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Conheça o poder das vitaminas e minerais antioxidantes!

Legenda: 
Vitaminas e minerais antioxidantes: maçãs e abacaxis

 

Mas afinal, o que são antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células saudáveis da ação oxidativa causada pelos radicais livres. O que isso significa? Que o dano causado nas células – gera doenças como câncer, alzheimer, diabetes, colesterol e o envelhecimento precoce – podem ser prevenidos ao manter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em antioxidantes. Afinal, o poder das vitaminas e minerais antioxidantes está nos mais diversos alimentos e irá te surpreender.

 

Qual é o poder das vitaminas e minerais antioxidantes?

Para entender os benefícios dos antioxidantes, é preciso primeiro compreender o que são os radicais livres e o que eles fazem. Os radicais livres são substâncias que seu corpo produz quando transforma comida em energia, tem contato com fumo e poluição do ar ou é exposto aos raios ultravioletas do sol. Os radicais livres causam danos às células, aumentam o risco de diabetes, problemas do coração, envelhecimento e até podem agravar o risco de câncer e Alzheimer. Dessa forma, os antioxidantes surgem para prevenir o dano causado pelos radicais livres, podendo ser encontrados nos mais diversos alimentos, como frutas e legumes. Para conhecer melhor o poder das vitaminas e minerais antioxidantes, você pode conferir aqui nossos artigos sobre Suco antioxidante: O que é e quais seus benefícios? e Antioxidantes: o que são e onde podemos encontrá-los.

Vitamina C

A vitamina C é uma das principais vitaminas antioxidantes. Ela é importante para o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização. É especialmente recomendada para os fumantes que sofrem com os efeitos dos radicais livres. Ela ajuda na regeneração da vitamina E e na síntese do colágeno, sendo transportada no meio aquoso das células. A vitamina C é encontrada principalmente nas frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango, manga, kiwi, acerola e abacaxi; e em vegetais como o brócolis, a couve, pimentão e espinafre, sendo uma poderosa vitamina antioxidante.

Vitamina E

Mais uma importante vitamina antioxidante, a vitamina E auxilia na prevenção ao dano das células que podem causar câncer, doenças do coração (pois evita a obstrução das veias, dilatando-as), catarata e outras doenças degenerativas. É uma vitamina lipossolúvel – isto é, transportada pelas células de gordura do sangue – e auxilia no colesterol bom. Além de tudo isso, a vitamina E é importante para os nervos, músculos, visão e imunidade. Pode ser encontrada em óleos vegetais, oleaginosas (como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs), sementes, cereais integrais e folhas verdes escuras (como o espinafre, brócolis e agrião).

Betacaroteno e vitamina A

O betacaroteno é o precursor da formação da vitamina A. São corantes naturais e possuem uma ação antioxidante, pois removem o oxigênio que irá causar danos oxidativos. Uma dieta rica em betacaroteno pode atrasar o processo de envelhecimento da pele e células. Pode ser encontrado em alimentos laranjas ou vermelhos como a cenoura, o tomate, a beterraba, a laranja e a abóbora.

A vitamina A, por sua vez, se combina com os radicais livres antes que estes causem lesões; também auxilia na visão, ossos e sistema imunológico, reduz o risco de câncer e melhora o aspecto da pele. Pode ser encontrada em peixes, carnes de órgãos internos, leite e queijos, brócolis, batata-doce, pimentas, damasco e muitos outros alimentos.

Selênio

Este poderoso mineral antioxidante auxilia na regeneração das vitaminas antioxidantes como a C e E, e está presente na estrutura de ao menos 25 proteínas presentes no corpo, que ajudam a tireoide e o sistema imunológico a se manter fortes e saudáveis. Está presente na castanha-do-Pará, cogumelos, arroz integral, sementes de girassol, carnes e frutos do mar.

Agora que você já sabe o poder das vitaminas e minerais antioxidantes, é importante manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis. A orientação de um nutricionista também é bem vinda, para que você possa ingerir vitaminas e nutrientes da melhor forma.


Perguntas frequentes

  • Qual a função do antioxidante na pele?

    O poder das vitaminas e minerais antioxidantes na pele é de deixá-la com aspecto mais saudável. Afinal, eles previnem a quebra do colágeno e o dano causado pela exposição ao sol e pelo tabagismo – como as rugas, o envelhecimento precoce e melasmas.

  • Preciso tomar suplementos de antioxidantes?

    Não, uma dieta rica e variada, na maioria das vezes, é o suficiente para oferecer as vitaminas e minerais antioxidantes que seu corpo precisa. Caso tenha dúvidas, é sempre bom consultar seu médico.

    Fontes

    https://openoregon.pressbooks.pub/nutritionscience/chapter/8e-antioxidant-vitamins-minerals/

    https://healthyeating.sfgate.com/vitamins-minerals-antioxidants-5006.html

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19768246/

    https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/antioxidants

    https://www.ecycle.com.br/antioxidante/

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4429650/

Fontes

https://openoregon.pressbooks.pub/nutritionscience/chapter/8e-antioxidant-vitamins-minerals/ https://healthyeating.sfgate.com/vitamins-minerals-antioxidants-5006.html https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19768246/ https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/antioxidants https://www.ecycle.com.br/antioxidante/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4429650/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas