Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco de maracujá abaixa a pressão?

Legenda: 
Suco de maracujá

O suco de maracujá é muito conhecido por suas propriedades calmantes. No entanto, qual sua relação com a pressão alta? O suco de maracujá abaixa a pressão? Entenda um pouco mais neste artigo.

 

O que é pressão alta?

Hipertensão – ou pressão alta – é uma doença crônica, que acontece quando o coração se esforça mais para distribuir o sangue para todo o corpo, fazendo a pressão sanguínea nas artérias alcançar níveis mais elevados que o normal para cada faixa etária. Isso é considerado preocupante quando a pressão se encontra acima de “14 por 9” (ou 140 por 90 mmHg).

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão já está muito alta, e consistem em tonturas, dores de cabeça e no peito, fraqueza, visão embaçada e até sangramento nasal.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta que cerca de 30% dos brasileiros sofrem de hipertensão. Esses dados mostram que devemos dar mais atenção aos fatores que levam à pressão alta – afinal, ela pode ter consequências graves, como o AVC ou infarto.

Dentre as causas para a pressão alta, podemos citar:

Sabendo disso, é importante prestar mais atenção aos alimentos que consumimos e procurar criar hábitos alimentares mais saudáveis – bem como estar sempre de olho na saúde, com acompanhamento médico e procurando o tratamento adequado para a pressão alta.

 

Benefícios do maracujá para abaixar a pressão arterial

O maracujá é uma fruta que, além de saborosa, esconde muitos nutrientes por dentro da casca amarela brilhante.

O maracujá é uma boa fonte de fibras, e rica em antioxidantes naturais por conter vitaminas A e C, Magnésio, polifenóis e betacaroteno. Isso significa que o maracujá diminui inflamações, o risco de câncer, ajuda a ter uma pele e vista melhores, desacelera o processo de envelhecimento celular e ajuda o sistema imune, fortalecendo contra resfriados e outras doenças.

Os polifenóis presentes no maracujá também são importantes para melhorar a sensibilidade à insulina, o que pode ser muito benéfico para os diabéticos. Além disso, o magnésio pode diminuir o estresse e a ansiedade.

Além disso, o maracujá possui pouco sódio e açúcar, e é rico em potássio: essa combinação é uma boa opção para manter a sua pressão arterial regulada. Quando ingerido com as sementes, as fibras presentes nessa parte do maracujá podem ajudar a remover o colesterol das artérias, afinar o sangue e reduzir o risco de uma doença do coração.

O maracujá também contém ferro, o que auxilia na circulação sanguínea e melhora a oxigenação do sangue, garantindo energia para o seu corpo e um bom funcionamento do sistema circulatório.

Um estudo feito em 2006, no Japão, mostrou que uma substância chamada piceatannol – que é um dos polifenóis presentes nas sementes do maracujá – tem propriedades capazes de relaxar os vasos arteriais e prevenir doenças e complicações cardíacas.

Com todos esses nutrientes benéficos ao organismo, não custa nada tentar incluir o maracujá no seu dia a dia, para ter uma alimentação mais saudável e conferir os resultados de uma pressão mais regulada. É claro que o suco de maracujá não substitui medicamentos para o controle da hipertensão, mas pode auxiliar, a longo prazo, a manter a sua pressão arterial regulada.

 

Receitas de suco de maracujá para baixar a pressão

Para te auxiliar a conhecer novas formas de fazer suco de maracujá, nós do Que Bem Que Faz preparamos uma lista com dez receitas de suco de maracujá para abaixar a pressão e te ajudar a manter uma alimentação saudável.

1. Suco de Maracujá com Nesfit: com maracujá, morangos picados e cereal nesfit, esse suco de maracujá contrasta a acidez dessas frutas com algumas gotinhas de adoçante, reforçando a qualidade antioxidante do maracujá e do morango enquanto facilita a vida de quem não pode (ou não quer) ingerir açúcar.
2. Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: um mix de frutas amarelas, muito saboroso e saudável.
3. Vitamina de Maracujá: essa vitamina encorpada combina o sabor rico do maracujá com a textura cremosa do leite batido.
4. Água Fresca com Maracujá, Pêssego e Mel: uma bebida refrescante que leva maracujá, hortelã, limão e pêssego, e é adoçada com mel.
5. Refresco de Neston com Suco de Maracujá: fácil de fazer, esse suco com neston, leite e maracujá é uma opção saborosa e diferente.
6. Vitamina de Ninho Vegetal, Laranja e Maracujá: essa vitamina é uma boa pedida para os veganos, já que leva maracujá, laranja e leite Ninho vegetal.
7. Suco Submarino: refrescante, esse suco tem uma apresentação bonita, que combina as cores vibrantes do maracujá com o picolé de uva na base de água de coco.
8. Bebida de Maracujá, Couve e Mel: super saudável, essa combinação de maracujá, couve e mel tem o adicional do Molico enriquecido com Ômega 3, que deixa essa bebida ainda mais nutritiva.
9. Vitamina Neston Banana, Maracujá e Mel: essa é uma combinação saborosa entre o sabor doce da banana com mel e o azedinho do maracujá, que dá muito certo.
10. Vitamina de Banana com Maracujá e Coco: similar à receita anterior, essa adiciona o gosto agradável da água de coco para um sabor ainda mais diverso.


Perguntas frequentes

  • Quais são os tipos de maracujá?

    Existem três tipos mais comuns de maracujá: o azedo, o doce e o roxo. O azedo é o mais comum, com a casca bem redonda e amarela; o doce é mais oval e alaranjado, como um mamão; já o roxo não é tão comum no brasil – sendo mais visto no começo do ano –, é menor e menos ácido que o maracujá azedo.

  • Como escolher maracujá para fazer suco?

    O maracujá azedo ideal para sucos é aquele mais pesado na mão, com uma casca bem amarela e um pouco enrugada, sem machucados. Isso significa que ele está maduro e contém mais suco. Como o maracujá azedo, o maracujá roxo maduro é escolhido a partir da casca enrugada e coloração intensa. Já o maracujá doce deve ser firme, com a casca lisa e com a cor alaranjada viva; ao apertar, ele deve aguentar a pressão sem romper ou estar muito duro.

    Fontes:

    https://www.healthline.com/nutrition/passion-fruit#what-it-is

    https://www.healthline.com/health/drinks-to-lower-blood-pressure

    https://www.organicfacts.net/passion-fruit-juice.html

    https://www.prohealth.com/library/health-benefits-passion-fruit-90242

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6779082/

    https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20hipertens%C3%A3o,(ou%2014%20por%209).

    https://www.pfizer.com.br/sua-saude/coracao/hipertensao-arterial/se-voce-tem-pressao-alta

    https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/hipertensao-arterial/

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-04/cerca-de-30-dos-brasileiros-sao-hipertensos-aponta-sbc

    https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1271/bbb.70.718

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/passion-fruit#what-it-is https://www.healthline.com/health/drinks-to-lower-blood-pressure https://www.organicfacts.net/passion-fruit-juice.html https://www.prohealth.com/library/health-benefits-passion-fruit-90242 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6779082/ https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20hipertens%C3%A3o,(ou%2014%20por%209). https://www.pfizer.com.br/sua-saude/coracao/hipertensao-arterial/se-voce-tem-pressao-alta https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/hipertensao-arterial/ https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-04/cerca-de-30-dos-brasileiros-sao-hipertensos-aponta-sbc https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1271/bbb.70.718

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas