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5 sucos para aumentar a imunidade

Legenda: 
Sucos para aumentar a imunidade: suco de maçã

Em tempos de pandemia, muitas discussões têm sido levantadas sobre como o aumento da imunidade pode ser um aliado importante na prevenção à COVID-19. Já existem medidas como o distanciamento, a vacina e as máscaras, mas a alimentação também pode ser uma aliada importantíssima. Isso porque uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, ajuda muito a aumentar a nossa imunidade.

Para ajudar você a ficar em dia com as defesas do corpo, vamos trazer algumas combinações refrescantes de sucos para aumentar a imunidade. Mas antes de entrarmos nesse assunto, uma questão fundamental precisa ser respondida:

 

O que é sistema imunológico?

Diariamente, temos contato com vírus, bactérias e parasitas de várias naturezas. Mas como esses elementos não nos deixam doentes? A resposta para essa questão é simples: sistema imunológico.

O sistema imunológico funciona como um guardião do organismo. Ele é composto por um conjunto de células que, ao identificar uma possível ameaça, se unem para ativar uma resposta imune e neutralizar o invasor.

Como ter um sistema imunológico forte?

É importante destacar que não existe fórmula mágica para que seu sistema imunológico seja fortalecido rapidamente. Não há suco para aumentar a imunidade da noite para o dia. Para ficar com a proteção imune em dia, é preciso que haja uma cooperação entre uma alimentação variada e equilibrada e a prática frequente de exercícios físicos.

Alguns hábitos podem auxiliar no fortalecimento do sistema imune, como, por exemplo, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, manter uma boa rotina de sono e diminuir o estresse, pois, abalos psicológicos também podem afetar o desempenho do sistema imunológico.

Aliado a esses hábitos, o consumo de sucos pode ser uma opção prática e gostosa para aumentar sua imunidade, além de te refrescar no calor. Aqui vão algumas sugestões de sucos naturais muito fáceis de preparar: basta juntar os ingredientes e bater no liquidificador.

 

Sucos para aumentar a imunidade

1. Suco de açaí com abacaxi

O açaí nos últimos anos se tornou o queridinho dos brasileiros. Além de poder ser consumido individualmente, o fruto, originário do Norte do país, faz ótimo par com o abacaxi. Juntos, eles formam uma combinação rica em ácidos graxos e aminoácidos, que podem auxiliar na produção dos anticorpos que respondem a possíveis ameaças ao organismo. Uma ótima opção de suco para aumentar a imunidade.

2. Suco de laranja, acerola, maracujá e pêssego

Um suco para aumentar a imunidade que já é um velho aliado das mamães no combate a gripes e resfriados. Isso porque o suco de laranja é uma rica fonte de ácido fólico, componente que protege as células e pode ajudar a aumentar a imunidade. Essa fruta combinada com acerola, maracujá e pêssego – frutas também ricas em vitamina C – forma um suco com poderosos componentes nutricionais capazes de auxiliar no aumento da imunidade.

3. Suco Verde de pera, couve e gengibre

Este suco para aumentar a imunidade junta três alimentos que sozinhos já são muito ricos em nutrientes. A pera é rica em vitamina C, enquanto o couve e o gengibre estão cheios de antioxidantes. O resultado é uma bebida refrescante que ajuda a dar um upgrade nas defesas do seu corpo.

4. Suco de maçã e pera

Pera e maçã são frutas ricas em vitamina C, que, como já vimos, contribui para o desenvolvimento da resistência no organismo, além de serem ricas em antioxidantes, elementos que estimulam a produção de glóbulos brancos, auxiliando no aumento da imunidade.

5. Suco de graviola com maçã

Além de formar um belo par com a pera, a maçã também combina muito bem com a graviola. Juntas, elas formam uma dupla rica em vitamina C e aminoácidos que contribuem para o fortalecimento da imunidade. Além, claro, de formarem uma combinação deliciosa.

Viu como existem opções saudáveis e saborosas de suco para aumentar a imunidade? Para conhecer mais dicas de alimentação saudável e bem-estar, é só acompanhar o Que Bem que Faz e nutrir-se de conhecimento.


Perguntas Frequentes

  • Qual o melhor suco para aumentar a imunidade?

    A verdade é que não existe um único suco que contenha todos os componentes nutricionais necessários para aumentar a imunidade. No entanto, consumir sucos naturais de frutas e vegetais ricos em vitamina C e antioxidantes, como a acerola, laranja, couve e gengibre, pode auxiliar o corpo na produção dos anticorpos necessários para a proteção do organismo.

  • Como aumentar a imunidade rápido?

    Algumas atitudes podem ajudar o organismo a se fortalecer, se feitas continuamente. Manter uma alimentação variada e equilibrada, rica em frutas, legumes, cereais e proteínas, dá ao corpo os nutrientes necessários para que ele se mantenha em funcionamento. Praticar exercícios físicos, dormir bem e evitar o estresse também contribui para o aumento da imunidade.

  • Tomar suplementos de vitaminas aumenta a imunidade?

    Se prescrita por um médico, a suplementação de vitaminas pode ser uma grande aliada do sistema imunológico. Por outro lado, a maioria das pessoas consegue obter os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico por meio do consumo de frutas e legumes.

  • O que fazer para aumentar a imunidade?

    O aumento da imunidade está condicionado a vários fatores, entre eles: uma alimentação saudável. Exagerar no colorido no prato é uma boa opção para obter componentes nutricionais variados. Tomar bastante água, praticar exercícios físicos com frequência, tomar sol e evitar excessos quanto às bebidas alcoólicas também são uma boa opção.

    Fontes

    https://www.niaid.nih.gov/research/immune-system-overview

    https://sbi.org.br/2019/04/30/o-fino-equilibrio-entre-nutricao-e-imunidade/

    https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

    https://blog.aarp.org/healthy-living/hail-kale-why-you-should-or-shouldnt-eat-it

    https://www.healthline.com/nutrition/ginger-shots#benefits

Fontes

https://www.niaid.nih.gov/research/immune-system-overview https://sbi.org.br/2019/04/30/o-fino-equilibrio-entre-nutricao-e-imunidade/ https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://blog.aarp.org/healthy-living/hail-kale-why-you-should-or-shouldnt-eat-it https://www.healthline.com/nutrition/ginger-shots#benefits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas