Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitamina D3: para você ficar com a cara da saúde

Legenda: 
Vitamina D3: crepe cozido

Sol e alimentação saudável são a dupla perfeita para que o organismo tenha a dose certa de vitamina D3 e você fique sempre com a cara da saúde. Até as bochechas vão ficar mais rosadas! E quem não gosta de se sentir mais disposto? A gente se sente mais bonito, com vontade de se cuidar, praticar atividades físicas e por aí vai.

Por falar em exercícios físicos, é bom estar com os ossos fortalecidos para evitar qualquer problema, como quedas e fraturas. O que isso tem a ver? É que a colecalciferol – outro nome dado à vitamina D3 – também exerce essa função no corpo: a de fortalecer a nossa estrutura óssea.

E não acaba por aí: a vitamina D3 ainda traz mais benefícios, pois o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção da diabetes tipo 2 também contam com a ajuda deste nutriente. Vamos detalhar melhor a importância de ter na dieta alimentos ricos em vitamina D3 – e também de tomar um bom banho de sol.

LEIA TAMBÉM:

 

O que é vitamina D3?

A vitamina D3 é um nutriente muito importante para o organismo. Ela é responsável por fazer com que o corpo funcione de forma equilibrada, porque ajuda a regular a homeostase do cálcio. Isso resulta no fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, e ainda reduz as chances de se desenvolver diabetes tipo 2.

Sabia que é na sua pele onde se forma a vitamina D3? Quando estamos expostos ao sol, nossa pele produz a colecalciferol. Assim, se você adora ficar ao ar livre, sentindo os raios de sol no rosto e por todo corpo, há grandes chances de estar com ótimos níveis de vitamina D3 no organismo. Mas, nada de exageros: se for se expor por períodos longos, use protetor solar.

 

Benefícios da vitamina D3

Todos esses conselhos para que você mantenha uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em vitamina D3 e frequentes banhos de sol, são porque a deficiência do nutriente no organismo pode acarretar doenças sérias como diabetes, fraqueza nos ossos e desequilíbrio no sistema imunológico. Abaixo, listamos alguns dos benefícios da vitamina D3 no organismo:

Previne diabetes tipo 2

Estudos apontam que a deficiência de colecalciferol reduz a secreção de insulina no corpo. Isso significa que manter a vitamina D3 em dia ajuda a melhorar os níveis de insulina e a tolerância à glicose.

Previne doenças autoimunes

Pesquisas apontam que a vitamina D3 previne e trata as doenças autoimunes. Exemplos disso são as doenças alérgicas, artrite reumatóide, diabetes melito tipo 1, doença inflamatória intestinal e tireoidite autoimune.

Fortalecimento dos ossos

Nossa estrutura óssea pode ser prejudicada pela ausência de vitamina D3, justamente porque afeta a absorção de cálcio. Ocorre que, sem os nutrientes certos, vai haver perda de massa óssea no corpo e isso pode, inclusive, ter consequências como quedas e fraturas.

 

5 alimentos fontes de vitamina D3

A gente sempre dá a dica de procurar um especialista, caso você não esteja se sentindo bem e necessite de uma suplementação medicamentosa – pois o acompanhamento médico é sempre muito importante. Aliado a todas as orientações médicas, para garantir a vitamina D3 equilibrada no corpo e evitar doenças, existe um jeito muito prático: boa alimentação e banho de sol, como diria Rita Lee. Sol na medida certa e nas horas adequadas, tá bom? Antes das 10h e depois das 16h, e por 10 a 15 minutinhos.

Já a alimentação, além de vitaminada e recheada de colecalciferol, pode ser, inclusive, bem deliciosa e colorida. Explore as dicas abaixo:

1. Peixe: você pode preparar pratos deliciosos com salmão ou sardinha, por exemplo. O salmão também é fonte de ômega-3, proteínas e selênio. Já a sardinha, além da vitamina D3, vai te ajudar a reduzir o colesterol.

2. Leite: é um alimento super nutritivo. Tem a colecalciferol, vitaminas do complexo B e é fonte de cálcio. É versátil, podendo ser consumido puro ou com sucos e vitaminas.

3. Ovo: é um alimento muito completo em nutrientes. Além disso, seu baixo preço torna-o um alimento muito acessível, facilitando ter vitamina D3 na mesa. E você ainda ganha também o zinco, o ferro, o fósforo e o selênio.

4. Carnes: pode ser bovina, de porco, peru ou frango. Todas elas são fontes de vitamina D3 e vão enriquecer seu cardápio em sabor e nutrientes.

5. Fígado: se você ama fígado, vai ficar ainda mais satisfeito em tê-lo no prato a partir de agora. Ele vai trazer para sua dieta todos os benefícios da vitamina D3 e muitas outras vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Fígado Acebolado Aperitivo

Iscas de fígado

Iscas Cariocas

Arroz Vitaminado

Percebeu como a vitamina D3 é importante para o organismo? Então siga nossas dicas: se alimente bem, pratique exercícios físicos aproveitando o sol da manhã ou do fim de tarde e fique cheio de saúde!

 

Perguntas frequentes:

1. O que é vitamina D3?

A vitamina D3 é um nutriente muito importante para o organismo. Ela é responsável por fazer com que o corpo funcione com equilíbrio, porque ajuda a regular a homeostase do cálcio.

2. Qual a função da vitamina D3 no organismo?

A vitamina D3 age no organismo prevenindo problemas como diabetes tipo 2 e fraqueza nos ossos, além de reduzir os riscos de doenças autoimunes.

3. Quais os alimentos ricos em vitamina D3?

As fontes de vitamina D3 são: peixes, carnes (frango, peru, carne bovina ou suína), leite, ovo e fígado.

Fontes:

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/11547/1/Naide%20Brito%20Dultra.pdf

http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0864-02892005000200006&script=sci_arttext&tlng=en

https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/34088/38265/V33_n1_2015_p69a72.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-d2-vs-d3

http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222006000400001

http://coopmedrn.org.br/geral/beneficios-do-figado-na-alimentacao/

https://www.scielo.br/j/rbr/a/5BcvSsQGhJPXXD8Q9Pzff8H/?format=pdf&lang=pt

http://saudebrasilnet.com.br/sistema/Fotos/10062016105352.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas