Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suco para gripe: os melhores sucos para manter sua saúde

Legenda: 
Suco para gripe: suco de frutas cítricas

Você já ficou com aquele resfriado chato por alguns dias, enquanto ainda tem que fazer um milhão de coisas? Se sim, esse artigo de suco para gripe vai ser muito útil para você, para evitar resfriados irritantes que atrapalham o dia a dia e os seus afazeres.

Lembramos que esses sucos servem para ajudar o seu sistema imunológico a se manter, e não como um remédio para gripe. Se você apresenta sintomas como febre, falta de ar e afins, vá a um hospital! O suco para gripe é uma bebida que vai dar um boost no seu sistema imunológico para prevenir doenças, ou fazer com que a recuperação seja mais rápida ou menos desconfortável.

Mas como funciona o sistema imunológico?

 

Sistema imunológico

O nosso sistema imunológico é repleto de células que funcionam como pequenos guardinhas que lutam contra vírus, bactérias e fungos. É graças a essas células que passamos longos períodos sem adoecer, ou sem manifestar sintomas de alguma doença.

Alguns fatores afetam o sistema, como:

1. Poucas horas de sono
2. Fatores genéticos
3. Metabolismo
4. O ambiente em que a pessoa vive
5. Doenças (físicas e psicológicas)
6. Nutrição
7. Idade

Então é importante ter uma alimentação balanceada, sono regulado e fazer a verificação constante de possíveis doenças e condições que possam afetar seu sistema imunológico.

Mas realmente existe suco para gripe, ou melhor, que ajude a melhorar o sistema imunológico?

 

Sucos que ajudam no sistema imunológico

Há vários alimentos que podem se tornar um ótimo suco para gripe, ajudando a prevenir doenças e a recuperar o sistema imunológico – como as frutas ricas em vitamina C, o gengibre, chá verde e iogurte natural.

A vitamina C é ótima para restaurar o nosso sistema imunológico, pois ajuda na produção de glóbulos brancos, que são as células defensoras do nosso corpo. Ela não é produzida por nosso corpo, mas pode ser obtida por meio da alimentação, através de frutas cítricas e outros alimentos.

O gengibre, por sua vez, ajuda em inflamações e pode ser de grande valia se você estiver com a garganta inflamada. Ele ainda pode ajudar a diminuir a náusea e dores crônicas.

Já o chá verde é rico em antioxidantes, que ajudam na função imunológica. Ele pode fazer parte dos sucos, misturado com frutas ou outros ingrediente que preferir.

Por fim, o iogurte natural estimula o sistema imunológico por possuir culturas de microrganismos, podendo fazer parte de vitaminas, saladas de frutas etc.

Suco de frutas cítricas

As frutas cítricas são as mais conhecidas por serem ricas em vitamina C. Entre elas estão:

O suco para gripe feito com frutas cítricas pode ajudar muito a restaurar o sistema imunológico e a combater os agentes patogênicos.

Suco de mamão

O mamão é rico em vitamina C e possui uma enzima, a papaína, que tem propriedades anti-inflamatórias; além de contar com minerais, como potássio e magnésio.

Suco de kiwi

O kiwi é uma fruta recheada de vitaminas e minerais, muito boa para manter as condições favoráveis para um bom sistema imunológico. Ele é cheio de vitaminas C e K, além de ser rico em potássio.

Sucos com gengibre

O gengibre pode ser adicionado em pequenas quantidades nos sucos. Por isso, se você está em busca de um suco para gripe com gengibre, recomendamos um suco de melancia, limão, hortelã e gengibre.

Sucos com chá verde

Você pode investir em vitaminas ou sucos com chá verde – mas também pode tomar apenas chá verde, se preferir. Sugerimos a vitamina de melão com chá verde, para você que tem vontade de tomar algo com o chá mas não sabe ao certo como colocá-lo em sucos.

Vitaminas com iogurte

O iogurte natural pode ser usado em vitaminas e smoothies, não sendo necessariamente um suco para gripe, mas sim uma vitamina. Além de poder ser consumido com frutas, cereais integrais e outros alimentos, ele pode ser uma boa opção para as pessoas que gostam de uma consistência maior em suas bebidas. Uma dica de bebida é o smoothie bicamada de laranja, coco e banana com iogurte de morango, no qual o iogurte de morango pode ser substituído pelo natural.

 

O mel

O mel é um ótimo ingrediente para adoçar suas bebidas; além disso, há estudos que comprovam sua eficácia contra tosses. Se você está com uma tosse chatinha e quer aliviar um pouco o incômodo, tente misturar o mel com algum suco para amenizar o sintoma.

Se você curtiu esse artigo, recomendamos que explore o site do Que Bem que Faz para acompanhar mais textos sobre saúde e alimentação.


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor suco para gripe?

    Sucos de frutas cítricas podem ser mais eficazes para fortalecer o sistema imunológico, pois possuem uma grande quantidade de vitamina C. Além disso, você pode combinar essas frutas com gengibre e/ou mel para aliviar outros possíveis sintomas.

  • Fontes

    https://www.healthline.com/health/food-nutrition/foods-that-boost-the-immune-system#ginger

    https://www.scielo.br/j/rbme/a/KzSkBYkSszWjrzwzDtsdnwg/?lang=pt

    https://pressreleases.scielo.org/blog/2018/05/17/qual-o-efeito-terapeutico-do-mel-na-tosse/#.YXA6pBrMLIU

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas