Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

7 sucos para eliminar gases e dar adeus aos puns e arrotos

Legenda: 
Sucos para eliminar gases: suco de tangerina

Às vezes a gente come aquele prato favorito e parece que o nosso intestino faz a festa, não é? Só que às vezes essa festa fica tão animada que logo aparecem os rojões. São os gases – popularmente conhecidos como puns e arrotos. E a verdade é que eles podem ser bem constrangedores. E não é apenas no intestino que os gases se formam: eles também invadem o estômago e provocam arrotos. Aí é aquilo: puns e arrotos juntos viram praticamente um foguetório.

Brincadeiras à parte, existem alguns sucos para eliminar gases e que podem evitar que eles se acumulem e saiam com tanta pompa. Mas para já um aviso: esses sucos podem ajudar você a eliminar os gases, mas não vão acabar com eles. É que como vamos ver, eliminar gases é normal.

LEIA TAMBÉM:

 

Por que soltamos pum e arrotamos?

Eliminar gases faz parte da vida, já que os gases intestinais se formam inevitavelmente. Mesmo correndo para ir ao banheiro, nem sempre dá tempo de evitar soltar puns em público.

Assim, a gente pode ficar tranquilo. Todo mundo solta pum e arrota. Sabe aquele ator famoso de Hollywood? Pode ter certeza que ele está nessa lista. E aquele príncipe inglês? Solta pum também. O jogador de futebol mais bem pago do planeta? Não se engane, ele é humano – portanto, também tem gases.

O ser humano elimina pelo menos 1,5 litro de gases por dia, e o número de puns costuma estar entre 5 e 20. Para a nossa alegria, nem sempre eles são percebidos, porque nem sempre fazem barulho. Esse é um processo natural do corpo humano, mas, em excesso, pode atrapalhar a qualidade de vida.

Conhecidos como flatulências, os gases intestinais geralmente são produzidos por conta de carboidratos que não foram digeridos. Aí, eles acabam passando por um processo de fermentação feito pelas bactérias que habitam o intestino. O resultado desse processo são os gases. Uma má alimentação também é fator para o excesso de gases. E também nisso os sucos para eliminar gases podem ajudar, já que muitos deles são ricos em nutrientes que ajudam a dar um up na nossa dieta.

Os gases estomacais são basicamente produzidos pelo ar que engolimos quando estamos comendo. Alimentos e bebidas gasosas contribuem para os arrotos intensos também. Por isso, comer e beber com calma ajuda bastante a controlar os arrotos. E parar de comer para beber algo – como um suco para eliminar gases – pode ajudar também a maneirar nas garfadas.

 

Qual o suco bom para gases?

De maneira geral, as frutas ricas em fibras costumam dar os melhores sucos para eliminar gases. Assim como ajudam a eliminar as fezes, também contribuem para dar adeus aos puns e arrotos. Algumas delas são:

A hidratação do organismo também é importante para que o intestino não sofra com prisão de ventre e constipação. Sendo assim, sucos para eliminar gases preparados com laranja, limão, tangerina e melancia são muito bons. Aliás, as frutas cítricas ajudam muito a melhorar a digestão e eliminar os gases.

Nessa lista entra ainda o abacaxi, rico em uma enzima chamada bromelina – que é muito boa para ajudar a digestão, evitar diarreia e reduzir os riscos de inflamações intestinais.

E as frutas não estão sozinhas na hora de preparar suco para gases. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como a aveia) e sementes (como a linhaça) também pode ajudar.

 

Receitas de sucos para eliminar gases

1. Suco de Tangerina e Aveia

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva bem gelado.

2. Suco Verde, Pera, Couve, Limão e Gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes com a Água NESTLÉ Pureza Vital gelada, até ficar homogêneo.
2. Sirva a seguir.

3. Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um saco plástico, próprio para alimentos, coloque a melancia e leve ao freezer por cerca de 1 hora, ou até congelar.
2. Coloque em um liquidificador, adicione o suco de limão, a hortelã, o gengibre e a Água NESTLÉ Pureza Vital e bata bem, até ficar homogêneo.
3. Sirva a seguir.

4. Suco de Abacaxi, Capim-Santo e Mel

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o abacaxi, o capim-santo, o mel e a água gelada.
2. Coe e adicione o FiberMais, mexendo simultaneamente à adição até a completa dissolução. Sirva.

5. Suco de Manga, Limão-siciliano e Erva-cidreira

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um saco plástico, próprio para alimentos, coloque a manga picada e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até congelar.
2. Em um liquidificador, bata a erva-cidreira com a Água NESTLÉ PUREZA VITAL.
3. Coe, retorne ao liquidificador, adicione a manga congelada com o suco de limão-siciliano e bata bem, até ficar homogêneo.
4. Sirva a seguir.

6. Bebida Refrescante de Laranja e Cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Sirva gelado.

7. Refresco de Abacaxi, Linhaça e Mel

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva a seguir.

O bom é que todas essas receitas são fáceis de fazer e todo mundo pode tomar, mesmo quem não está assim tão interessado em um suco bom para gases. Outro ponto positivo é que esses sucos estão cheios de nutrientes e podem fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Por fim, um aviso importante: se os gases em excesso persistirem, é importante consultar um médico para avaliar com mais precisão o quadro.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual suco é bom para gases?

    Os melhores sucos para gases são os preparados com frutas, cereais e grãos ricos em fibras.

  • 2. Quais alimentos são bons para suco para gases?

    As frutas para preparar um suco bom para gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.

  • 3. Por que devemos beber suco para gases?

    Os sucos para gases vão ajudar os carboidratos a serem digeridos, evitando as flatulências. Eles também vão permitir uma melhor digestão, e reduzir as chances de prisão de ventre e constipação.

     

Referências

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/gases https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/gases-intestinais/ https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf https://www.infoescola.com/sistema-digestivo/flatulencia/ https://vidasaudavel.einstein.br/alimentos-ajudam-digestao/#:~:text=Veja%20alguns%20alimentos%20que%20ajudam%20na%20digest%C3%A3o&text=Abacaxi%20possui%20a%20bromelina%2C%20enzima,de%20queima%C3%A7%C3%A3o%2C%20dor%20e%20n%C3%A1usea. https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/socorro-abacaxi-engorda

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas