Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco para gastrite: opções saudáveis e saborosas

Legenda: 
Suco para gastrite: mel

A gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago, que pode provocar dores fortes e outros sintomas sérios, como náusea e vômitos. Como pode ser causada por diversos fatores, existem vários tratamentos que podem ser recomendados pelo médico, de acordo com o motivo por trás da condição.

Neste artigo, descubra os alimentos mais indicados para fazer sucos para gastrite, os quais podem tornar o tratamento da doença mais eficaz e saboroso.

 

Suco para gastrite: ingredientes

Dependendo da causa da gastrite, o médico pode recomendar certas mudanças na alimentação, a fim de reduzir a inflamação de forma natural. Um ótimo aliado nesse momento são os sucos naturais preparados com alimentos que ajudam a combater e prevenir a gastrite, como frutas e legumes não ácidos.

A seguir, veja alguns dos ingredientes mais indicados para preparar um suco para gastrite saudável e saboroso:

Frutas não ácidas

Alimentos ácidos ou cítricos não são indicados para pessoas com gastrite, uma vez que eles podem aumentar a inflamação no estômago e agravar os sintomas dessa condição. Sucos de laranja, limão, abacaxi, tomate e maracujá, por exemplo, devem ficar de fora de uma dieta para o tratamento da gastrite.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

Abaixo, veja algumas receitas de suco natural para gastrite com essas frutas nutritivas e saudáveis:

Alimentos probióticos

Segundo um estudo de 2016, os probióticos naturais promovem o bom funcionamento do sistema digestivo e impedem a proliferação das bactérias H. pylori, principais causadoras da gastrite, ao introduzir microrganismos saudáveis na flora intestinal.

Esses microrganismos podem ser encontrados no iogurte natural e em outros alimentos probióticos obtidos a partir da fermentação dos alimentos, como kefir, chucrute e kombucha.

Por causa disso, na hora de fazer um suco para gastrite mais encorpado, como uma vitamina ou um smoothie, dê uma chance ao delicioso iogurte natural.

Mel

O mel é um alimento saudável que pode adoçar seus chás e sucos para gastrite de uma forma natural e deliciosa. Entre os vários tipos de mel, o manuka é um dos mais eficazes na prevenção da gastrite, uma vez que possui propriedades antibacterianas e, consequentemente, combate a proliferação das bactérias H. pylori no estômago.

Assim, em vez de adoçar suas bebidas com açúcar, que pode agravar os sintomas da gastrite, aposte no mel.

Legumes e verduras

Nutritivos e saudáveis, esses alimentos são muito benéficos para o organismo sempre. Pessoas com gastrite devem priorizar legumes e verduras com menos gorduras e mais fibras, uma vez que esses nutrientes contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Então, para fazer um suco natural para gastrite com os legumes e verduras certos, escolha opções com menor acidez, como espinafre, couve e cenoura.

Grãos integrais

Para turbinar seu suco para gastrite, você pode adicionar grãos integrais, que são ricos em fibras, nutrientes importantes para manter a saúde do sistema gastrointestinal.

Algumas opções para acrescentar muita nutrição e sabor à sua bebida são: aveia, quinoa, linhaça e cevada.

Veja outros artigos sobre os benefícios da alimentação natural no site da Que Bem Que Faz, como estes abaixo:

Lá, também estão disponíveis artigos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida Equilibrada, que ajudam você a alcançar o tão sonhado estilo de vida saudável.


Perguntas frequentes

  • Suco de couve para gastrite funciona?

    De acordo com as recomendações médicas, essa bebida pode auxiliar no tratamento das gastrite, uma vez que possui nutrientes importantes para manter a saúde do sistema gastrointestinal.

  • Qual suco é bom para gastrite?

    Existem diversos sucos naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da gastrite, como suco de maçã, melancia, pera e outras delícias. O importante é não acrescentar laranja, limão ou outras frutas cítricas a essas bebidas, que, apesar de serem deliciosas, podem agravar essa condição.

  • Como adoçar suco natural para gastrite?

    Para pessoas que têm gastrite, não é indicado adoçar as bebidas com açúcar, uma vez que essa substância pode agravar os sintomas da doença. Assim, uma opção natural e saudável é adoçar os sucos com mel, que protege a mucosa gástrica.

  • Que frutas não devo colocar em um suco para gastrite?

    No preparo dessas bebidas, você deve evitar frutas cítricas, como limão, abacaxi, laranja, kiwi e caju.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/gastritis-diet

    https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-gastritis

    https://www.healthline.com/health/gastritis

    https://www.verywellhealth.com/gastritis-diet-what-to-eat-for-better-management-4767967

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/gastritis-diet

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/321138

Fontes

https://www.healthline.com/health/gastritis-diet https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-gastritis https://www.healthline.com/health/gastritis https://www.verywellhealth.com/gastritis-diet-what-to-eat-for-better-management-4767967 https://www.medicalnewstoday.com/articles/gastritis-diet https://www.medicalnewstoday.com/articles/321138

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas