que Faz e conferir nossos outros artigos.


Perguntas frequentes

  • O que define uma pessoa saudável?

    Além da saúde biológica – ausência de doenças –, a pessoa saudável também possui saúde mental e social. A qualidade de vida também é super importante para o bem-estar pessoal.

  • De que forma posso atingir o ideal de saúde e bem-estar?

    Para alcançar uma vida saudável em todos os aspectos, você deve levar em conta sua saúde física e mental. Algumas dicas são: praticar exercícios físicos regularmente; diversificar sua alimentação, preferindo alimentos naturais; dormir oito horas por noite; desenvolver sua autoestima; beber dois litros de água por dia; e manter bons relacionamentos, seja com amigos, familiares ou parceiros.

  • Como alcançar o bem-estar físico?

    Praticar atividades físicas, dormir pelo menos oito horas por noite e consumir alimentos naturais, evitando ultraprocessados, são alguns dos meios para atingir esse ideal.

Fontes:

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/o-que-significa-ter-saude

https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/serotonin-the-natural-mood-booster

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3104618/

https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/better-sleep-3-simple-diet-tweaks

https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/water-and-healthier-drinks.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas