Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Skincare: Que alimentos ajudam a ter uma pele mais saudável?

Legenda: 
Skincare: brócolis

Desejada pela maioria das mulheres e homens, uma pele bonita e saudável exige cuidados. O uso de protetor solar e de cremes hidratantes, por exemplo, é necessário para a manutenção de uma rotina de skincare bem-sucedida. Entretanto, ajuda muito conhecer o próprio tipo de pele e os alimentos que podem ajudá-la a ficar sempre com um aspecto jovem.

 

Aprendendo com a pele

Antes de utilizar qualquer produto ou iniciar qualquer rotina de skincare, é necessário entender qual é o seu tipo de pele e as suas necessidades. A pele oleosa, por exemplo, costuma estar “brilhante” o tempo todo, tende a ter mais acne e a parecer suada com frequência. Já uma pele que costuma descamar, ficar sensível, irritada ou vermelha facilmente e precisa de hidratação constante, possivelmente é uma pele seca. A pele mista (mais ou menos uma mistura de pele oleosa com pele seca) costuma acumular oleosidade na zona T 一 testa, nariz e queixo 一 enquanto tem focos de ressecamento nas outras áreas do rosto. Por fim, a pele normal costuma ter uma textura macia e aspecto saudável.

E aí? Conseguiu identificar seu tipo de pele? Vamos ver que tipo de alimentos podem auxiliar na sua rotina alimentar e de skincare.

 

Vitamina A na prevenção de acne e rugas

Um sérum que ficou muito conhecido nos últimos anos como componente muito eficiente para skincare é o retinol, também conhecido como vitamina A1. No entanto, por se tratar de um produto muito concentrado, pode causar irritação e alergias quando utilizado com frequência, principalmente por pessoas com menos de 30 anos. Por outro lado, a forma natural do retinol é bastante acessível e faz bem não só para a pele. Por isso, que tal conhecer alimentos ricos em vitamina A?

 

Alimentos ricos em vitamina A para a pele

Batata-doce

Repleta de betacaroteno que é processado no corpo como vitamina A, a batata-doce pode ser consumida como um alimento que ajuda no processo de skincare; ela auxilia na desobstrução de poros, na recuperação de inflamações da pele e a reverter a descoloração causada pela acne. Além disso, por ser rica em retinóides, a batata-doce também ajuda a deixar a pele mais firme, com menos linhas de expressão e rugas, sendo uma boa sugestão para quem tem uma pele mais oleosa.

Brócolis

Outro alimento rico em vitamina A é o conhecido brócolis, que além das propriedades já vistas na batata-doce, também é rico em antioxidantes naturais, como a vitamina C, que ajudam na produção de colágeno e podem prevenir o envelhecimento e a flacidez da pele. Assim, o brócolis é um ótimo alimento para quem tem pele seca e quer ficar em dia com o skincare.

Salmão

O salmão é um alimento rico em vitamina A, D e ômega 3, mas o que isso quer dizer? Que o salmão é um alimento capaz de diminuir o risco de câncer de pele ao reduzir os efeitos dos raios de sol que seu corpo absorve, bem como auxilia na prevenção à acne ao desobstruir os poros e diminuir a inflamação muitas vezes causada por espinhas e cravos. Em todo caso, o ômega 3 encontrado no salmão 一 e em outros peixes 一 é muito importante na construção de aminoácidos que ajudam na produção das proteínas de que o corpo precisa.

 

Beber água para deixar a pele mais hidratada

Pessoas com a pele seca podem sofrer com os efeitos do ressecamento e frequentemente recorrem a uma série de cremes hidratantes. No entanto, às vezes, o problema se encontra no fato de que a pessoa não ingere a quantidade necessária de água para o bom funcionamento do seu organismo.

Quando o assunto é skincare, é bom ter em mente muitos que produtos podem se tornar ineficazes caso a pessoa não ingira uma quantidade razoável de líquidos; estima-se que o ideal seja por volta de 35 ml por kg – isto quer dizer que uma pessoa de 75kg deve tomar em média 2,6L de água por dia. É claro que alimentos ricos em água como a melancia e bebidas como chás também complementam essa média. Um bom sinal de um corpo bem hidratado é a urina transparente.

Lembrando sempre que, não se trata de abolir o uso de cremes hidratantes, mas sim complementar a rotina de skincare garantindo que o corpo esteja recebendo a quantidade ideal de líquidos para funcionar bem e manter a pele completamente hidratada.

 

Colágeno para uma pele mais firme e sem ressecamento

Quando falamos sobre uma pele bonita, é comum falar sobre colágeno. Mas o que seria o colágeno? Trata-se de uma proteína abundante no corpo humano que serve para dar elasticidade e firmeza aos tecidos do corpo; o colágeno ainda tem um papel importante na cicatrização e ajuda a curar cicatrizes como quelóides e outras lesões na pele.

Apesar de toda essa importância para o organismo, a partir dos 25 anos, o corpo reduz a produção do colágeno em mais ou menos 1% por ano. Por conta disso, é bom procurar consumir alimentos ricos em colágeno não apenas para ter uma pele saudável, mas também para evitar alguns dos problemas que a idade pode trazer. Mas que alimentos são esses?

Gelatina

A carne e os ossos de boi costumam ser conhecidos por serem ricos em colágeno. Assim, não surpreende que a gelatina – feita justamente a partir de ossos e cartilagens de boi, peixe, frango e porco – seja um dos alimentos mais ricos em colágeno. Por isso, além de diminuir o envelhecimento da pele, a gelatina oferece firmeza e ajuda a reduzir o aspecto da celulite e hidratar o corpo. É também um alimento com baixíssimo teor calórico e de açúcares, o que significa que ela ao mesmo tempo que sacia a vontade por um docinho, auxilia no skincare. O que poderia ser melhor?

Frutas cítricas

Frutas cítricas como laranja, limão, toranja e outras são ricas em vitamina C. Acontece que a vitamina C por sua vez é um grande aliado na produção de colágeno pelo corpo. Assim, aumentar o consumo dessas frutas – através de uma um suco de laranja pela manhã, por exemplo – pode ser muito benéfico para a rotina de skincare.

Clara de ovo

O ovo é uma fonte riquíssima de proteínas que podem ser quase inteiramente aproveitadas pelo corpo, e a clara não fica de fora. Além disso, a clara de ovo é rica em prolina, que é um aminoácido que auxilia na produção de colágeno pelo corpo. E todo esse colágeno vai ajudar você a ter uma pele mais bonita e saudável.

 

Mas e o skincare? Como fica?

Uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e proteínas é muito importante para manter o aspecto saudável da pele. Isso não significa, contudo, que ninguém precisa complementar a rotina de skincare como protetor solar, creme hidratante ou água micelar. A questão é entender como a própria pele funciona e compreender o que ela precisa antes de adotar qualquer suplementação ou sérum que possa irritar ainda mais sua pele. Com uma dieta saudável, muitos produtos podem não ser tão necessários assim. E entender as necessidades do próprio corpo é, afinal, o primeiro passo do autocuidado.

Por fim, é sempre bom lembrar que é importante consultar um dermatologista para definir uma rotina de skincare e tirar dúvidas.


Perguntas frequentes

  • Que alimentos são bons para a pele?

    Alimentos ricos em vitamina A, C, E, ômega-3 e colágeno são grandes aliados para uma pele mais bonita com menos linhas de expressão, acne e flacidez. Dentre eles, podemos citar a batata doce, brócolis, salmão, ovos, frutas cítricas e gelatina.

  • O que é skincare?

    É um termo em inglês que significa “cuidados da pele” e consiste na rotina diária necessária para manter a pele mais bonita, jovem e saudável.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/the-best-diet-for-your-skin-type#mature-skin

    https://newsinhealth.nih.gov/2015/11/keep-your-skin-healthy

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost#seafood

    https://www.healthline.com/health-news/clean-eating-isnt-going-to-clear-up-your-skin#A-healthy-diet-for-a-healthy-body

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/anti-acne-foods

    https://ods.od.nih.gov/factsheets/vitamind-healthprofessional/

    https://www.healthline.com/health/vitamin-a-for-skin#nutrition

    https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminA-Consumer/

    https://www.healthline.com/health/retinol-burn#causes

    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/05/quanto-de-agua-realmente-precisamos-beber-por-dia-saiba-como-avaliar.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas