Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco para anemia: 10 opções para você ficar mais forte

Legenda: 
Suco para anemia: suco de morango

A anemia trata-se de uma condição de saúde em que a quantidade de glóbulos vermelhos presentes na corrente sanguínea é insuficiente em relação à quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo. Por conta disso, a pessoa pode apresentar sintomas de fraqueza, tontura, dores de cabeça e cansaço.

Para tratar a anemia, é necessário que uma pessoa não só aumente a sua ingestão de ferro, como também de diversos outros nutrientes que podem ajudar na produção de glóbulos vermelhos.

Sabendo disso, o Que Bem Que Faz trouxe esse artigo com 10 opções de sucos feitos com alimentos ricos em nutrientes que podem ajudar a tratar a anemia. Vem com a gente!

 

Sucos para a anemia

Quando falamos de sucos que ajudam no tratamento da anemia, logo pensamos em sucos verdes, feitos com alimentos ricos em ferro. No entanto, não é apenas o ferro que ajuda a tratar a anemia: alimentos ricos em vitamina A e C também contribuem nesse tratamento. Pensando nisso, veja agora essa lista com 10 sucos bons para anemia.

Suco de morango e toranja

Uma opção doce e deliciosa, esse suco é feito com duas frutas extremamente ricas em vitamina C. O morango e a toranja podem ajudar a melhorar a capacidade do organismo de uma pessoa de absorver ferro – o que consequentemente vai ajudar na produção e regeneração de glóbulos vermelhos, melhorando a condição da pessoa anêmica.

Além disso, os nutrientes presentes no morango e na toranja podem ajudar a melhorar a pele e o funcionamento do sistema neurológico. Há ainda outros benefícios que essas frutas podem trazer ao organismo, fazendo delas boas opções de suco para quem quer melhorar a saúde do corpo de modo geral.

Suco de kiwi e maçã

O kiwi é uma fruta extremamente rica em vitamina C, possuindo quase o dobro da quantidade desse nutriente em comparação com a laranja. Essa vitamina C aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro, contribuindo no combate contra a anemia.

Já a maçã, além de ser rica em vitamina C, também é rica em ferro, podendo ajudar mais diretamente no combate contra a anemia. Além disso, a maçã é uma fruta rica em fibras, o que pode ajudar a melhorar as funções do sistema digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre e a Síndrome do Intestino Irritável.

Suco verde de espinafre, morango e melancia

Para este suco, o espinafre e a melancia são grandes fontes de ferro, podendo ajudar diretamente no tratamento da anemia; enquanto que o morango, que é rico em vitamina C, pode ajudar a melhorar a absorção do ferro presente nos outros dois alimentos. Isso faz com que esse suco seja uma ótima opção para quem busca tratar a anemia, além de ser uma delícia!

A melancia também é rica em vitamina C e água, podendo ajudar na absorção do ferro pelo organismo e melhorando a saúde de outros órgãos como os rins, que – graças à grande quantidade de água presente nas melancias – consegue filtrar com mais facilidade as impurezas que o organismo não precisa.

Vitamina de ameixa e iogurte

A ameixa é uma fruta muito conhecida pelos benefícios que ela pode trazer para a saúde do sistema digestivo. Porém, o que nem todo mundo sabe é que a ameixa também é um alimento rico em ferro, sendo uma boa opção para quem busca tratar a anemia através da alimentação.

O iogurte, que é rico em probióticos, ao se unir com a ameixa, pode trazer diversos benefícios para a saúde do sistema digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre.

Suco de amora

Amoras são frutas muito ricas em ferro e muito saborosas. Portanto, essa é uma ótima opção para quem não apenas quer tratar da anemia, mas também apreciar um suco delicioso.

Além do alto teor de ferro presente nas amoras, elas também são ricas em outros nutrientes que podem trazer diversos benefícios para o organismo – como a vitamina C, que faz o organismo a absorver melhor o ferro que uma pessoa vai ingerir; ou a vitamina A, um antioxidante que pode ajudar no tratamento de acnes, ou mesmo a prevenir certos tipos de câncer.

Suco de acerola, laranja e linhaça

Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça. Sendo assim, esse suco é uma ótima opção para tratar não apenas da anemia, mas também de outros problemas de saúde.

Suco de mamão

O mamão é uma fruta que possui um pouco de ferro – mas uma quantidade ainda maior de vitamina C, o que pode ajudar no combate contra a anemia.

Além disso, o mamão é uma fruta rica em diversos outros nutrientes, como a vitamina A e a vitamina E, que podem ajudar na prevenção de certos tipos de câncer e evitar processos oxidativos e inflamatórios no organismo. O mamão também é uma grande fonte de fibras, sendo uma boa opção para a melhora da saúde do sistema digestivo.

Suco de limão

Como é de senso comum, o limão é uma fruta extremamente rica em vitamina C – nutriente que pode ajudar na absorção do ferro por parte do organismo, o que consequentemente pode ajudar no combate contra a anemia.

Além disso, o limão é uma fruta rica em diversos outros nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer e problemas de pele.

Suco de morango com leite de amêndoas

Como dito anteriormente, o morango é uma grande fonte de vitamina C, o que pode ajudar na absorção de ferro por parte do organismo. Já o leite de amêndoas é uma opção extremamente rica em ferro – sendo assim, a junção desses dois alimentos pode ajudar no tratamento e na prevenção da anemia.

Vitamina de banana e maçã

Essa é provavelmente a opção com menores quantidades de ferro presentes em sua composição nutricional; no entanto, a vitamina de banana e maçã ainda possui uma quantidade de ferro suficiente para ajudar no tratamento e na prevenção da anemia.

Além disso, a banana e a maçã são duas frutas extremamente ricas em fibras, melhorando as funções do sistema digestivo e, consequentemente do sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de certos tipos de doenças.

Você pode encontrar maiores informações nutricionais sobre esses e outros alimentos ricos em ferro e vitamina C que podem ser usados no preparo de sucos para anemia na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.


Perguntas frequentes

  • Quais frutas são boas para a anemia?

    Frutas ricas em ferro como a ameixa, e frutas ricas em vitamina C como o kiwi e o morango, podem ajudar no tratamento contra a anemia.

  • Qual o melhor suco para tratar a anemia?

    Sucos com alimentos ricos em ferro e vitamina C são ótimas opções para tratar a anemia. Você pode fazer combinações como o suco de laranja com espinafre.

  • Devo tomar o suco para anemia em algum horário específico?

    Não há um horário específico para tomar o suco para anemia. No entanto, consumi-lo durante a manhã pode te ajudar não apenas a ter uma melhor absorção do ferro e da vitamina C no decorrer do dia, mas também pode te fornecer energia e bom humor.

     

Referências

https://www.medicalnewstoday.com/articles/158800#_noHeaderPrefixedContent https://www.medicalnewstoday.com/articles/drinks-for-anemia https://www.healthline.com/health/best-diet-plan-for-anemia https://fruitsandveggies.org/expert-advice/fruits-vegetables-good-sources-treat-anemia/ https://health.clevelandclinic.org/how-to-add-more-iron-to-your-diet/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas