Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sucos termogênicos: 6 opções deliciosas

Legenda: 
Sucos termogênicos

Seja por saúde ou por lazer, praticar atividade física é sempre uma boa decisão. Mas se o seu objetivo é conquistar aquele shape trabalhado, caprichar na alimentação é essencial! Se o seu objetivo é emagrecer, os alimentos termogênicos podem ser uma boa pedida, pois eles ajudam a aumentar a temperatura corporal e a potencializar a queima de calorias. Uma forma refrescante de conseguir esses efeitos é apostando no consumo de sucos termogênicos, pois eles são uma maneira deliciosa de emagrecer com saúde e bem-estar! Mas antes de te apresentarmos essas bebidas, vem com a gente entender um pouco mais sobre o que são os termogênicos e como eles agem no organismo.

 

O que são os termogênicos? Quais são os seus efeitos no corpo?

Os termogênicos são componentes capazes de provocar a termogênese no organismo. Isso quer dizer que são substâncias que aumentam a temperatura corporal e aceleram o processo de queima de calorias. Se o que você deseja é emagrecer, aposto que já ouviu falar sobre eles – afinal, os termogênicos são os favoritos de quem deseja potencializar o emagrecimento.

Uma das formas mais comuns de consumir os termogênicos é por meio de suplementos. Mas adquirir esses produtos pode não ser a melhor alternativa para algumas pessoas, visto que eles têm um preço elevado e, se consumidos em excesso, podem levar a problemas de saúde. A boa notícia para quem quer fazer uso dos termogênicos para emagrecer, mas não quer apostar nos suplementos, é que é possível conseguir um efeito parecido por meio dos chamados “termogênicos naturais”. Quer entender o que são eles? Dê uma conferidinha no tópico abaixo!

 

O que são os termogênicos naturais? Onde consegui-los?

Os termogênicos naturais são alimentos ricos em compostos capazes de provocar a termogênese no organismo. O melhor é que algumas dessas comidas já fazem parte da rotina alimentar de muitas pessoas. Confira abaixo alguns exemplos de termogênicos naturais:

 

Sucos termogênicos

Você reparou que a maioria dos alimentos citados no tópico acima são utilizados para fazer chás? Isso porque uma das maneiras mais comuns de consumir os termogênicos de forma natural é por meio desse tipo de bebida. Mas, nesse calor, pode ser um desafio e tanto incluir algumas xícaras dessa bebida quente na dieta diária. Por isso, para que você possa obter os benefícios dos termogênicos de uma maneira refrescante e deliciosa, nós te apresentaremos algumas sugestões saborosas de sucos termogênicos! Conheça-os abaixo:

Suco termogênico 1: Super Suco

O Super Suco é uma ótima opção de suco termogênico para o pré e pós-treino, pois é feito com a combinação de dois ingredientes deliciosos e muito nutritivos: a laranja e a cenoura. Além de possuir propriedades que aceleram o gasto energético, os benefícios da cenoura fazem desse suco termogênico um ótimo aliado para a saúde da pele e dos cabelos. A laranja ainda traz à bebida as vitaminas A, B e C, que ajudam a fortalecer as defesas do organismo e a aumentar a imunidade.

Suco termogênico 2: Uva e Maçã

Gostoso e fácil de fazer, esse suco termogênico é uma ótima aposta para os dias de calor. Além de ajudar a queimar aquelas gordurinhas indesejadas, o suco de uva e maçã ainda contém diversos benefícios: a maçã é fonte de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Além disso, a fruta é rica em vitamina C, elemento que contribui para o desenvolvimento da resistência do organismo contra ameaças externas. E a uva não fica para trás em benefícios! Ela é rica em antioxidantes, substâncias que ajudam a combater diversas doenças.

Suco termogênico 3: Maçã e Pera

Nessa receita, o suco termogênico de maçã vem acompanhado de todos os benefícios que a pera pode oferecer – a fruta é rica em vitamina A, E, fibras, potássio e diversos outros minerais. Além disso, a pera possui componentes antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais-livres, um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Suco termogênico 4: Suco Verde

Esse suco termogênico é um verdadeiro combo de ingredientes deliciosos e muito nutritivos – nessa seleção temos pera, couve, limão e gengibre. A couve possui uma grande quantidade de fibras alimentares, que trabalham na absorção dos alimentos. Elas fazem com que as comidas sejam digeridas mais lentamente, permitindo uma melhor absorção dos nutrientes – além de evitar os famosos picos de açúcar. Já o limão é um poderoso adstringente, o que significa que ele ajuda a limpar a garganta, mantendo a saúde da voz sempre em dia. E o gengibre, por sua vez, contribui para a redução do apetite, além de reduzir a absorção de gorduras.

Suco termogênico 5: Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre

Caso você não seja fã de couve, nós temos essa versão do suco termogênico sem a hortaliça. Dessa vez, é a melancia que traz todos os seus benefícios à bebida – ela é rica em vitamina C, vitamina A, potássio e magnésio. Para finalizar essa combinação refrescante, o suco termogênico de melancia, limão e gengibre é finalizado com algumas folhinhas de hortelã. Fica uma delícia e cai muito bem nos dias de calor!

Suco termogênico 6: Açaí e Abacaxi

Para fechar nossa seleção de sucos termogênicos, nada melhor do que essa combinação! O abacaxi e o açaí formam uma dupla super-energética para o pré-treino – afinal, além de acelerar a queima de gordura, os dois ingredientes são de rápida absorção e não deixam aquela sensação de estômago pesado.

Mas antes de fechar o nosso passeio pelos sucos termogênicos, vale a pena ressaltar que essas bebidas, isoladamente, não têm o poder de provocar a perda de peso. Para que os benefícios dos sucos termogênicos sejam obtidos, é preciso unir o consumo desses líquidos à prática frequente de atividade física, e também a uma alimentação balanceada. Então, para te ajudar a dar o pontapé inicial, confira esse artigo sobre exercícios para fazer em casa. E, se você quiser aprender mais um pouco sobre alimentação e vida saudável, basta verificar as outras publicações aqui no site Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Qual é o melhor termogênico natural?

    Entre os melhores termogênicos, podemos destacar o gengibre, a canela e a pimenta, pois eles são alimentos que elevam a temperatura corporal mais rapidamente.

    Qual é o melhor horário para tomar sucos termogênicos?

    Como os sucos termogênicos aumentam a temperatura do corpo e aumentam a energia, o mais indicado é consumi-los antes de treinar.

    Adianta tomar sucos termogênicos e não treinar?

    Não. Os benefícios dos sucos termogênicos só podem ser obtidos se o consumo da bebida for unida à prática de exercícios físicos e a uma alimentação equilibrada.

     

Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC524030/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10906543/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26686003 https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/entenda-para-que-servem-e-os-riscos-dos-principais-suplementos-usados-em-academias/#:~:text=%E2%80%9C%C3%89%20comum%20suplementos%20da%20classe,eram%20inexistentes%E2%80%9D%2C%20explica%20Guarita. https://abiad.org.br/efeitos-colaterais-da-suplementacao-inadequada/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas