Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco para dormir: quais são os ingredientes que fazem parte de um suco para dormir bem?

Legenda: 
Suco para dormir: suco de maracujá

Os sucos podem ser feitos com diversas frutas, vegetais e condimentos, podendo ter funções diversas e serem bem úteis para diversas circunstâncias: existem sucos para azia, para a imunidade, para tomar antes de dormir para que você tenha uma boa noite de sono, e tantos outros.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre alguns sucos para dormir e suas propriedades. Vamos nessa?

 

Propriedades

As propriedades sedativas e calmantes são as que auxiliam no estresse e no sono, podendo ser encontradas em diferentes frutas e ervas. Contudo, nem sempre o alimento em questão precisa ter essas propriedades para que te auxilie a dormir – como assim?

Bom, alguns minerais, vitaminas e fibras podem ajudar nesse processo também! O magnésio, por exemplo, é um mineral que promove o relaxamento e por isso alimentos ricos nele podem promover uma sensação de relaxamento.

Certo, mas o que eu preciso colocar no meu suco para dormir?

 

Suco para dormir

A seguir listamos algumas frutas e ervas que podem estar presentes no seu suco para tomar antes de dormir:

Cereja

A cereja pode se tornar um grande suco para dormir, pois é uma fruta rica em triptofano – um aminoácido que ajuda a regular o sono, combate a depressão, controla a ansiedade e ajuda a controlar o peso, entre outros efeitos benéficos. Segundo estudos, consumir cerca de dois copos de suco de cereja por dia ajuda a melhorar bastante a qualidade de sono.

Maracujá

Como a tradição não deixa esquecer, o maracujá ajuda nas noites de sono pois contém uma substância chamada passiflora, um sedativo natural. O suco concentrado ainda pode te ajudar ao longo do dia caso você esteja muito estressado – mas não consuma mais de 3 xícaras ao dia, pois o excesso pode te deixar sonolento.

Camomila

A camomila precisa se tornar chá para poder ser adicionada aos sucos. A presença de lactonas e alfa-bisabolol, que possuem propriedades calmantes, torna a camomila um bom ingrediente para ser adicionado ao seu suco para dormir: uma única xícara já é eficaz, e você pode colocar no suco que preferir.

Abacate

O abacate é rico em magnésio (mineral que promove relaxamento) e beta sitosterol, substância que ajuda a regular o cortisol – o conhecido hormônio do estresse. É também repleto de gorduras boas e facilita o trânsito intestinal, o que também ajuda na formação de neurotransmissores (substâncias produzidas pelos nossos neurônios) que melhoram o humor.

Uma sugestão que temos para você é a vitamina de abacate e banana, que pode te ajudar a relaxar antes de dormir.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, ácido fólico e potássio, nutrientes que combatem o estresse e o cansaço. Elas podem ajudar na irritabilidade e, com isso, melhorar a qualidade do sono. As frutas cítricas são:

Uma sugestão de suco para dormir com frutas cítricas é o suco de acerola, maracujá, pêssego e laranja, saboroso e com propriedades anti-estressantes.

Banana

A banana também é uma fruta que auxilia na formação de serotonina (neurotransmissor que está associado como bem-estar) por ter vitamina B6, além de ser rica em magnésio.

A vitamina de banana com maçã pode ser uma sugestão muito boa para ajudar você a relaxar.

 

Outros ingredientes

Há outros ingredientes, como cereais e oleaginosas, que podem ser adicionadas ao suco ou vitamina para aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento.

Farelo de aveia e de trigo

A aveia e o trigo são ricos em magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, que promovem o relaxamento e a formação de serotonina, pois melhoram o trânsito intestinal. O farelo pode ser adicionado em mingaus, saladas de frutas, iogurtes e vitaminas.

Oleaginosas

As oleaginosas são frutos secos, podendo ser consumidos em seu estado in natura. Podem também ser adicionadas a saladas de frutas, vitaminas, refeições etc. Contudo, seu consumo deve ser moderado – pois eles possuem muita gordura, que, apesar de boa, é bem calórica.

Nozes, amêndoas e castanhas-do-pará são ricas em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano.

Deixamos aqui uma sugestão de vitamina de morango com laranja e castanha-do-pará: um suco para dormir muito bom, já que possui frutas cítricas e oleaginosa.

Se quiser saber mais sobre saúde e alimentação, explore o site do Que Bem que Faz e acompanhe diversos artigos interessantes.


Perguntas frequentes

  • Alface ajuda a dormir?

    Sim! A alface pode ajudar a dormir, pois ele tem uma substância calmante chamada lectucina, que se encontra em maiores quantidades no talo do vegetal. Ela pode ser utilizada para fazer chás, sucos para dormir ou ser consumida em saladas.

  • O suco para dormir faz efeito no primeiro dia?

    Sucos como os de maracujá e que contenham chá de camomila podem ter um efeito mais efetivo logo no primeiro dia; já outras frutas e alimentos podem ter um efeito mais perceptível com uma certa constância de consumo.

  • Fontes

    https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Alimentos-calmantes-controlam-a-ansiedade,-mas-%C3%A9-preciso-consumir-sempre.aspx

    https://www.healthline.com/nutrition/drinks-that-help-you-sleep#1.-Cherry-juice

Fontes

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Alimentos-calmantes-controlam-a-ansiedade,-mas-%C3%A9-preciso-consumir-sempre.aspx https://www.healthline.com/nutrition/drinks-that-help-you-sleep#1.-Cherry-juice

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas