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Vitamina C para o rosto: como deixar sua pele ainda mais linda

Legenda: 
Vitamina C: diversas frutas

Vitaminas fazem maravilhas para a nossa pele e organismo em geral. Fundamentais para diversos processos biológicos, aumentar seu consumo promove mais saúde e disposição.

A vitamina C é um desses nutrientes vitais que, além de beneficiar seu corpo, deixa sua pele ainda mais bonita. E o melhor é que ela pode ser encontrada em vários alimentos, como frutas, legumes e verduras. Tudo de bom, não é mesmo?

 

O que é a vitamina C?

A vitamina C (nome popular do ácido ascórbico) é uma vitamina hidrossolúvel – ou seja, solúvel em água – essencial para a produção de diversos elementos importantes para o nosso organismo – como o colágeno, substância presente nos ossos, músculos, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos e pele. Sem ela, processos como a cicatrização e regeneração de tecidos são prejudicados.

Além de ajudar na produção do colágeno, ela possui outras funções importantes, como ajudar na absorção de ferro e na proteção do corpo contra radicais livres, sendo um antioxidante natural - lembrando que os radicais livres são substâncias que nosso próprio corpo produz, mas que em excesso podem levar ao surgimento de doenças como diabetes e câncer, além de acelerar o processo de envelhecimento.

 

Benefícios da vitamina C para o rosto

  • Clareia manchas: juntamente com o protetor solar, ela é essencial para proteger a pele dos raios solares;
  • Uniformiza a pele: além de clarear manchas provocadas pelo sol ou acne, ela deixa o tom e a textura do rosto mais uniformes, evitando novas manchas e ferimentos;
  • Previne envelhecimento da pele: ela possui propriedades antioxidantes, que reduzem a ação prejudicial de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ela também auxilia na produção de colágeno, prevenindo e atenuando rugas, flacidez e linhas de expressão. Pode até não ser um elixir da juventude, mas está bem perto!

 

10 alimentos ricos em vitamina C

1. Acerola: essa prima da pitanga possui diversos nutrientes importantes – mas é rica mesmo em vitamina C, possuindo uma quantidade 20 vezes maior do que a da laranja;
2. Goiaba: outra opção que possui mais vitamina C do que as frutas cítricas, uma unidade dessa delícia contém todo o valor desse nutriente que você deve consumir por dia;
3. Laranja: uma das fontes mais conhecidas de vitamina C, o suco de laranja é o acompanhamento ideal para um almoço rico em nutrientes;
4. Morango: seja na salada de frutas, no iogurte ou puro, esse alimento dá um show de vitamina C e outras vitaminas importantes para o nosso corpo;
5. Kiwi: além do sabor diferente, essa fruta também possui vários nutrientes fundamentais para nós;
6. Brócolis: um super alimento, esse legume pode ser usado em diversos pratos principais, sendo uma ótima forma de aumentar o valor nutricional da sua refeição;
7. Pimentão: esse legume fica uma delícia em saladas, sopas e muitas outras iguarias. Além de saboroso, é um dos vegetais que possui maior quantidade de vitamina C;
8. Couve-flor: essa flor eleva a quantidade de nutrientes e o sabor de qualquer refeição. Rica em vitamina C, 100g desse vegetal contêm mais de 50% da dose diária recomendada dessa vitamina;
9. Batata: versátil e saborosa, a batata é encontrada em diversas comidas, de acompanhamentos a pratos principais, sendo uma opção prática, gostosa e nutritiva;
10. Tomate: uma fruta com cara de legume, esse ingrediente traz diversos nutrientes à sua refeição, como a indispensável vitamina C.

Agora que você já sabe todos os benefícios da vitamina C e os alimentos ricos nesse nutriente, está na hora de turbinar sua alimentação para deixar seu rosto mais macio, firme e uniforme.


Perguntas frequentes

  • Vitamina C faz bem para o rosto?

    Sim! Essa vitamina é fundamental para a produção do colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele, evitando linhas de expressão, rugas e flacidez. A vitamina C também possui propriedades antioxidantes, que inibem a ação de radicais livres, responsáveis pela degradação das células da pele, e, consequentemente, pelo envelhecimento precoce.

  • Quais são os alimentos ricos em vitamina C?

    Esse nutriente está presente em vários alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. No primeiro grupo, os principais são: acerola, goiaba, caju, morango, laranja e kiwi. Entre verduras e legumes, alguns dos mais ricos são: brócolis, couve-flor, repolho, espinafre e pimentão.

  • Devo tomar suplementos de vitamina C?

    Você só deve suplementar essa vitamina se tiver uma deficiência comprovada desse nutriente e uma recomendação médica. O especialista vai indicar qual é a melhor quantidade de vitamina C para você.

  • Qual é a quantidade diária recomendada de vitamina C que devo ingerir?

    Para adultos, a quantidade varia entre 75mg para mulheres e 90mg para homens. Essa quantia pode ser atingida consumindo uma laranja, uma goiaba, algumas acerolas ou uma combinação dos ingredientes mencionados anteriormente. Contudo, há grupos que precisam de uma maior quantidade de vitamina C – por volta de 120mg –, como lactantes e fumantes.

Fontes:

https://www.mdsaude.com/nutricao/vitamina-c/

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/

https://www.unlockfood.ca/en/Articles/Vitamins-and-Minerals/What-you-need-to-know-about-vitamin-C.aspx

https://lpi.oregonstate.edu/mic/health-disease/skin-health/vitamin-C

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas