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Suco para retenção de líquido: saiba como se livrar do inchaço

Legenda: 
Suco para retenção de líquido: suco de melancia

A retenção de líquido é uma ação que o corpo toma por diversos motivos, que vamos explicar mais para frente. Geralmente, pode ser percebida pelo inchaço do corpo. Para melhorar esse quadro, existem alguns alimentos com propriedades diuréticas – ou seja, que ajudam na liberação de líquidos pela urina – que podem virar ótimos sucos para retenção de líquido.

Mas antes de falarmos sobre os sucos, vamos falar um pouco sobre a retenção de líquido no nosso corpo?

 

Retenção de líquidos: causas

A retenção de líquidos pode ser ocasionada por questões de saúde que afetam o acúmulo de água, como:

Por isso, pessoas com doenças relacionadas ao coração – como a hipertensão – ou à tireoide – como hipertireoidismo e hipotireoidismo – sofrem mais frequentemente com a retenção de líquido. O inchaço causado por esse fenômeno pode tanto ser visto em todo o corpo, como em apenas no rosto e alguns membros.

 

Por que o consumo excessivo de sal causa retenção de líquido?

De forma simplificada e resumida, quando consumimos muito sal, o nosso corpo tende a acumular água para diluir o excesso de sódio. Para acumular essa água – e, consequentemente, ajudar no equilíbrio de sódio novamente –, o organismo aciona o mecanismo da sede e diminui a produção de urina.

Depois que esse excesso de sal é diluído, os rins voltam a liberar água para alcançar o equilíbrio.

Certo, mas como eu posso ajudar a diminuir essa retenção de água no meu corpo?

 

Retenção de líquido: prevenção

Para prevenir o acúmulo excessivo de água, você pode fazer algumas alterações em pequenas coisas do dia a dia, como:

Agora que já sabemos quais são as causas e como prevenir o acúmulo de água, vamos ver alguns sucos para retenção de líquido!

 

Suco para retenção de líquido

Suco de melancia

A melancia é uma fruta com muita água e rica em vitamina C, além de riquíssima em fibras. Uma fruta excelente para os rins, pois hidrata facilmente – e também para o intestino, por causa das fibras.

Sucos de frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e em potássio, além de possuírem propriedades diuréticas que ajudam a liberar água. São diversos os sucos para retenção de líquido que podem ser produzidos por esse grupo de frutas, entre eles:

Suco de beterraba

A beterraba tem propriedades diuréticas, por isso pode ser um ótimo suco para retenção de líquido. Geralmente, a beterraba é combinada com outra fruta para dar um sabor mais familiar – como a laranja, que tem um sabor bem presente.

Suco de uva

As uvas são ricas em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais. A fruta também funciona como um laxante leve e ajuda nas funções do coração, além, claro, de possuir propriedades diuréticas.

 

Condimentos

Há algumas especiarias e condimentos que ajudam no efeito diurético, podendo ser adicionados nos sucos.

Gengibre

O gengibre possui propriedades diversas (anti-inflamatória, termogênico etc), além de ajudar a diminuir a retenção de água. Ele pode fazer parte de um ótimo suco para retenção de líquido, ou mesmo de um chá com essa mesma finalidade.

Canela

Assim como o gengibre, a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e ajudam no controle de retenção de líquido.

Lembramos que, se você sofre com retenção de líquido e tem alguma condição relacionada ao coração ou hormônios, é importante ter um acompanhamento médico frequente. Sempre tire suas dúvidas com um profissional competente e atente-se à qualidade da sua alimentação.

Se você gostou desse artigo, acompanhe o Que Bem que Faz para mais dicas de alimentação e saúde. Há uma série de textos interessantes esperando por você!


Perguntas frequentes

  • Sucos diuréticos: o que são?

    Sucos diuréticos são também conhecidos como sucos para retenção de líquido, porque eles ajudam na liberação de líquidos, diminuindo inchaços.

  • Qual a principal recomendação para quem sofre de retenção de líquido constante?

    Diminuir o consumo de sal é uma das principais medidas para reter menos líquido, então fique de olho no uso de sal nos seus alimentos diários.

  • Fontes

    https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/93/o/Reten%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADdrica.pdf?1549453514

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf

    https://www.healthline.com/health/natural-diuretics#diuretic-foods

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas