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Vitamina B12: uma dose de saúde, energia e bom humor

Legenda: 
Vitamina B12: frutas em uma mesa de madeira

Acordou cheio de energia, tomou um café reforçado e saiu para a caminhada matinal? Parabéns pela animação! Talvez você não pense em vitamina B12 ao fazer essas coisas, mas ela está lá, te dando aquela força. Isso porque a vitamina B12 tem tudo a ver com seu bom humor e capacidade de manter esse entusiasmo. A gente vai explicar em detalhes porque isso acontece e você vai sentir ainda mais vontade de manter uma vida saudável.

Conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e do cérebro. Como o nosso organismo não produz essa vitamina, é muito importante uma rotina com uma dieta balanceada e atividade física diária, já que é essa a garantia que temos para evitar que o nível da B12 fique deficiente no organismo.

Então, se você já se cuida, se alimenta bem e faz exercícios, está no caminho certo. Se ainda não faz, sem problemas, é só começar! Afinal, sempre há tempo.

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Ação da vitamina B12 no corpo

A gente vai pedir licença para os dentistas para pegar emprestado uma frase que eles adoram: "a saúde começa pela boca". É que ela se encaixa perfeitamente na história da nossa relação com a vitamina B12. É que a boca é a porta principal para a entrada da vitamina B12 em nosso organismo.

Depois de adentrar no corpo, essa vitamina é recebida por proteínas da "casa" (o nosso corpo) e, juntas, eles fazem um tour pela corrente sanguínea. No sangue, a vitamina B12 se liga à proteína chamada de transcobalamina II, que a transporta para os tecidos e células e nos deixa assim, bem animadinhos, cheios de energia e saúde.

Mas, se o organismo não estiver absorvendo a vitamina B12, o que acontece? A nutricionista Gabriela Pereira tem a resposta: “A redução da capacidade de absorver a vitamina B12 pode ocorrer por diversos fatores como: idade, cirurgia bariátrica, alterações intestinais, uso de medicamentos, anemia perniciosa. A deficiência dessa vitamina pode afetar a síntese de DNA e RNA, e anormalidades podem ser observadas, como: anemia megaloblástica, defeitos neurológicos, má formação, retardo do crescimento intra uterino, aumento do risco de trombose e doença renal”. Melhor evitar tudo isso, né?

Caso seja confirmado o problema da falta de absorção da vitamina B12 mesmo com todos os cuidados com a saúde, há uma maneira de repor o nutriente: “Com suplementação orientada por um profissional qualificado. Pode ser administrada através de uma injeção intramuscular na forma de cianocobalamina ou suplementada de forma oral através de cápsulas ou filme orodispersível”, explica Gabriela Pereira.

 

6 benefícios da vitamina B12

1. Previne a anemia

A gente já falou que a vitamina B12 tem tudo a ver com ter boa disposição. E acabamos de ver que a sua falta pode causar anemia. Faz sentido, já que quem tem anemia geralmente apresenta sintomas de fraqueza, fadiga e palidez. E isso acontece porque quando nosso organismo está com deficiência de vitamina B12, há uma redução nos glóbulos vermelhos – as células que percorrem nosso organismo com a função de levar oxigênio para os órgãos vitais.

2. Previne a osteoporose

A saúde óssea é super importante para te manter ativo, praticando atividades físicas como caminhar ou correr sem o risco de sofrer quedas por causa de fraqueza nos ossos. A vitamina B12 é fundamental para que isso continue assim – especialmente nas mulheres. Com a vitamina B12 em dia, os ossos ficam mais fortalecidos, reduzindo o risco da osteoporose.

3. Melhora o humor

Quem vive rindo à toa nem imagina que isso pode ter tudo a ver com o equilíbrio nos níveis de vitamina B12. Mas tem sim! Isso porque ela age diretamente na serotonina – um dos hormônios da felicidade. A vitamina B12 mantém a serotonina em alta no nosso organismo; e, se a serotonina está em alta, o humor também vai estar.

4. Aumento de energia e disposição

Com os níveis de vitamina B12 em equilíbrio no organismo, você vai sempre ter energia para dar conta das tarefas do dia a dia. Então, uma boa alimentação rica em nutrientes como vitamina B12 vai jogar para longe o cansaço e a fadiga, te deixando super esperto.

5. Cabelos e unhas saudáveis

Cabelos sedosos e brilhantes e unhas fortes que não quebram, como dizem as propagandas, demandam cuidados. Um desses cuidados passa pela inserção de vitamina B12 em nosso organismo, já que ele não produz essa substância, como explicamos no início deste artigo. A vitamina B12 age na produção de células que garantem a saúde dos cabelos e unhas.

6. Beneficia o cérebro e evita perda de neurônios

ssa vitamina atua na prevenção da atrofia cerebral e, consequentemente, da demência. A vitamina B12 também pode ajudar na prevenção de doenças como Alzheimer, depressão e outras doenças psiquiátricas, conforme aponta a nutricionista Gabriela Pereira.

 

10 sintomas de deficiência de vitamina B12

Vários são os fatores que podem te levar à redução dos níveis de vitamina B12 no organismo. Entre eles estão as inflamações, consumo de álcool ou outras drogas, má alimentação, doença no fígado, idade e até estresse. Alguns sinais no seu corpo apontam para a falta de vitamina B12 e é preciso estar atento a isso:

1. Pele pálida
2. Fraqueza e fadiga
3. Falta de equilíbrio na hora de se movimentar
4. Úlceras na boca
5. Falta de ar e tontura
6. Visão distorcida
7. Mau humor
8. Anemia
9. Ossos fracos
10. Dificuldade de se concentrar

 

Alimentos fontes de vitamina B12

O nosso organismo não produz a vitamina B12, então como manter seus níveis sempre em equilíbrio? Se é isso que você está se perguntando, a resposta é simples: alimentação saudável. Porém, é sempre recomendado procurar um especialista para colocar tudo em dia, certo?.

Que bem que fazmostrou quais são os alimentos fontes de vitamina B12, então aqui a gente vai apenas refrescar sua memória.

  • Fígado
  • Peixes (sardinha, atum, salmão)
  • Carne vermelha
  • Cereais fortificados
  • Leite e laticínios
  • Ovos
  • Frango

Lembrando que a vitamina B12 encontra-se em quantidades maiores nos alimentos de origem animal - por isso, seu baixo consumo não é raro entre pessoas vegetarianas ou veganas. Nestes casos, é importante buscar a orientação de um especialista para não deixar faltar nada ao seu organismo, combinado?

Agora que você já sabe para que a vitamina B12 serve no corpo humano, com certeza vai querer cuidar para ela não faltar. Além disso, quem não quer ter boa disposição?

 

Dúvidas comuns sobre vitamina B12

1. O que causa a falta de vitamina B12?

Uma dieta com alimentos pobres em nutrientes é uma das principais causas. Por isso é importante se alimentar bem. Mas, tem outros fatores que contribuem para isso: consumo de álcool ou outras drogas, inflamações, uso de medicamentos por longo tempo, doenças do fígado, idade e até estresse.

2. Quais as consequências da falta de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 no organismo pode causar anemia, palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas, mau humor, visão distorcida e ossos fracos.

3. Como repor a vitamina B12?

A vitamina B12 pode ser reposta no organismo com uma alimentação rica em nutrientes – como carnes, peixes, leite e cereais fortificados. Em casos mais sérios, quando o organismo não absorve o nutriente, ele pode ser reposto com suplementação orientada por um profissional qualificado.

4. Vitamina B12 engorda?

Não, as vitaminas não contêm calorias e o consumo de B12 não aumenta o apetite.

 

Fonte:

https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1806/1/UNIDADE_03.pdf

http://abran.org.br/new/wp-content/uploads/2019/08/ALEM_DA_NUTRICAO.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b-complex#who-should-take-them

https://www.healthline.com/health/b12-vitamins-for-energy#Supplements-101:-Vitamin-B12

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b12-benefits

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b12-deficiency-symptoms#TOC_TITLE_HDR_10

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-b12-foods

https://www.vitamina-b12.net/vitamina-b12/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/219822

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4927899/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas